quarta-feira, 28 de maio de 2014

Risco de dengue na copa é baixo, diz governo


Dados oficiais apontam queda de quase 68% nos casos
Mosquito transmissor da dengue

 
Levantamento feito por publicação científica aponta baixo risco de transmissão da dengue nas 12 cidades que deverão sediar jogos da copa do mundo, que que começa neste mês de junho e vai até julho. De acordo com o governo federal, o número de casos começará a cair.
Dados do Ministério da Saúde apontam para queda de 67,6% nos casos da doença em relação ao ano passado. Pico da doença já foi alcançado e casos tendem a cair, informou o MS. O período de realização da Copa do Mundo no Brasil, representa baixo risco de transmissão da dengue nas 12 cidades-sede, aponta estudo inédito publicado na revista The Lancet Infectious Diseases, uma das mais conceituadas do mundo. A publicação avalia fatores que influenciam na proliferação do mosquito e na transmissão da doença, como o número de casos registrados nas cidades nos últimos anos, volume de chuvas e temperatura no período da competição, além de questões sociais e ambientais.
De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, um dos especialistas que assinam a publicação, há uma tendência observada todos os anos no Brasil de queda do número de casos da doença a partir de maio. “O estudo mostra que esta tendência deve ser mantida e tudo indica que teremos baixa transmissão da dengue durante o período dos jogos da Copa. Além disso, as ações para prevenção e controle da doença foram intensificadas desde outubro do ano passado pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias de saúde”, avalia. 
Na edição da Lancet, três capitais (Natal, Recife e Fortaleza) são citadas com risco um pouco acima das demais, em função da sazonalidade das chuvas na região. “Não há necessidade de uma ação especial nessas cidades, pois houve uma intensificação das atividades de prevenção e controle. De qualquer maneira, a situação epidemiológica dos municípios é monitorada semanalmente pelo Ministério da Saúde e caso ocorra alguma modificação no cenário os planos de contingência previamente elaborados serão acionados.” afirma Giovani Coelho.
 
Balanço
Até o dia 3 de maio, foram notificados 394.614 casos de dengue, contra 1.218.306 em 2013 - queda de 67,6%. Os casos graves da doença também caíram 56% no período - foram confirmados 2.478 casos graves da doença, contra 5.674, em 2013. Seguindo a mesma tendência, os óbitos pela doença diminuíram 78% em relação a 2013. Neste ano, foram confirmados 104 óbitos contra 463 no último ano. Vale destacar que o pico de casos de dengue, que costuma ocorrer entre a 15ª e a 20ª semana do ano, já foi alcançado. A tendência agora é de queda no registro de casos por semana.
 
Ações
O Ministério da Saúde vem direcionando recursos para campanhas de prevenção, principalmente nas cidades-sede. Em 2013, destinou recurso adicional de R$ 363 milhões para os Planos de Combate a Dengue dos municípios brasileiros, dos quais R$ 53,6 milhões foram repassados para os locais dos jogos. Todos os estados e municípios sede elaboraram, sob supervisão do Ministério da Saúde. seus planos de contingência para enfrentamento de epidemias de dengue. Também foram enviados insumos estratégicos (inseticidas, kits diagnóstico) para realização de inspeções nos estádios e outros lugares de aglomeração para evitar criadouros do mosquito e borrifação de inseticidas.
 
Prevenção
Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação do Ministério da Saúde é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.
Para diminuir a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Itapetininga enfrenta Sumaré pelo Dia do Desafio


Evento acontece nesta quarta

 
Itapetininga participa nesta quarta, 28, de mais uma edição do Dia do Desafio. O evento, que acontece anualmente, tem por objetivo destacar a importância dos exercícios físicos. Por isso, neste dia, todos são convidados a realizar pelo menos 15 minutos de atividade e comunicar a comissão organizadora.
Neste ano, Itapetininga, que possui quase 154 mil habitantes, segundo o IBGE, enfrenta o município de Sumaré, na região de Campinas, cuja população supera 258 mil habitantes. Todas as pessoas, entidades, empresas e escolas estão convidadas a participar, realizando qualquer atividade física. Depois, basta entrar em contato com a Central do Desafio para registrar.
A Central fica na Secretaria de Cultura, à Rua Saldanha Marinho, 107, Centro. As atividades também podem ser registradas através dos telefones 3272-3401, 3275-2934, 3271-7926 e 3271-7342.
Para incentivar ainda mais a participação, a Secretaria da Cultura estará com um carro de som na Praça Duque de Caxias (Praça da Matriz) e na Praça Peixoto Gomide, animando toda a população com atividades físicas e muita animação.
Não deixe de participar e enfrentar este desafio. Sua participação é importante para a cidade, mas também para sua saúde.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Cura holográfica: o indivíduo curando a si próprio


Professor afirma que expansão da consciência atua na cura de doenças

 
Horácio Frazao ministra curso em Tatuí
            A consciência humana possui o poder de fazer o indivíduo mudar a sua realidade, inclusive na superação de problemas de saúde. Esta é a proposta da cura holográfica, sistema desenvolvido pelo professor e pesquisador Horácio Frazão.
            Segundo ele, o sistema provoca uma ativação da consciência humana a partir da aplicação da mecânica quântica, do modelo holográfico e da geometria sagrada. “Tal proposta visa modificar a estrutura da consciência humana e impulsionar o indivíduo à transformação por meio do genuíno Salto Quântico”, afirma o professor, esclarecendo que o salto quântico é um fenômeno que possibilita a viagem entre realidades diferentes (veja matéria neste blog). Leia agora a íntegra da entrevista exclusiva do pesquisador para o Marconews.
            Marconews - O que é a cura holográfica? Como este processo atua para melhorar a saúde da pessoa? Qualquer pessoa pode fazer isso? O que a medicina tradicional pensa sobre este procedimento?
Horácio Frazão - O Sistema de Cura Holográfica é um sistema que não é terapia, não se trata de medicina vibracional e nem psicologia é um processo de ativação quântica que visa despertar e ativar potenciais intrínsecos na consciência humana. É como se no íntimo da consciência houvesse um genoma e cada potencial correspondesse a um gen consciencial que representa potenciais disponíveis no universo. Assim podemos dizer que qualquer pessoa porta todos os “gens” que poderão fazer com que ela se realize em sua vida. A medicina tradicional não porta parâmetros para avaliar o processo, uma vez que não estamos atuando na dimensão que a medicina atua que é corpo, química, doenças.
Marconews - Existem experiências comprovadas de cura? Qual a relação da cura holográfica com o Salto Quântico?
HF - É importante termos cuidado quando mencionamos o termo cura, pois cura é algo muito maior do que apenas curar uma doença física. Eu poderia dizer que, em algum nível, qualquer indivíduo carece de cura. Então há pessoas que estão doentes financeiramente, afetivamente, doentes em termos de criatividade, doentes em sua vida profissional Nesses termos temos muitos depoimentos de pessoas que passaram pela experiência direta de transformarem a si mesmas e as suas vidas. A cura holográfica está diretamente associada com o salto quântico, pois quando falamos de cura na ótica do Sistema de Cura Holográfica, estamos admitindo a possibilidade de mudarmos de realidade e quando mencionamos mudar a realidade, estamos colocando a possibilidade de, através da cura holográfica, provocar no indivíduo o impulso para que o mesmo provoque o seu salto quântico.
Marconews - A consciência humana pode ser ampliada a ponto de influenciar na cura de doenças?
HF - Sim, sem dúvida. Uma vez que todas as doenças se originam no nível da informação e da energia e a consciência está o tempo todo interagindo com informação e energia. Se expandir a consciência, naturalmente supera-se informações que resultam em caos e como consequência ocorre a cura de doenças.
Marconews - O senhor diria que usamos muito pouco deste potencial?
HF - Sim, estamos usando ainda um décimo do potencial que está disponível para qualquer um. O Sistema de Cura Holográfica propõe exatamente um meio para gradualmente entrarmos em contato com o potencial da consciência e manifestá-lo.
            Para saber mais acesse o site: www.curaholografica.com.br

terça-feira, 20 de maio de 2014

Obras de ginásio estão paradas


Após e-mail enviado pelo Marconews, funcionários limparam o local

 
            Iniciadas em 2012, as obras de reforma do ginásio Prof. Mário Carlos Martins, na área central da cidade, estão paradas há cerca de um ano. Nas últimas semanas, o Marconews esteve no local e fotografou a situação do prédio, que estava sendo tomado pelo mato (foto).
 Após e-mail enviado pelo blog, solicitando informações, funcionários municipais estiveram no local, realizando a limpeza e retirando o mato que já estava alto em muitos pontos. Depois de mais de uma semana, a assessoria de imprensa da prefeitura não respondeu às perguntas (veja abaixo).
                                                  
 
1)     Quando tiveram início as obras do ginásio? Qual era o prazo de término? Qual o custo inicial previsto?
2)     Por que as obras estão paralisadas? Há previsão para o retorno dos trabalhos? Foi feito um novo orçamento para a retomada das obras? É o caso de se abrir uma nova licitação?
3)     Quais obras estão paralisadas na cidade? Quais os motivos?
4)     Como está o cronograma de obras do município?
5)     Quais as obras consideradas prioritárias pela atual administração?
Após e-mail, funcionários municipais
retiraram o mato que crescia em volta do ginásio
 
Skate
Enquanto as obras do ginásio Mário Carlos permanecem estagnadas, a administração municipal apresentou com festa as obras de reforma da pista de skate localizada na Vila Barth, ao lado do ginásio Ayrton Senna, Segundo a prefeitura, a cerimônia, realizada no dia 3 deste mês, “movimentou centenas de pessoas e contou com a presença do prefeito Luis Di Fiori e demais autoridades municipais, estaduais e federais”.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a reinauguração da pista contou também com um campeonato que reuniu skatistas de 23 cidades. A administração municipal informou também que “uma série de obras serão inauguradas nos próximos meses”, mas não especificou quais seriam estas obras.
A grande novidade, segundo a prefeitura, será uma nova pista de skate, a ser construída em uma praça na Vila Prado. Com investimento de aproximadamente R$ 120 mil, a pista ocupará uma área de 300m2. A escolha do local foi feita em parceria com a comunidade.
 
Centro de Iniciação Esportiva
Além das pistas de skate, em breve, Itapetininga contará com o CIE- Centro de Iniciação Esportiva. O CIE terá ginásio poliesportivo com quadra oficial, arquibancada, área de apoio para administração, sala de professores e técnicos, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público. Além disso, uma pista de atletismo, áreas para arremesso de peso e salto em altura e distância, todos de acordo com o padrão oficial estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Ayrton Senna: o herói moderno


Morte do piloto completa 20 anos; seu falecimento comoveu o país

 

            O menino paulistano de classe média-alta que se tornou um fenômeno das pistas de corrida. Um ídolo inigualável que despertou a admiração de toda uma nação. Assim era Ayrton Senna da Silva, morto em trágico acidente no dia 1º de maio de 1994, em Imola, na Itália, ao bater violentamente na curva Tamburello.
            O Brasil parou naquele dia, e nos outros que vieram depois, para acompanhar a chegada do corpo, sua passagem pelas ruas de São Paulo, o velório e o enterro de Senna.
            Mas qual o segredo de Ayrton Senna, cujo apelido de infância era Deco? Sim, ele era um piloto fenomenal, tricampeão do mundo, mas existem outros ótimos pilotos. E, analisando friamente as estatísticas, Michael Schumacher é o maior piloto de todos os tempos. Afinal, é o único heptacampeão e por enquanto reina absoluto, ameaçado, ainda que de longe, por Sebastian Vettel. E por falar em Schumacher, ele começa a dar sinais de recuperação de seu acidente de esqui.
            Mas Ayrton é único. Mestre da pista molhada, enfrentou desafios dentro das equipes por onde passou, como a preferência por outros pilotos. Mesmo sendo de família rica, Senna era brasileiro e me pergunto se o fato de ser do Terceiro Mundo não fez com que, no começo, fosse visto com certo preconceito pelas grandes equipes europeias, que poderiam ter privilegiado seus companheiros europeus. A briga com Alan Prost dentro das pistas e nos boxes é um dos marcos da carreira do brasileiro.
            Além do piloto arrojado, Senna era um cidadão fora das pistas, exemplo para muitas pessoas, justamente em um país onde exemplos de caráter, de dignidade, são cada vez mais raros. Este sim era o segredo de Ayrton Senna: perfeccionista nas pistas e nos negócios, mas um ser humano que valorizava a vida. Tanto é que, em um grande prêmio, dois anos antes de sua morte, parou o carro praticamente no meio da pista para ajudar o piloto francês Erick Comas, que estava preso no carro. Muito acreditam que a ação rápida de Senna, prestando os primeiros socorros ao piloto, salvou a vida do mesmo (veja depoimento de Comas). Pena que o próprio Senna não teve um atendimento tão rápido e eficiente quando se acidentou.
            Para muitos, a morte do brasileiro foi uma fatalidade. Pois quebrar a barra de direção logo antes da curva, passar reto e bater o carro no ângulo exato para que o braço da suspensão quebrasse e atingisse a viseira do capacete....Uma situação improvável, mas que ocorreu! E a comoção atingiu a todos, não apenas os brasileiros, mas todos que o tinham como ídolo.
            Em recente depoimento em vídeo, Galvão Bueno lembrou os momentos que se sucederam logo após o acidente de Senna. Ele mesmo precisou parar a transmissão por três vezes, naquele dia, para respirar. Em meio ao corre-corre de todos tentando ir para o hospital saber a real situação, o locutor lembra que soube da morte de Senna através de outro piloto: Gerard Berger, por sinal grande amigo de Ayrton.
            Ayrton Senna se foi, mas seu legado permanece! Certamente, o fato de que hoje as viseiras são à prova de bala é uma das muitas consequências que sua morte trouxe para o esporte. Embora amasse a velocidade, sua maior preocupação era a segurança de todos. Nisto não abria mão e batia de frente com os organizadores das provas, quando achava que algo não estava certo. Em toda a história da competição, sua morte foi a última entre os 36 tristes episódios de pilotos que morreram em função desse esporte.
            Atualmente, os carros de Fórmula 1 esbanjam tecnologia e segurança. Os motores diminuem de tamanho, mas graças a uma série de recursos tecnológicos, rendem muita potência.
            Bem diferente dos tempos do Ayrton, quando a tecnologia praticamente não existia e as trocas de marchas eram feitas no braço, como se diz. Segundo Jorge Telles, fã do piloto e integrante da turma da Placa dos 100, que há mais de 20 anos acompanha o GP do Brasil, além de ter dezenas de horas gravadas de corridas, em uma corrida, o brasileiro chegou a mudar de marchas mais de 250 vezes. “São dados oficiais e verídicos”, garante Jorjão, como é conhecido. Haja braço!
            Ayrton Senna. Este nome certamente está gravado nos corações dos brasileiros. E só podemos agradecer pelo que ele fez. Obrigado Ayrton!
 
Herói
Veja agora o depoimento do piloto Erick Comas sobre o acidente com Senna. “Quando passei na curva Tamburello, os helicópteros médicos, as ambulâncias, o carro de Ayrton, todos estavam lá. Vi que já estava colocado em uma maca, então parei meu carro. Uma paralisia me bateu, porque eu estava próximo de um homem que, dois anos antes, tinha salvado minha vida e eu não podia fazer nada para ajudá-lo. Isso foi horrível. Ele salvou minha vida, mas eu cheguei muito tarde. Eu não era médico, e o estado que ele estava era muito pior que o meu. O acidente dele foi diferente do meu. Mas me encontrar naquela situação, ao lado dele, me sentindo tão impotente, foi uma experiência horrível. Fui o último piloto a vê-lo. Foi difícil aceitar que tive a honra de fazer a última visita antes de ele ir embora. Para mim, foi o fim do livro na Fórmula 1”. Comas deixou o esporte depois do acidente de Ayrton Senna.
 
Texto: Marco Antônio
Colaboração: Andréa Vaz e Jorge Telles