quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Pets precisam de cuidados no verão


Profissionais dão dicas para que seu animal de estimação não sofra no calor

 
Assim, como nós humanos, os animais também podem sofrer com o calor intenso e as altas temperaturas do verão. Cães, gatos e pássaros precisam de cuidados e da supervisão dos donos para enfrentar a estação. Bastante água, um local fresco e arejado para descansarem e cuidados na hora do passeio – no caso dos cães – são algumas dicas de profissionais ouvidos pela reportagem. Na ocorrência de algum tipo de problema, a principal orientação é procurar o médico veterinário. Mas, se seguir as dicas que vai ler aqui, você e seu companheiro passarão sem problemas pelo verão.
“Durante todo o ano, e especialmente durante o verão, é necessário deixar água fresca para os bichinhos durante o dia todo. Eles devem ter acesso a sombra e local fresco”, a afirmação é da médica veterinária Maialú Bertelli Canal, do Grupo Polivet-Itapetininga. Ela observa que “especialmente durante o transporte, seja no carro ou qualquer outro lugar, eles devem ser mantidos em local fresco e arejado, de preferência com água. Não deixe nunca animais trancados no carro”.
De acordo com a veterinária, Os animais chamados de braquicefálicos, “ou seja, aqueles com focinhos achatados, como gatos Persa, Bulldog, Shi-Tzu, Lhasa Apso, entre outros, tem maior dificuldade de respirar e liberar calor, então deve-se tomar atenção dobrada com eles”.
“Nesta época do ano, em que as piscinas são reativadas, muitas vezes os cachorrinhos pequenos podem cair e não conseguir sair. Deixe sempre elas com a escada, e evite o acesso dos bichinhos sem supervisão, preferencialmente cercando a área da piscina. Por último e mais importante, muita atenção ao horário de passeio, leve água para seu cãozinho e cuidado para que não superaqueça”, recomenda a veterinária.
 
Cães, gatos e pássaros
“Todos eles sofrem com o calor, assim como nós mesmos. De forma geral, por ficarem mais soltos e poderem escolher seu cantinho fresco e arejado, os gatos acabam tendo menos problemas com a mudança de tempo. Pássaros, por ficarem em gaiolas, não tem a opção de fugir do calor, então é indicado deixá-los sempre em local fresco e com banheira para banho com água fresca. Esses pequeninos tem maior dificuldade de dissipar o calor, então o aumento de temperatura é sempre problemático. Já por outro lado, os cachorrinhos são mais companheiros, eles costumam ficar próximos da gente. Por um lado isso é muito bom, pois nós mesmos procuramos locais mais frescos, porém eles são os que acabam tendo mais problemas, principalmente após caminhadas, como não suam pela pele como nós, eles tem maior dificuldade de dissipar calor, e muitas vezes acabam superaquecendo”, observou Maialú.
A médica veterinária afirma que o piso muito quente “pode queimar o pé dos cachorrinhos, da mesma forma que pode queimar nosso pé se andarmos descalços. É bastante comum nesta época do ano. O recomendado é sempre sair caminhar nos horários mais frescos, como início da manhã e fim da tarde, ou a noite. Nesses horários o ar está mais úmido, o dia menos quente, e o chão mais fresco”. Uma dica importante da profissional é que existem no mercado garrafas d’água especiais para cães, “com suporte para segurar a água e permitir que o cachorro tome sem a necessidade de vasilha. É sempre bom levá-la com água fresca”.
Para quem pensa que está livre do perigo, aqui vai um alerta da veterinária: “há uns anos tivemos cinco casos diferentes de animais que saíram passear com seus donos em horários quentes e sem água e acabaram não resistindo ao calor, portanto deve-se sempre tomar cuidado com isto”. E, se algum problema acontecer, “o melhor é correr o mais rápido possível ao veterinário, ele tem o conhecimento, técnicas e equipamentos necessários ao melhor atendimento. Em caso de animais que esquentaram demais, pode-se molhar a boca com um pouco de água, mas com cuidado para que não engasguem. E levá-los de carro, arejado, ao veterinário”.
 
Adestramento
Zedna, fêmea de Pastor Malinois
durante aula de adestramento
Para enfrentar o calor da estação, uma das medidas mais importantes, segundo o jornalista, escritor e adestrador Carlos da Terra, “é deixar disponível um lugar fresco, com água gelada ou quase gelada e abundante. Tirar panos do chão onde os cães costumam deitar também é bom neste calor intenso”.
            Adestrador com mais de duas décadas de experiência, ele recomenda que as aulas de adestramento sejam feitas de manhã bem cedo (antes das sete da manhã) ou após as 19 horas, considerando o horário de verão. “No entanto caso se vá fazê-lo em outro horário, deixar sempre bastante água fresca ou gelada disponível e conduzir o cão ao bebedouro com a máxima frequência”, aconselha o adestrador, ressaltando ser de bom senso “evitar exercícios extenuantes que podem causar muitos problemas ao animal e também ao seu dono ou adestrador”.
            De acordo com Carlos da Terra, o cão tem dificuldade em aprender e fazer os comandos no verão. “No calor a produtividade cai muito; os cães se tornam morosos e irritadiços. O aproveitamento em alguns casos chega a apenas 20 % do que se teria conseguido no inverno”.
            Os passeios também requerem cuidados, como lembra o adestrador. “O piso quente ou muito quente, principalmente se for asfalto pode provocar queimaduras dolorosas nas patas dos cães se eles não puderem evitar o caminho em virtude de coleiras ou guias. É preferível levar os cães para passear antes mesmo das 7 horas da manhã e também após as 7 da noite, mesmo considerando o horário de verão”. Terra lembra que todos sofrem com o calor, tanto os humanos, quanto os animais, “no entanto acredito que o animal seja o que mais sofre”.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Famílias são detidas por tráfico de drogas em Itapetininga


Sogra e nora, pai e filho foram presos envolvidos com este tipo de crime

 
Drogas apreendidas pela polícia
            Pelo menos cinco pessoas foram detidas em Itapetininga, entre os dias 3 de dezembro e 8 e janeiro, acusadas de tráfico de entorpecentes. Dois adolescentes também foram detidos e estão à disposição das autoridades. Em uma das ocorrências, pai e filho foram detidos. Segundo a polícia, foram apreendidos mais de 930 g de cocaína, mais de 20 g de crack, maconha (pouco mais de três gramas), dinheiro, celulares, balança de precisão, um netbook e embalagens e cápsulas vazias usadas para embalar a droga.
            Na manhã da última quarta-feira, dia 8, policiais da DISE (Delegacia de investigações Sobre Entorpecentes) e da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) detiveram quatro pessoas acusadas de tráfico de drogas no Jardim Paulista. Entre os presos estão G.A.S.L., de 37 anos, e seu filho. V.K.S.C, de apenas 16 anos. Os outros dois homens detidos são irmãos: E.M.C (20 ANOS)  e  Y.S. (21 ANOS). Com eles, os policiais encontraram 10 porções grandes de cocaína pesando 923 gramas; 19 porções de cocaína pesando 10 gramas; 5 porções de crack pesando 1,6 gramas;  3,6 gramas de maconha; R$ 156,00 em dinheiro; 03 aparelhos celulares; balança de precisão; 01 netbook; cápsulas vazias para embalar droga.
 
Nora e sogra
Suspeitos detidos
            Na madrugada do último dia cinco de janeiro, policiais militares em patrulhamento pela Nova Itapetininga, surpreenderam dois homens em atitudes suspeitas. Ao avistarem a viatura, um dos homens saiu correndo e o outro jogou um objetivo por cima de um muro. Após a abordagem, os policiais encontraram com o rapaz, identificado como G.A.V.L., adolescente. Com ele foram encontradas três pedras de crack, além de 27 outras que estavam na embalagem que ele jogou fora.
            Após a apreensão, os policiais se dirigiram à residência de uma mulher, J.A.V.R., que estaria traficando entorpecentes no bairro. Na casa dela, a polícia encontrou embaixo da geladeira um prato com vestígios de crack, e no quintal mais uma pedra, totalizando 19 g da droga. Também foi apreendido dinheiro e embalagens prontas para receber o entorpecente. A mulher e o jovem foram conduzidos ao plantão policial para o registro da ocorrência.
            Durante o depoimento dos dois, P.A.L, sogra da mulher e proprietária da casa onde supostamente ocorria o comércio da droga, apareceu no plantão e também recebeu voz de prisão, pois, segundo a polícia, ela sabia do envolvimento de sua nora com o crime. As duas mulheres foram autuadas em flagrante e o adolescente ficou apreendido. Todos ficaram à disposição da justiça.
Moto-taxi
            Um moto-taxista de 21 anos e um adolescente de 17 anos foram detidos por policiais militares na tarde do dia três de dezembro, na rua Ida Aires Pinerolli, no Jardim Paulista. Com o adolescente foram encontrados oito gramas de crack, os quais se5riam para consumo próprio, segundo o mesmo informou aos policiais. O moto-taxista negou que tivesse conhecimento de que o rapaz levava a droga, mas não explicou porque tentou fugir dos policiais. Os dois foram conduzidos à Dise, onde a ocorrência foi registrada, e ficaram à disposição da justiça.

         
Texto: Marco Antônio
Fotos: Polícia Civil

sábado, 11 de janeiro de 2014

Vândalos e usuários de drogas barbarizam Praça do Rosário


Moradores e comerciantes denunciam pichações e baderna no local

 

A igreja tem sido alvo de ataques
            A má iluminação, somada à falta de fiscalização e policiamento, transformou a Praça Rui Barbosa, mais conhecida Largo do Rosário, na área central da cidade, em ponto de aglomeração de vândalos e usuários de drogas, segundo moradores e comerciantes instalados nas proximidades da praça. Após denúncia divulgada em vários órgãos de imprensa da cidade, o policiamento foi reforçado no local.

            De acordo com comerciantes, a situação se agravou nos últimos meses, com badernas, brigas e até relações sexuais praticadas em plena praça. Pichações e vandalização de prédios, inclusive a própria igreja, são comuns.

            “A baderna está gigante”, garante o empresário José de Mello Leonel Neto. Ele confirma que a situação piorou nos últimos meses, com pessoas se drogando à luz do dia. “É droga, bebida, jogo do bicho e baderna sexual todo dia”. A situação complica ainda mais a noite, segundo o empresário, informando que há relatos de pessoas terem relação sexual na praça, sem se importar com os passantes.

 

Desrespeito com a Igreja

            Construída e frequentada por ex-escravos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário possui 141 anos e é um dos prédios mais bonitos da cidade, erguido em estilo colonial. Há alguns anos, sua torre foi atingida por um raio, mas o imponente prédio resistiu. Os vândalos, porém, não se cansam de pichar e atacar a centenária construção, que já teve todas as suas paredes pichadas.

“Todas as casas em volta da praça já foram pichadas: bar, restaurante, posto de gasolina. Tudo pichado”, disse Leonel Neto. Ele mora e trabalha há 15 anos nas proximidades da praça e não se conforma com a situação. “Já denunciamos, mas ninguém faz nada”. Segundo ele, os moradores estão revoltados.

O empresário aponta ainda a falta de manutenção por parte da administração municipal como um dos fatores que contribuem para que a situação se deteriore. “A praça está podre! Não tem iluminação e as árvores não são podadas. Antes, a cavalaria ainda passava por ali. Hoje o policiamento é zero. A Guarda Municipal não aparece e a PM só vem quando é chamada”, disse Leonel Neto.

“Está um absurdo. Eu convoco qualquer pessoa para ver. A baderna e o barulho atrapalham até o grupo de oração. Além dos gritos, as pessoas têm medo de terem seus carros roubados. Os moradores e comerciantes não aguentam mais!”. O empresário acredita que a presença da polícia – e o uso de câmeras de vigilância – poderiam resolver a situação.

 

Envolver vários setores

            Para o empresário Giovane Maschietto, a solução envolve vários segmentos da sociedade: prefeitura, polícia e comunidade. “A situação está precária mesmo e vem crescendo, pois nada foi feito até agora”, disse Maschietto. Segundo ele, a prefeitura e o Conselho Tutelar já foram contatados pelos moradores, pedindo providências. “Se você passar a noite, verá que 90% são menores, consumindo drogas e álcool”, afirmou o empresário, acrescentando que “a gente chama (o CT) eles vêm, mas é um paliativo, porque os menores voltam no outro dia”. Para ele, a solução passa pela revitalização da praça pela prefeitura. “Isso e a presença da polícia afastaria os bandidos”.

 

Briga

            Procurado pela reportagem, o major Marcelo Marques, comandante interino do 22º Batalhão PM, informou que a polícia irá reforçar o policiamento na praça. “Estamos verificando o uso e o tráfico de drogas no local”. Segundo o oficial, até o momento não foram registrados assaltos ou roubos na praça. “Temos apenas uma ocorrência de briga generalizada, mas entre os próprios usuários de drogas”, informou Marques. Na quarta e quinta, comerciantes festejaram a presença de policiais militares, que abordaram indivíduos que estavam na praça (foto).

 

Prefeitura

            Procurada por e-mail, a prefeitura não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

 

Conselho Tutelar
            Segundo Josué Ferreira, presidente do Conselho Tutelar 1, até a última quinta-feira, o órgão ainda não havia sido oficialmente informado da situação no Largo do Rosário. Ele explicou que o conselho atende diariamente, das oito às 17 horas e pode ser acionado pelo telefone 3272-5144. “Mas temos o plantão noturno, que pode ser acionado pelo 190. A pessoa aciona a polícia e a polícia localiza o conselheiro de plantão, que vai até o local. Dessa forma, o CT funciona 24 horas”, afirmou Ferreira. Segundo ele, quando há o envolvimento de drogas, a ocorrência é encaminhada diretamente a Policia Militar.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Temporal derruba árvores em Itapetininga


Chuva forte também deixou parte da cidade sem energia

 

Um forte temporal que caiu na tarde desta sexta, em Itapetininga, assustou os moradores da cidade. Houve queda de árvores em diversos pontos da cidade, bem como interrupção do fornecimento de energia elétrica, o que afetou também o serviço de abastecimento de água. Até o sinal dos telefones celulares foi afetado pelo temporal. Não houve feridos.
Em cerca de cinco minutos, o tempo fechou no início da tarde, com fortes rajadas de vento e até granizo. Cabos de energia elétrica e telefônicos foram rompidos.
Sem energia e com várias árvores caídas, a área central da cidade sofreu transtornos no trânsito. Nem o prédio histórico da antiga cadeia, na avenida Francisco Válio, escapou da fúria do vento. Várias telhas foram lançadas na direção de uma travessa. Uma telha atingiu o vidro lateral de um carro, quase acertando uma moça, segundo testemunhas. Na rua Pedro Marques, uma grande árvore caiu (foto), impedindo a passagem de veículos. Vários trechos de ruas ficaram interditados devido a queda de árvores e sujeira. Muita gente parou para ver – e fotografar – os estragos.
Até o início da noite desta sexta-feira não havia um balanço sobre o número de árvores caídas, mas algumas atingiram veículos. Na rua Hilda, na Vila Santana, uma árvore partiu ao meio e parte dos galhos atingiu um carro que estava estacionado. O veículo ficou danificado. Quedas de árvore também foram registradas na rua Coronel Pedro Dias Batista e Doutor Coutinho. Na rua Coronel Afonso, parte de uma árvore atingiu um ônibus da empresa responsável pelo transporte público coletivo da cidade.
Na Vila Rosa também houve queda de várias árvores, inclusive sobre carros. Danos ainda ocorreram no Hospital Regional de Itapetininga. O vento forte arrancou estruturas da fachada.
 
Falta de água
Funcionários retiram árvore
caída na rua João Evangelista
A Sabesp informou que o sistema de distribuição também foi prejudicado com o temporal. Com a interrupção temporária da energia elétrica, as estações de distribuição ficaram paradas. O restabelecimento do abastecimento se dará de forma gradual, após o retorno da energia elétrica. A companhia pede para que a população use água de forma racional, evitando desperdícios.
 
Falta de energia
A Companhia  Paulista de Força e Luz (CPFL) informou que, até às 18h, mais de 11 mil imóveis ficaram sem energia elétrica devido ao temporal. No começo da noite, funcionários municipais trabalhavam no corte das árvores e limpeza das ruas. Ainda não há um balanço do estrago.
 
Texto e fotos: Marco Antonio
 

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

IPVA fica mais barato em 2014


Boa notícia para os proprietários: imposto pode cair mais de 5% em média

 
            Os proprietários de veículos não poderiam começar o ano com uma notícia melhor: o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (o famigerado IPVA) terá uma redução em 2014 que poderá chegar a 5,16% em média no Estado de São Paulo, segundo informações da secretaria estadual da fazenda.
            De acordo com o órgão, a tabela com as alíquotas do imposto de 2014 permanece inalterada em relação aos valores do ano passado. O pagamento começa no dia 13 deste mês para veículos com placas de final 1. É preciso que os proprietários fiquem atentos às datas de vencimento do IPVA e procurem pagar o imposto em dia, o que dá direito a descontos. Não ter nenhuma multa ou infração também contribui para um desconto maior na hora de pagar o IPVA.
 
Parcelamento
            Além do pagamento a vista, que garante um desconto de 3%, o dono do veículo pode optar por parcelar o pagamento em três vezes. No pagamento da primeira parcela, os donos de carros também são obrigados a pagar o seguro obrigatório. Mas proprietários de motos, vans, ônibus e similares podem parcelar e pagá-los com as parcelas do imposto.
Em 2013, houve atraso por parte do governo em enviar o aviso para pagamento aos motoristas. Muita gente, que pensava que o aviso era um boleto, não fez o pagamento na data correta e teve de pagar multa. Para não correr esse risco em 2014, o motorista deve se dirigir a qualquer banco no dia do pagamento da primeira parcela (ou parcela única) com o número do Renavan do veículo e fazer o pagamento.
 
IPI
A redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre automóveis terá de ser revista em janeiro, mas a retomada do imposto não será total, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no começo de dezembro. "Teremos que rever em janeiro o IPI dos automóveis, mas a recomposição do imposto certamente não será total", afirmou o ministro a jornalistas após evento do JP Morgan em São Paulo.
Após promover forte redução no IPI para veículos automotivos com o objetivo de estimular a economia através do consumo, o governo decidiu a partir de 2013 elevar gradualmente a alíquota do tributo diante da dificuldade de arrecadação de receita. Havia expectativa de que a partir de janeiro o IPI voltasse aos percentuais originais, mas Mantega descartou essa possibilidade, dizendo que isso traria grande impacto ao setor automotivo. A decisão indica preocupação com um setor importante da economia e o ministro está otimista com a economia brasileira em geral, prevendo em 2014 um desempenho superior ao registrado em 2013, mesmo que a economia americana – maior potência econômica do planeta – ainda não esteja totalmente recuperada e os reflexos que isso pode ter no cenário mundial.
Por isso, Mantega acredita que o mais importante é a recuperação da maior economia do mundo, que contribuirá para elevar o desempenho da atividade brasileira.
 
Recorde
O Brasil produziu mais de
três milhões de veículos em 2013
Outra boa notícia para o Brasil é que a produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil bateu recorde histórico em 2013, mesmo antes do final do ano. De janeiro a novembro foram fabricados 3,5 milhões de veículos, superando a marca de 2011, de 3,4 milhões, segundo a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).