quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Fumo mata 200 mil por ano no país

Tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo, diz OMS



Nesta quarta, 29, é o Dia Nacional de Combate ao fumo (tabagismo), um hábito que causa a morte de 200 mil brasileiros todo ano. No mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o fumo mata 4,9 milhões de pessoas por ano. Um número que pode chegar a 10 milhões em 2030.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), embora tenha havido uma diminuição no número de brasileiros com mais de 15 anos que são fumantes, desde 1989, quase 19% dos brasileiros nessa faixa etária fumam. No mundo todo, há mais de um bilhão de fumantes, de acordo com a OMS.

Perigo
Existe mais de 50 doenças relacionadas ao consumo de tabaco, segundo levantamento do INCA.  O tabagismo está relacionado a: 25% das mortes causadas por doença coronariana - angina e infarto do miocárdio; 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa etária abaixo dos 60 anos; 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos; 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema; 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos); 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero); 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral). O tabagismo ainda pode causar a impotência sexual no homem.

Bexiga
Pesquisa do Hospital de Transplantes de São Paulo, divulgada nesta quarta, Dia Nacional de Combate ao Fumo, mostra que três em cada quatro pacientes de câncer na bexiga são ou foram fumantes. Foram estudados 1.130 casos. Fatores como idade, histórico familiar e o fato da pessoa não beber muita água também contribuem para desenvolver a doença.
Segundo os médicos, as toxinas do cigarro são absorvidas pelo pulmão, entram na corrente sanguínea e vão para os rins, daí para a urina que fica guardada na bexiga. Em 20% dos casos é preciso retirar a bexiga

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Festa das Estrelas começa nesta sexta

Festividades vão até o dia 19




Começam nesta sexta-feira, dia 10, as festividades em louvor a Nossa Senhora das Estrelas, em Itapetininga. A abertura oficial será às 19h30, com missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto. Durante a celebração, a imagem da padroeira receberá a Estrela da Alegria, a primeira das 12 estrelas que formam a coroa de Nossa Senhora das Estrelas. Na parte artística, haverá shows e praça de alimentação todos os dias após as missas, que começam às 19h30 diariamente.
No domingo, 19, o padre Júlio Campos celebra missa solene as 11 horas. O encerramento acontece a partir das 19 horas, com procissão seguida de missa solene a partir das 19h30, quando haverá a coroação da imagem da padroeira.