terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mercado de autos se retrai em 2011

Depois de um começo de ano com algumas incertezas e uma pequena retração, o mercado de automóveis no Brasil experimentou um crescimento a partir de fevereiro de 2011, com as montadoras e concessionárias apostando em promoções e na redução do IPI (Imposto Sobre Produto industrializado) para manter o segmento aquecido.
            No segundo semestre do ano, contudo, o mercado desacelerou E sofreu retração em comparação ao mesmo período de 2010. Para analistas, este ano será turbulento.
            Segundo a empresa de consultoria MB Associados, que faz análises para a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), “2012 não parece que será muito melhor. Por mais que o governo esteja ativo nas medidas de estímulo para a economia, a crise externa se agravou no segundo semestre e continuará a dar o tom pelo menos ao longo dos primeiros meses do ano”.
            Os consultores consideram como certa a saída da Grécia da Zona do Euro, o que aprofundaria a crise, com o risco de atingir a Itália, cuja dívida imensa poderia quebrar de vez a moeda única européia, o que traria conseqüências para todo o mundo.
            Seja pelo medo de uma nova crise mundial ou por outro motivo, o mercado nacional de veículos está em compasso de espera neste começo de ano. Os números da Fenabrave, entretanto, mostram que o consumidor comprou menos em 2011, pelo menos no que diz respeito a automóveis.
            De acordo com a entidade, foram comercializados mais de 5,7 milhões de veículos em 2011, contra cerca de 5,5 milhões vendidos em 2010. Apesar do aumento das vendas, houve redução no percentual de automóveis comercializados, que caiu de 48,71% em 2010 para 46,35% no ano passado. Os números são referentes à participação dos carros no total de vendas;
            Por outro lado, houve aumento nas vendas de veículos comerciais leves, que abocanharam 13,59% do mercado; em 2010, esse segmento representou 12,44% das vendas. Houve redução também no segmento de caminhões e ônibus.  De acordo com a Fenabrave, as montadoras Fiat, Volkswagen e GM dominam o mercado nacional, com mais de 64% de participação nas vendas. Entre as motos, a Honda reina absoluta, com quase 80% do mercado nacional.
            O fato é que, mesmo o Brasil estando melhor preparado para enfrentar uma nova crise mundial, o consumidor brasileiro está mais cuidadoso na hora de gastar. Resta saber se medidas de estímulo ao consumo, como redução da taxa de juros e de impostos, surtirão o efeito desejado, mantendo aquecida a economia do país, que já está entre as seis maiores do planeta.

Texto: Marco Antonio
Foto: Mike Adas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Mercado imobiliário na Região está aquecido

Em Itapetininga, o mercado imobiliário vive expansão
Mesmo apresentando desaceleração se comparado a 2010, o setor de construção civil e o mercado de imóveis no Brasil têm apresentado desempenho acima do esperado, mantendo a economia aquecida. Este quadro se mantém mesmo com o Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB) superando a marca dos R$ 950 o metro quadrado na Região de Sorocaba, segundo o Sindicato da Construção (Sinduscon). Há otimismo com relação às perspectivas para este ano.
O bom momento se reflete também nos municípios do Sudoeste Paulista, que estão experimentando um verdadeiro boom no segmento, recebendo grandes investimentos. Em algumas cidades há vários projetos em andamento e o crescimento do mercado imobiliário foi de 30% em 2011, segundo profissionais do setor.
Em nível nacional, o segmento deve crescer 4,8% em 2011; já a previsão do crescimento do PIB brasileiro está na casa dos 4,7%. As contratações na área da construção civil também permanecem em alta. “Entre janeiro e outubro, o emprego com carteira em todo país registra expansão de 9% na comparação com o mesmo período de 2010. No segmento imobiliário, a alta foi de 8,4% na mesma comparação”, informou o Sindicato da Construção (Sinduscon).


Itapetininga
O mercado de imóveis em Itapetininga vive um momento de expansão. O crescimento abrange todos os níveis e classes sociais, segundo representantes do setor.
            Com cada vez mais pessoas sonhando em ter a casa própria, o aumento das vendas durante o ano de 2011 foi de 30% em relação ao ano passado, conforme pesquisa realizada por uma imobiliária local. “Esse aumento na procura provocou uma reação em cadeia, envolvendo as construtoras e os empreiteiros da cidade”, afirmou o proprietário da imobiliária.
Segundo ele, as empresas do setor estão atentas à expansão da demanda no município. O mercado imobiliário local deve continuar sua transformação. Recentemente, a administração municipal aprovou lei aumentando o perímetro urbano do município, o que pode refletir na valorização dos imóveis.

Programas
Segundo a prefeitura de Itapetininga, cerca de 700 famílias foram atendidas em programas habitacionais que priorizam o atendimento as pessoas que moram em áreas de risco, com alto grau de vulnerabilidade e de baixa renda.
Em setembro do ano passado, foram entregues as 359 casas do Programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com o Governo Federal. O município foi um dos primeiros do Estado de São Paulo a aderir ao projeto,
as novas unidades do Gramados 1, localizado no Bairro Taboãozinho estão
avaliadas em mais de R$ 15 milhões.
Ainda de acordo com a administração municipal, estão em fase final vários projetos de construção de moradias, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), sendo 200 apartamentos na Vila Rio Branco, 25 moradias no Jardim São Camilo e 16 Unidades Habitacionais no Loteamento Morada do Sol, pelo Programa Vila Dignidade. Neste projeto, as casas são projetadas para atender às exigências de acessibilidade para pessoas idosas ou com necessidades especiais.

Expansão
Ainda conforme a administração municipal, aprovados 14 novos empreendimentos imobiliários em 2011. Serão três de alto padrão e 11 do tipo médio e popular na cidade. No total, estão previstos o lançamento de 10 mil lotes residenciais. A estimativa da Secretaria Municipal de Planejamento, é que 35 mil pessoas passem a morar nesses locais.
Os novos empreendimentos, em sua maioria fechados, serão construídos em vários pontos de Itapetininga, atendendo todas as camadas econômicas da cidade.  Estão previstos loteamentos nas proximidades
da  Vila Célia, Wenceslau Braz, Vale San Fernando,  Cyro Albuquerque, Taboãozinho, Bancários, Vila Mazzei, Vila Prado, Vila Assem, entre outros. Veja matéria completa na edição de fevereiro da revista Hadar.

Texto: Marco Anttonio
Foto: Mike Adas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Região sedia simpósio sobre sono

Discutir os distúrbios relacionados ao sono, suas conseqüências na vida das pessoas e possíveis tratamentos. Estes são alguns dos temas a serem abordados durante o 1º Simpósio Multidisciplinar Sobre o Sono da Região Sudoeste Paulista. O evento, voltado para médicos, fisioterapeutas, odontólogos e outros profissionais da área de saúde, acontece nos dias 1 e 2 de março, no pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), em Itapetininga.
            A abertura oficial está marcada para as 19h30 horas do dia primeiro, seguida de palestra, às 20 horas, sobre Sonolência e Acidentes de Trabalho e Trabalhadores de Turno, ministrada pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Sonolência e Acidentes (CEMSA). O evento é voltado para médicos do trabalho, gerentes de empresas e profissionais da saúde e segurança no trabalho. Em seguida, às 21h30, haverá coquetel de confraternização.
            Várias atividades marcam o segundo dia do simpósio, que começa logo às nove horas, com palestra sobre o sono e a odontologia. Durante todo o dia, médicos e outros profissionais de saúde assistirão palestras sobre distúrbios do sono (como ronco e apnéia obstrutiva), tratamentos e o uso de equipamentos e métodos de diagnósticos, incluindo workshops sobre como usar os aparelhos.
            Encerrando a programação de palestras, será abordado o tema sobre distúrbios do sono e doenças cardiovasculares. O evento tem início previsto para às 20 horas; em seguida será servido coquetel de encerramento.

Convidados
            O simpósio terá a presença de duas das mais destacadas autoridades em distúrbios do sono: Lia Bittencourt, professora-doutora e coordenadora médica do Instituto do Sono e professora-adjunta de Medicina e Biologia do Sono da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Também está confirmada a presença do professor-doutor Roberto Nascimento Maciel (Portugal), especialista em disfunções e dores orofaciais.

Riscos à Saúde
            Os distúrbios do sono e sua influencia na vida das pessoas são estudados pela Medicina do Sono. Graças a estes estudos, hoje já se sabe que a apnéia obstrutiva do sono, por exemplo, é diretamente responsável por doenças como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC) e até infarto. Entre os distúrbios mais comuns estão: insônia, ronco e apnéia do sono, bruxismo, narcolepsia, sonambulismo e síndrome das pernas inquietas.
            Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas pelo telefone (15) 3271-2220.

Serviço
1º Simpósio Multidisciplinar Sobre Sono da Região Sudoeste
Dias 1 e 2 de Março de 2012 – abertura oficial dia 1º às 19h30
Local: pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Itapetininga
Avenida Cyro Albuquerque, 4750 – bairro Taboãzinho

Texto: Marco Antonio
Foto: Shuttlestock

sábado, 21 de janeiro de 2012

Missa com Dom Gorgônio encerra Cerco de Jericó

Uma missa solene celebrada pelo bispo diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto (foto), a partir das 15 horas deste domingo, na Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, no centro, marca o encerramento da edição 2012 do Cerco de Jericó, tradicional encontro religioso que acontece há 15 anos em Itapetininga e é marcado por um grande volume de orações e pedidos. A previsão é de que 20 mil pessoas tenham passado pela Igreja de Nossa Senhora das Estrelas, sede do encontro, desde o domingo passado. Neste sábado, além da Missa dos Enfermos, realizada às 15 horas, está programada uma missa solene às 19h30.
Fiéis participam do cerco
O Cerco é um costume que surgiu em 1979 na Polônia, com o Papa João Paulo II, rezando o terço rosário com o Santíssimo Sacramento exposto. O evento é realizado em janeiro, época para fazer pedidos, orações e alcançar graças.
O encontro tem o nome de Cerco de Jericó em alusão à passagem bíblica envolvendo a cidade do mesmo nome e que teria sido prometida aos escravos libertados do Egito por Moisés, segundo a Bíblia. Os escravos demoraram 40 anos para achar a cidade. Quando chegaram, havia uma fortaleza. Os soldados que acompanhavam os peregrinos rezaram por seis dias e sete noites em volta da muralha. No sétimo dia, ao tocar das trombetas, as muralhas caíram.

Texto: Marco Antonio
Fotos: Arquivo/Mike Adas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Alckmin visita Região e anuncia investimentos

Observado pelo prefeito Carlos Augusto Turelli, o Calá,
Alckmin anuncia investimentos nas estradas da Região
Em visita à Região nesta quinta-feira, 19, o governador Geraldo Alckmin anunciou investimentos na recuperação da malha viária do Sudoeste Paulista. Entre as obras listadas, está a recuperação de um trecho da rodovia Raposo Tavares (SP-270), em um trecho de 200 km de extensão, ligando Itapetininga a Ourinhos. Alckmin anunciou ainda a contratação de projeto executivo para a Rodovia João Ciríaco Ramos (SP-268). Além disso, foram entregues viaturas para a Polícia Militar na região.
            De acordo com o governador, os trabalhos já estão começando, com a “recuperação entre Itapetininga e Alambari e começando também a SP-129, entre Itapetininga e Tatuí (antiga ligação entre os municípios), inclusive lá terá um trecho grande asfaltado, que ainda é de terra. E estamos autorizando a SP-268, aqui em Angatuba, vamos fazer recapeamento e também asfaltamento", afirmou Geraldo Alckmin.
A obra anunciada está orçada em R$ 67,8 milhões. Será realizada  a pavimentação da pista e o acostamento do km 217,66 ao km 223,3 e do km 234,3 ao km 254,40 e recapeamento e pavimentação dos acostamentos dos km 223,3 ao km 234,3. O projeto deve ser contratado ainda este ano e as intervenções devem iniciar em 2013.

Mais investimentos
O governador também inaugurou às obras da vicinal José de Barros, que liga a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) a estação Ferroviária (Polenghi). Foram investidos R$ 3,38 milhões para a recuperação de 9 km da via.
"Vamos recuperar totalmente a Raposo Tavares (SP-270), entre Itapetininga e Ourinhos. Recapeamento, acostamentos, terceira faixa onde houver necessidade, duplicação, sinalização. E é o Governo que vai fazer, então não terá nenhum pedágio. Será uma rodovia totalmente liberada", explicou Alckmin. Ainda na região, o Governo do Estado inaugurará outras obras realizadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes. O investimento na região é de aproximadamente R$ 150 milhões.


Viaturas
O governador entregou também, nesta quinta-feira, 15 viaturas para a Polícia Militar na região. O investimento foi de R$ 1,02 milhão em 14 veículos que foram destinados ao CPI-7 e reforçarão a Força Tática. O outro automóvel restante vai ajudar nos trabalhos do policiamento ostensivo em Angatuba.

Foto: Gilberto Marques/Governo do Estado

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Empresa desenvolve trabalho de Educação Ambiental

Jovens recolhem lixo na área do projeto
Com 20 anos de atuação no segmento de insumos agrícolas, a D’Agro é uma empresa que se preocupa com a preservação do Meio Ambiente, desenvolvendo ações como a implantação de coleta seletiva em suas unidades, instaladas nas cidades de Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Tatuí.
            Antenada com as principais questões ligadas ao desenvolvimento sustentável e consciente das responsabilidades que toda a empresa deve ter em relação ao futuro e à preservação dos recursos naturais, a D’Agro iniciou em 2011 um trabalho pioneiro de Educação Ambiental com jovens atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Vila Paulo Ayres. O centro é um órgão da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Itapetininga e oferece várias atividades para os jovens em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de incluí-los no mercado de trabalho. Os jovens também têm aulas de artesanato, pintura em tecidos e música.
            Segundo Alexandre Bueno de Morais, diretor da empresa, “temos que dar passos pequenos, mas pensando no todo. A responsabilidade social da empresa é muito grande, e nós queremos retribuir à sociedade tudo que ela nos proporcionou nestes 20 anos de existência da D’Agro”. Morais tem grande expectativa em relação ao projeto desenvolvido na Paulo Ayres. “São trinta e poucos jovens de baixa renda. Estamos muito satisfeitos. A esperança é de que amanhã ou depois podemos levar este projeto a outros bairros e até para outros municípios onde a D’Agro está instalada”.

Outras ações
            Embora este projeto com os jovens seja pioneiro, esta não é a primeira iniciativa da D’Agro com relação ao Meio Ambiente. Desde 2009, a empresa implementou ações junto aos seus funcionários, visando, entre outras coisas, melhorar a economia de energia (inclusive com a instalação de lâmpadas mais eficientes), coleta seletiva de lixo e o uso racional da água. “Estas foram ações internas, mas a gente sabe que os nossos colaboradores acabam levando estas idéias para casa”, comentou Morais.
            “O conceito de responsabilidade social é muito amplo hoje e envolve a comunidade”, lembrou Marco Antonio Piloto, também diretor da D’Agro, “queremos que as pessoas tenham consciência social e saibam que a empresa tem essa preocupação sócio-ambiental”. Para Alexandre Morais, a expectativa é de que o projeto estimule outras iniciativas na área de Educação Ambiental. ”Quanto mais gente envolvida, melhor”.

Texto: Marco Antonio
Foto: Divulgação