Jovens recolhem lixo na área do projeto |
Com 20 anos de atuação no segmento de insumos agrícolas, a D’Agro é uma empresa que se preocupa com a preservação do Meio Ambiente, desenvolvendo ações como a implantação de coleta seletiva em suas unidades, instaladas nas cidades de Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Tatuí.
Antenada com as principais questões ligadas ao desenvolvimento sustentável e consciente das responsabilidades que toda a empresa deve ter em relação ao futuro e à preservação dos recursos naturais, a D’Agro iniciou em 2011 um trabalho pioneiro de Educação Ambiental com jovens atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Vila Paulo Ayres. O centro é um órgão da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Itapetininga e oferece várias atividades para os jovens em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de incluí-los no mercado de trabalho. Os jovens também têm aulas de artesanato, pintura em tecidos e música.
Segundo Alexandre Bueno de Morais, diretor da empresa, “temos que dar passos pequenos, mas pensando no todo. A responsabilidade social da empresa é muito grande, e nós queremos retribuir à sociedade tudo que ela nos proporcionou nestes 20 anos de existência da D’Agro”. Morais tem grande expectativa em relação ao projeto desenvolvido na Paulo Ayres. “São trinta e poucos jovens de baixa renda. Estamos muito satisfeitos. A esperança é de que amanhã ou depois podemos levar este projeto a outros bairros e até para outros municípios onde a D’Agro está instalada”.
Outras ações
Embora este projeto com os jovens seja pioneiro, esta não é a primeira iniciativa da D’Agro com relação ao Meio Ambiente. Desde 2009, a empresa implementou ações junto aos seus funcionários, visando, entre outras coisas, melhorar a economia de energia (inclusive com a instalação de lâmpadas mais eficientes), coleta seletiva de lixo e o uso racional da água. “Estas foram ações internas, mas a gente sabe que os nossos colaboradores acabam levando estas idéias para casa”, comentou Morais.
“O conceito de responsabilidade social é muito amplo hoje e envolve a comunidade”, lembrou Marco Antonio Piloto, também diretor da D’Agro, “queremos que as pessoas tenham consciência social e saibam que a empresa tem essa preocupação sócio-ambiental”. Para Alexandre Morais, a expectativa é de que o projeto estimule outras iniciativas na área de Educação Ambiental. ”Quanto mais gente envolvida, melhor”.
Texto: Marco Antonio
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário