quarta-feira, 21 de março de 2012

Para pesquisadora, fadiga e sonolência são casos de saúde pública

Para Fernanda Narciso (foto), fisioterapeuta e pesquisadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Sonolência e Acidentes de Trabalho (CEMSA), a fadiga e a sonolência são casos de saúde pública, pois estão relacionados com o aumento no número de acidente de trabalho e também de trânsito. Ela esteve em Itapetininga no começo deste mês, participando do Simpósio Regional Sobre Distúrbios do Sono.

            “Os distúrbios do sono provocam micro-despertares durante a noite. E às vezes você nem percebe isso. E isto impede o aprofundamento do sono; você acorda como se não tivesse dormido quase nada, aí surge a sonolência e como o acúmulo disso durante anos, pode gerar uma fadiga geral no trabalhador ou nas pessoas em geral que sofrem de distúrbios do sono”, contou Fernanda, explicando a influência dos distúrbios na vida diurna das pessoas.
            De acordo com a fisioterapeuta, quando não tratados, os distúrbios do sono podem gerar doenças mais graves, como hipertensão arterial, ganho de peso e infarto do miocárdio, ou até mesmo acidentes de trânsito, de tráfego aéreo e de trabalho.
            Entre os distúrbios, a apnéia obstrutiva do sono, que pode levar a uma parada respiratória, está entre os mais comuns e perigosos, estando diretamente relacionada a casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto.

Sonolência e fadiga
            Exceder os limites do corpo e lutar contra o sono é um risco que correm profissionais como motoristas de caminhão, que por vários motivos passam horas dirigindo sem descansar, chegando a utilizar medicamentos para não dormir. “Estudos mostram que passar 19 horas sem dormir, faz com que a pessoa seja considerada como se estivesse bêbada, pois há sonolência e diminuição da atenção e cognição”, afirmou Fernanda, “o que pode levar a acidentes”, acrescentou a pesquisadora.
            Ela observa que, sem dormir há 19 horas ou mais, também há diminuição nos reflexos. “Você vê um animal na estrada e leva mais tempo do que o normal para frear o veículo e acontece o atropelamento”.
            Fernanda Narciso alerta que quem gosta de viajar a noite deve dormir durante o dia, “porque senão chega uma hora em que a pressão do sono torna-se insuportável. Portanto, é bom evitar sair do trabalho e pegar a estrada durante a noite, como alguns gostam de fazer.
Durante sua palestra, Fernanda mostrou vídeos de acidentes de trânsito onde os motoristas dormiram ao volante e até um caso onde o piloto dormiu e teve de arremeter com o avião pois não conseguiria pousar.
Trabalhadores por turno precisam adaptar suas atividades para não correr o risco de desenvolverem no futuro problemas de saúde e até de relacionamento. Para finalizar, a professora afirma que o sono é “imprescindível “para tudo: para a qualidade de vida; para a pessoa se tornar mais produtiva e saudável”.

Texto e foto: Marco Antonio

sexta-feira, 16 de março de 2012

Brasil é líder em acupuntura veterinária

Realizado no começo de março, na Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP (Botucatu), o 12º Congresso Brasileiro de Acupuntura Veterinária, reuniu médicos veterinários de todo o País, que durante três dias tiveram palestras sobre o tema, ministradas pela médica veterinária finlandesa Anna Hielm-Bjorkman (foto). Promovido pela Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (ABRAVET), o congresso atraiu também profissionais da área de Saúde Humana, como médicos e fisioterapeutas, que entraram em contato com as técnicas veterinárias, muitas ainda inéditas para a maioria.
            “O congresso superou as expectativas”, afirmou o médico veterinário Ivo Canal, diretor clínico do Grupo Polivet-Itapetininga. Segundo ele, A maior parte do evento constou de apresentação de trabalhos “baseados em evidência, ou seja, que incluíram a comparação entre as tratamentos de MOC – Medicina Ocidental Cartesiana e MTC - Medicina Tradicional Chinesa. “Em muitos aspectos a MTC pode ser mais eficaz e em uma velocidade maior do que a MOC, inclusive na questão de vômitos em viagens ou mesmo convulsões”

Mais qualidade de vida
Ivo Canal e Fred
            Para o médico veterinário, as pessoas estão mais preocupadas e conscientes da importância da boa saúde para a qualidade de vida dos animais. “Imagine um animal que teve um câncer na pata e que se extraiu este câncer. Extrair é o máximo que a Medicina Ocidental pode fazer; ela não pode modificar o padrão que levou aquele paciente a desenvolver a doença. Isso, somente as medicinas holísticas, como acupuntura, podem fazer”, afirmou Ivo Canal.
            Ainda segundo o médico veterinário, não só os animais, mas também os humanos estão vivendo mais e melhor do que no passado. “Hoje existe mais consciência. Antes, por exemplo todos fumavam,. Agora, em uma balada, por exemplo, ninguém fuma, ou se fuma, vai para fora para não contaminar o ambiente. Me faz lembrar, Fred, nosso Border Collie que está recebendo treinamento para Cão Guia, foi na balada do congresso comigo. Embora o barulho, ele gostou muito, e todos o amaram”.

Mercado
            Sobre o mercado de medicina veterinária na Região, Canal afirma que, mesmo tendo um preço diferenciado “quase um quarto do movimento de nossa clínica vem da região, inclusive de centros como São Paulo, Botucatu. As pessoas saem de Sorocaba para nos trazer pacientes. O que estou dizendo é que o mercado sempre será promissor para quem for estudioso, empenhado. Pessoalmente, trabalhei em 12 diferentes especialidades da medicina veterinária. Hoje somente oriento meus filhos e estagiários na MOC, mas exerço apenas a MTC. O mercado ainda é deficiente em excelência, seja qual for o ramo”.
            E falando em clinica, Canal lembra que o Grupo Polivet-Itapetininga vem se aprimorando a cada ano para atender melhor os clientes. Entre as novidades que vêm por aí está a inseminação artificial canina, inclusive com congelamento de sêmen. Estudos neste sentido já estão sendo feitos por Dr. Raoni, filho mais velho de Canal.
            Este ano o grupo ganhou o reforço de Maialu Canal, que se formou este ano, também é médica veterinária e está atuando na área de anestesia e exames laboratoriais. E, em breve, a filha caçula, Luara, deverá concluir seus estudos na Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP (Botucatu).
Na parte administrativa, Sandra Canal, diretora-administrativa do grupo está concluindo curso de gestão. Ivo Canal está terminando duas especializações, uma em acupuntura e outra em fitomedicina Chinesa. “Eu praticamente não trabalho mais com MOC, apenas oriento. Em linhas gerais, continuamos a nos empenhar ao máximo para ajudar aos nossos amigos e clientes”, concluiu Canal, ressaltando que este ano o GPI estará novamente presente na Expo-Agro.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Chuva castiga a cidade

Uma forte chuva caiu em Itapetininga nesta tarde, causando transtornos em várias partes da cidade. Houve queda de energia e de sinal de telefonia celular.
A chuva era esperada devido ao intenso calor que fez durante a manhã e começo da tarde, quando o tempo começou a fechar.
Segundo o site Climatempo, a previsão é de mais chuva nesta sexta-feira, com pancadas a qualquer hora do dia, que deverá permanecer nublado. E o calor continuará, com máxima de 27 graus e mínima de 19.
Já o final de semana deverá ser de calor, mas sem chuva, com as temperaturas acima dos 25 graus no sábado e domingo.

Texto e Foto: Marco Antonio

terça-feira, 13 de março de 2012

Lú Alckmin inaugura Polo Regional da Escola de Moda

Lu Alckmin (foto), primeira-dama de São Paulo e presidente do Fundo Social do Estado, esteve na manhã desta terça-feira em Itapetininga, inaugurando oficialmente o Pólo Regional da Escola de Moda, juntamente com a Presidente do FSS (Fundo Social de Solidariedade) de Itapetininga, Angela Ramalho.
A Escola da Moda, projeto que capacita e colabora para geração de emprego e renda, é um programa de qualificação profissional desenvolvido pelo FSSESP, juntamente com a Secretaria de Estado do Emprego e Relação do Trabalho e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Através da ação são disponibilizados cursos na área de costura, bijuterias, confecção de caixas, bordados em linha e pedraria, além de um pouco da história da moda e técnica de costura industrial. 
Itapetininga, como a mais nova sede do Pólo Regional da Escola de Moda, será responsavel por capacitar monitores das cidades de Alambari, Angatuba, Boituva, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Cerquilho, Cesário Lange, Quadra, Araçariguama, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Tatuí, Sorocaba e Votorantim. Essas pessoas serão responsáveis por implantar esse projeto em seus municípios. As aulas, que acontecem todas as sextas-feiras em período integral, são ministradas para 27 pessoas. Já o curso para os 14 moradores de Itapetininga, de baixa renda, que estão aprendendo a técnica de costura, teve início no dia 28 de fevereiro, com aulas às terças e quintas, das 8 às 11horas.
Como pólo regional, Itapetininga foi contemplada com um Kit, contendo 10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábua de passar e ferro; conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte técnico, acompanhamento durante o curso (feito pelas assistentes sociais) e um repasse de cerca de R$ 21 mil para aquisição de insumos (serão pagos em três parcelas durante um ano e meio). Conforme recomendação, o valor foi utilizado para compra de itens pré-determinados no convênio, como fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos etc. Em contrapartida, a Prefeitura de Itapetininga é responsável pela disponibilização e custeio do espaço, pagamento dos instrutores e manutenção do maquinário. 

quarta-feira, 7 de março de 2012

Eventos marcam o Dia Internacional da Mulher

Lu Alckmin, primeira-dama do Estado
e uma das mulheres de destaque no Brasil
As mulheres que passarem pela Praça Marechal Deodoro (Praça dos Amores), das 9 às 12 horas, poderão participar de diversas atividades que visam a saúde e o bem estar delas. No local, haverá aferição de pressão, índice de massa corpórea, orientações sobre Dengue, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além de atividades recreativas tais como, músicas, danças, apresentação especial do coral do CEPREVI, juntamente com o grupo de viola Meninos da Porteira e também atividades do Projeto Caminhada.  Também neste mesmo período, das 9 às 12 horas, no Espaço Style, localizado a Rua Padre Albuquerque, 147, Centro, serão realizadas diversas atividades em homenagem ao Dia internacional da Mulher.
E no período da noite, às 19:30 horas, na Câmara Municipal de Itapetininga, localizada a Rua Monsenhor Soares, 251, centro,  para fechar as comemorações ao Dia internacional da Mulher no município, será realizado uma homenagem  8 mulheres que se destacam em diversos setores da sociedade.
As homenageadas são: Sueli Calanca de Castro Lemos (3M Brasil), Sara Shizue Kitamura de Lara(Acumuladores Moura S/A), Érica Rodrigues Ramos de Almeida Tobias(SULAMERICANA), Adalgiza Suarde Ribeiro ( AVON), Aurora Lopes dos Santos(Nisshinbo do Brasil),Cristiane Moannack Maruca( Duratex) e Carmen Tereza Alfredo (Céu Azul Alimentos LTDA). A Organização é da Prefeitura local e do conselho da mulher.

sábado, 3 de março de 2012

Conheça nova tecnologia de armazenamento de dados

O disco rígido do seu computador e as pastas onde você guarda seus arquivos podem estar com os dias contados. Em um futuro não muito distante, você poderá armazenar tudo na própria Internet e acessar de onde quiser, desde que tenha uma conexão com rede. É o chamado armazenamento em nuvem.
            Embora ainda seja uma novidade, alguns serviços já vinham utilizando este tipo de armazenamento, como o Picasa, usado para guardar e compartilhar fotos. A Apple saiu na frente mais uma vez e seu sistema operacional IOS já disponibiliza o armazenamento nas nuvens.
            Segundo o site techtudo (http://www.techtudo.com.br/) “a idéia de nuvem é mudar o foco do usuário para sistemas digitais de armazenamento e gerenciamento de dados. Se hoje você precisa de um disco rígido com inúmeras pastas e partições para dar conta de seus arquivos, em um futuro, usando um serviço na nuvem, será capaz de guardar tudo na própria internet”.
            Diante deste novo conceito, os analistas do techtudo entendem que os “serviços na nuvem podem ser compreendidos como toda e qualquer plataforma que permita armazenamento e gerenciamento de dados na rede. É o caso, por exemplo, do seu email. É um tipo de caixa postal na nuvem. Ou a plataforma do Google Docs. O Dropbox, onde você pode guardar diversos arquivos e compartilhá-los, o Picasa para fotografias e assim por diante”.
            Os técnicos afirmam ainda que este tipo de armazenamento é uma estratégia das empresas para estreitar os laços com o consumidor, vender outros produtos e conquistar novos mercados.
            Segunda maior fabricante de computadores pessoais do mundo, a Lenovo entende que o sistema Lenovo Cloud reforça a estratégia da empresa de espalhar seus produtos em outros nichos de mercado, motivando as pessoas a comprarem smartphones e tablets, pois o armazenamento nas nuvens permite que os arquivos sejam acessados por todos esses equipamentos. A Acer, outra grande fabricante de computadores, segue o mesmo caminho.
            Com essa estratégia, as empresas permitem que seus clientes sejam “capazes de acessar o mesmo conteúdo nos mais diversos produtos. Vale para notebooks, PCs, tablets, smartphones e até mesmo TVs, no caso da Lenovo”, afirma o techtudo.

Mais sobre a nuvem
“Também já existe um console de videogame que funciona na nuvem. O OnLive permite que você jogue o game que quiser, onde quiser, sem precisar comprar um Xbox, um PS3 ou um PC poderoso. Você compra o aparelho, paga um valor para jogar e pode desfrutar de qualquer lançamento das três plataformas. A grande questão é que serviços pesados de computação na nuvem, como o OnLive ou a plataforma da Lenovo, que oferece 200 GB e possibilitaria que você sincronizasse um filme em Full HD para ver na TV em casa, demandam de algo que, ainda, é um luxo distante do brasileiro: rápidas conexões de Internet. E isso vale para os serviços fixo e móvel. Em ambos os casos, o Brasil está muito atrás de outros países e isso pode comprometer qualquer iniciativa mais séria do mercado em termos de computação em nuvem no país. Mais vale limitar os serviços do que oferecê-los irrestritamente em uma Internet lenta e que causará irritação nos consumidores”, afirmam os técnicos do site techtudo.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Saiba como esquentar sua relação

Rita Hayworth, uma das mulheres
mais sedutoras do cinema
Se o seu relacionamento não é mais o mesmo e você sente falta da magia e sedução do começo, uma boa dica é caprichar na lingerie. Importante ferramenta na arte da sedução, a roupa íntima feminina ajuda a criar aquele clima romântico e sensual, elevando a temperatura da relação e resgatando o frescor do inicio do affair.
            Afinal, que homem já deixou de notar uma cinta liga ou um sutiã meia taça? A relação entre o erotismo e a roupa íntima é tão forte, que até Sigmund Freud a estudou, chegando a conclusão de que isto é um fetiche, ou feitiço. Nada mais justo! Afinal, os homens costumam ser enfeitiçados por mulheres de lingerie.
            Mas é possível que uma mulher em roupa íntima seja mais atraente e sedutora do que uma mulher nua? A resposta é sim, principalmente entre os homens mais velhos, e a razão é simples: ao evitar mostrar-se por inteiro, usando uma roupa sensual, a mulher conserva um certo mistério sobre seu corpo, alimentando a imaginação e a fantasia dos marmanjos. Vejam o exemplo da minissaia, uma peça que faz muito sucesso, sobretudo no verão. Há um ditado que a compara a uma cerca de arame farpado: protege a propriedade, mas não tapa a visão.
            E o que seria do strip tease se não houvesse a lingerie? A mulher tiraria o casaco e o show acabaria! Dançar para o marido então....nem pensar!
            Sem a lingerie, Anne Bancroft jamais seduziria Dustin Hoffman no filme A Primeira Noite de um Homem. Aliás, a cena de sedução é antológica, com a atriz tirando a meia de maneira sensual (e depois o resto, é claro). E voltando ao strip tease, a cena mais famosa do cinema é a do filme Gilda, com Rita Hayworth. Tirando apenas uma luva, ela deixa todo mundo de boca aberta. Como se vê, até uma luva pode ser fatal, basta saber usar (ou tirar).
            Mas, se é verdade que nunca houve uma mulher como Gilda, também é verdade que toda mulher tem sua beleza e sua sensualidade pessoal. Se você quer apimentar o seu casamento/relacionamento não tenha medo de tentar.
            Atualmente, existem lojas especializadas em comercializar lingeries e outros produtos para avivar as chamas de qualquer relacionamento. Também existem cursos que ensinam a dançar de maneira sensual para o marido/companheiro.
            Algumas musas do cinema são sedutoras sem fazer força. Basta ver Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor atuando em qualquer filme. Aliás, uma boa dica é você ver uns filmes, entre eles os dois citados acima. Depois, é só criar o clima ideal, com meia luz, um bom vinho, uma música romântica e fazer aquela surpresa para o companheiro. Não esqueça da lingerie adequada e boa sorte. Aliás, se você fizer tudo isso, que vai precisar de sorte é o seu marido, para não morrer do coração diante da surpresa. Leia matéria completa na edição de fevereiro da revisa Hadar (http://www.revistahadar.com.br/).

quinta-feira, 1 de março de 2012

Simpósio Regional sobre sono começa hoje

Acontece logo mais, a partir das 19h30, a abertura do 1º Simpósio Multidisciplinar Sobre o Sono da Região Sudoeste Paulista, no pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), em Itapetininga.
O evento discutirá os distúrbios relacionados ao sono, suas conseqüências na vida das pessoas e possíveis tratamentos. O simpósio é voltado para médicos, fisioterapeutas, odontólogos e outros profissionais da área de saúde.
            A abertura oficial está marcada para as 19h30 horas do dia primeiro, seguida de palestra, às 20 horas, sobre Sonolência e Acidentes de Trabalho e Trabalhadores de Turno, ministrada pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Sonolência e Acidentes (CEMSA). O evento é voltado para médicos do trabalho, gerentes de empresas e profissionais da saúde e segurança no trabalho. Em seguida, às 21h30, haverá coquetel de confraternização.

Texto: Marco Antonio