sábado, 21 de fevereiro de 2015

Horário de verão termina hoje

Relógios deverão ser atrasados em uma hora

 
Depois de cerca de quatro meses, o Horário de Verão 2014/2015 chega ao fim à zero hora deste domingo, dia 22 de fevereiro. Por decreto, o horário de verão deveria terminar no terceiro domingo, no entanto, como era véspera de carnaval, o horário diferenciado permaneceu por mais uma semana, terminando no domingo seguinte. Então, à meia-noite de 21 para 22/02/2015, os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Uma boa oportunidade para recuperar aquela hora de sono que você perdeu no início do horário de verão.
 
O que é o Horário de Verão?
Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal.
Entre as vantagens apontadas pelo governo, está a redução no consumo de energia elétrica, principalmente para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.
 
Em quais estados se aplica o Horário de Verão?
O Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados: DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).
 
Quando começa e termina o Horário Verão?
Desde 2008, foi fixada a data de início e término do Horário de Verão no Brasil, que deve começar à zero hora do terceiro domingo de outubro e terminar à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte (se coincidir com o domingo de carnaval, o horário é prorrogado por mais uma semana, como neste ano).
 
Você sabia?
-Horário de verão, em inglês, é chamado "Daylight Saving Time";
-Que apesar do incômodo mais de 70% da população aprova a medida;
-Uma pesquisa constatou que as horas a mais de luz no final do dia permitiu o aumento do convívio familiar entre pais e filhos menores;
-O tempo para adaptar-se ao Horário de Verão é de oito dias;
-O primeiro Horário de Verão no Brasil foi em 1931;
-Desde 1985, o Presidente instituía, anualmente, por decreto, o período do Horário de Verão. Isso acabou em 2008 com o Decreto Presidencial 6.558 de 08/09/2008.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Igreja Católica lança Campanha da Fraternidade


Iniciativa busca aproximar a Igreja da sociedade

 
Cartaz da CF 2015
            Com o tema Fraternidade: Igreja e Sociedade, a Campanha da Fraternidade 2015 foi oficialmente lançada nesta quarta-feira, 18, em evento realizado na sede na  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília. A cerimônia contou com a presença do bispo auxiliar da Capital da República e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner e de representantes do governo e da sociedade civil, como ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias de Sousa; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho; e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke. O evento foi transmitido ao vivo por emissoras de TV católicas.
            Em seu discurso, Steiner defendeu uma “igreja viva, atuante” e citou uma frase do Papa Francisco, afirmando que a “a Igreja não pode ter medo de se sujar”. O próprio pontífice mandou uma mensagem sobre a campanha, na qual afirma que “a contribuição da Igreja, no respeito pela laicidade do Estado, e sem esquecer a autonomia das realidades terrenas, encontra sua forma concreta na Doutrina Social”.
            Segundo a CNBB, com o lema Eu vim para servir, a CF 2015 “buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II”.
 
Quaresma
Dom Gorgônio, bispo de Itapetininga
            A quarta-feira também marca o início da Quaresma para os católicos, que começa com a Missa de Cinzas. Segundo a Diocese de Itapetininga, haverá missa em todas as paróquias.
            Em nota publicada em sua página em uma rede social, a Diocese explica que “a quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus”. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
            Logo mais, ás 19h30, o Bispo Diocesano, dom Gorgônio, preside a Missa de Cinzas na Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga, na qual todos os fiéis são convidados a participar.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Prefeitura abre licitação para reforma de campo de bocha


Empresas têm até o dia 25 para apresentar propostas

 
Ginásio Ayrton Senna passará
por reforma e adequação
            A administração municipal publicou neste final de semana, no Semanário Oficial, o edital de abertura de tomada de preços para a contratação de empresa responsável por fazer a reforma do campo de bocha ao lado do ginásio Ayrton Senna, em Vila Barth.
            Segundo o edital, as empresas interessadas têm até às 10 horas do dia 25 deste mês para protocolarem as propostas no Paço Municipal. A abertura dos envelopes será no mesmo dia, às 10h30, na Sala de Reuniões de Licitações, também no Paço.
            Em conversa com o Marconews, o secretário de Esportes e Lazer, Osmar Thibes do Canto Júnior, observou que “a reforma também servirá para atender a realização dos 19º Jogos Regionais do Idoso – JORI - que ocorrerão em Abril, entre os dias nove e 12”.
            Thibes afirmou ainda que “saiu a publicação da tomada de preços da iluminação do ginásio com certame marcado para dia 18/02. O do projeto de adequação do bombeiro saiu no final de semana. Quanto ao Ginásio Mario Carlos, está sendo apresentado ao prefeito a planilha orçamentária da obra nesta semana. O projeto de reforma já foi apresentado. Somente após a aprovação do orçamento é que pediremos a abertura da licitação. Isso deverá ocorrer em breve. Esclareço que as obras começam efetivamente após a realização dos certames, que, se não tiverem impugnações e outros imprevistos, começam sempre a partir de 15 a 30 dias da data de homologação da empresa vencedora. O que posso garantir é que estou me esforçando ao máximo para que tudo se resolva o mais rápido possível”, garantiu o secretário.
            Ele não tem dúvidas que a obra será realizada. “O Mário Carlos vai voltar a viver!”, garante Thibes. Segundo ele, além do ginásio na área central, também será feita a adequação e reforma do ginásio Ayrton Senna, em Vila Barth. “Com a conclusão destas obras e outros projetos previstos, podemos dizer que 2015 será o ano da redenção do esporte em Itapetininga”.
 
Ayrton Senna
            De acordo com o secretário, o ginásio localizado ao lado da avenida Marginal do Chá, em Vila Barth, passará primeiro por obras de adequação para atender exigências de segurança e acessibilidade, como por exemplo novas saídas de emergência e rampas de acesso. Depois será realizada a reforma propriamente dita, incluindo os vestiários e até um novo banheiro na área externa, para atender os skatistas.
            “O ginásio Ayrton Senna está entre os maiores da Região, elogiado por atletas como Falcão (futsal) e Giovane (vôlei). Com a reforma, ele terá capacidade para três mil expectadores e poderá receber grandes eventos esportivos”, afirma Osmar Júnior.
            Conforme o secretário, as melhorias no ginásio serão feitas dentro das normas da Federação Brasileira de Vôlei (FBV), que determinou uma nova iluminação, “mas vamos fazer mudanças para atender a outras modalidades esportivas também”, conta Thibes, revelando que a parte elétrica do prédio será trocada. “O ginásio hoje está sobrecarregado, por isso vamos fazer novos vestiários na parte inferior e adequar os existentes na parte superior”, explica.
 
Parceria com o governo federal

            Osmar Thibes Júnior informou também que no próximo mês de ferreiro deverá ser realizada a licitação para a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no município, com investimento de R$ 4,8 milhões. O CIE (veja esboço ao lado) é uma parceria com o Ministério dos Esportes e será instalado na área da antiga raia, na Vila Regina. “Conseguimos o maior módulo disponibilizado pelo governo, com equipamentos olímpicos e paraolímpicos. Os atletas que se destacarem serão levados para os grandes centros para poderem treinar ainda mais”, afirmou Osmar, acrescentando que o centro deverá estar pronto até o final deste ano. O local terá uma área de 3,7 mil m2
 
Academias ao ar livre

            Outra inovação que a Secretaria de Esportes está implantando na cidade são as academias ao ar livre (foto). De acordo com Osmar Júnior, serão 10 unidades espalhadas por diversos pontos, com foco nas comunidades mais distantes, como bairros e distritos. A primeira academia foi inaugurada no Mirante da Praça dos Três Poderes. “A previsão inicial era de apenas duas academias, mas ampliamos para 10. E também vamos ampliar convênio com a Faculdade de Educação Física para disponibilizar monitores para acompanhar os frequentadores das academias”, disse Osmar Júnior
            Ampliar as parcerias com a comunidade também é outra meta da secretaria. “Queremos que as pessoas, os frequentadores e entidades representativas nos ajudem a cuidar e zelar dos equipamentos esportivos espalhados pela cidade, como por exemplo os campos de várzea que ainda existem”, explicou o secretário.
 
 
Texto: Marco Antônio
Fotos: Divulgação

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Convênio beneficia bairros rurais de Alambari


Recursos atendem mais de 100 famílias de baixa renda

 
Convênio levará água e esgoto à famílias
de baixa renda da área rural do município
            Iniciativa lançada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento em 2011, o Programa Água é Vida tem por objetivo levar água e esgoto para comunidades carentes e de difícil acesso, localizadas na área rural dos municípios paulistas.
            “O foco do programa é a zona rural”, contou o deputado e ex-secretário Edson Giriboni, que estava à frente da secretaria quando do lançamento do programa.
            Segundo ele, há 26 anos a situação de diversos bairros da Região, e do vale do Ribeira é a mesma: as comunidades sofrem com a falta de saneamento (esgoto).            O município de Alambari assinou o convênio em 2012 e depois foi feito um aditivo em meados de 2013, atendendo famílias de quatro bairros: Perobal – 16 unidades; Riberãozinho – 29 unidades (programa sendo concluído); Vila Maciel (31 unidades, a inauguração das obras no bairro aconteceu em setembro de 2014, segundo a Prefeitura) e Sitinho (41 unidades instaladas). No total 117 famílias (quase 470 pessoas) serão beneficiadas pelo convênio, que tem recursos da ordem de R$ 654 mil.
            Segundo o site da Prefeitura de Alambari, no bairro Sitinho o sistema compreende um poço profundo, cerca de 3 mil metros de redes, casa de química e um reservatório de 35 mil litros.
Ainda conforme a prefeitura local, na Vila Maciel também haverá um poço profundo, cerca de 1.400 metros de redes, casa de química e um reservatório de 15 mil litros. Com as duas obras concluídas serão beneficiados cerca de 300 moradores, somente nestas duas comunidades, conforme informou a administração municipal.
“O Programa beneficia o Meio Ambiente e a Saúde Pública, reduzindo a poluição e esgoto a céu aberto e a transmissão de doenças”, observou Giriboni.
 
O que é o programa
            Criado em novembro de 2011 pelo Governo do Estado, o Água é Vida tem o nome oficial de Programa Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário para Pequenas Comunidades Isoladas. Na primeira etapa, o programa tinha como foco 81 comunidades de 30 municípios das regiões do Alto Paranapanema e do Vale do Ribeira.
            Os recursos são repassados às Prefeituras pelo Estado, conforme anunciado pelo governador Geraldo Alckmin no lançamento do programa. "A Sabesp vai levar, por sua conta, água tratada, de qualidade, para essas comunidades rurais. E nós vamos, através de recursos do Tesouro, passando para as prefeituras coletar os esgotos", declarou Alckmin.
 
Região
Na região do Alto Paranapanema, os municípios contemplados são: Angatuba, Barão de Antonina, Campina de Monte Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Guareí, Itaberá, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Nova Campina, Pilar do Sul, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Taquarituba.  
Deputado Edson Giriboni (PV)
“Desde quando fui vice-prefeito de Itapetininga, em 1989, as comunidades rurais mais distantes sofrem com a falta de saneamento”, explicou o deputado. A ideia do programa é instalar unidades sanitárias individuais nas propriedades, beneficiando as famílias. O lodo resultado do processo de tratamento do esgoto é recolhido pela Sabesp, a quem cabe também o levantamento dos bairros onde não há saneamento e a viabilidade de ser implantado o programa na comunidade. Após ser recolhido, o lodo é transportado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Como o custo de implantação de uma estação na zona rural é alto, o programa visa levar uma alternativa para tratamento de esgoto nas comunidades mais distantes.
Em Itapetininga, por falta de licitação, os recursos do convênio, firmado entre o governo estadual e a atual administração municipal em julho de 2014, correm o risco de serem devolvidos ao Estado. Segundo o deputado Edson Giriboni, mais de 500 famílias (cerca de duas mil pessoas) poderiam ser beneficidas em nove bairros da área rural. A Prefeitura não comenta os motivos de não ter realizado a licitação até o momento.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Reportagem mostra a importância da Amazônia


Maior floresta tropical do mundo é matéria de capa de revista

 

            A edição de Fevereiro da revista Hadar (www.revistahadar.com,br) traz como reportagem de capa a importância da Floresta Amazônica para o Brasil e o mundo e mostra com a redução do desmatamento, registrada em anos passados, contribuiu para minimizar as emissões de gás carbônico na atmosfera.
            Embora o Brasil seja considerado referência na redução do desmatamento, a ação do homem não para e esta atividade voltou a subir, ainda que em ritmo menor, em 2014.
            Não é à toa que a comunidade internacional está preocupada e tenta viabilizar ações para eliminar o desmatamento até 2030, assim como outras medidas de proteção ambiental, como a redução na emissão de CO2 na atmosfera.
Para o engenheiro ambiental e pós graduando em hidráulica e saneamento pela Universidade de São Paulo (USP), Vinícius Mori Válio, “é importante salientar, porém, que apesar da estiagem estar relacionada ao desmatamento na Amazônia, o racionamento ocorreu também devido a falta de obras de engenharia que diminuíssem a dependência da cidade de São Paulo do sistema Cantareira (atualmente o mais afetado pela seca e com possibilidades comprovadas de entrar em colapso em curto prazo), que fornece água para 6 milhões de pessoas. Em 2004, a outorga para captação de água do Cantareira pela Sabesp foi renovada por um período de dez anos pelo DAEE com o compromisso de que a primeira diminuísse essa dependência, o que não ocorreu. Com relação ao desmatamento, ele voltou a crescer, e apesar do discurso oficial do governo que irá diminuir o desmatamento, avaliando a evolução dos índices não há indicações de que este será reduzido em breve”, avalia o engenheiro.
Para ele, “o que está ocorrendo com a Amazônia é o que já aconteceu com o a mata atlântica e com o cerrado. O Brasil tem uma das melhores legislações ambientais do mundo, mas esta não sai do papel. Os órgãos governamentais não têm pessoal suficiente para a fiscalização e também há a vergonhosa corrupção” Leia matéria completa na edição impressa da Revista Hadar.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Final de tarde tem pancada de chuva

Previsão é de mais chuva para os próximos dias
O tempo fechou em
Itapetininga neste final de tarde
 
Os Itapetininganos foram surpreendidos no final da tarde desta terça por uma forte pancada de chuva, inclusive com ocorrência de granizo. O forte calor durante o dia fez o tempo fechar a tarde, com nuvens muito carregadas e trovoadas.
Segundo o site Climatempo, para esta quarta-feira, dia 4, deve fazer um pouco menos calor, com máxima em torno dos 29º (hoje a máxima foi de 31º), mas deve chover mais.
E a previsão para quinta feira é de mais chuva, com 31 mm de chuva, de acordo com o Climatempo. Mais do que o dobro do esperado para esta quarta (14 mm). Já para sexta-feira, o calor aumenta um pouco, mas deve chover menos.
 
Shopping Alaga
 
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um grande volume de água caindo dentro do Itapetininga Shopping (foto). Não há informações de feridos.