quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Igreja Católica lança Campanha da Fraternidade


Iniciativa busca aproximar a Igreja da sociedade

 
Cartaz da CF 2015
            Com o tema Fraternidade: Igreja e Sociedade, a Campanha da Fraternidade 2015 foi oficialmente lançada nesta quarta-feira, 18, em evento realizado na sede na  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília. A cerimônia contou com a presença do bispo auxiliar da Capital da República e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner e de representantes do governo e da sociedade civil, como ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias de Sousa; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho; e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke. O evento foi transmitido ao vivo por emissoras de TV católicas.
            Em seu discurso, Steiner defendeu uma “igreja viva, atuante” e citou uma frase do Papa Francisco, afirmando que a “a Igreja não pode ter medo de se sujar”. O próprio pontífice mandou uma mensagem sobre a campanha, na qual afirma que “a contribuição da Igreja, no respeito pela laicidade do Estado, e sem esquecer a autonomia das realidades terrenas, encontra sua forma concreta na Doutrina Social”.
            Segundo a CNBB, com o lema Eu vim para servir, a CF 2015 “buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II”.
 
Quaresma
Dom Gorgônio, bispo de Itapetininga
            A quarta-feira também marca o início da Quaresma para os católicos, que começa com a Missa de Cinzas. Segundo a Diocese de Itapetininga, haverá missa em todas as paróquias.
            Em nota publicada em sua página em uma rede social, a Diocese explica que “a quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus”. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
            Logo mais, ás 19h30, o Bispo Diocesano, dom Gorgônio, preside a Missa de Cinzas na Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga, na qual todos os fiéis são convidados a participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário