segunda-feira, 2 de maio de 2016

Artesanato pode ser fonte de renda

Ateliê terá aulas de crochê, pintura em tecido e patchwork
Artesãs se reuniram para mostrar seus trabalhos e ensinar interessados


Oferecer às pessoas uma possibilidade de gerar uma renda extra nesta época de grandes dificuldades. Esta é uma das propostas do Ateliê Quintal da Vó, inaugurado no último sábado em Itapetininga. O local também será um espaço para que nove artesãs locais mostrem seus trabalhos em diversas áreas, como pintura em tecido, cartonagem, artigos para casa e banheiro (como sabonetes artesanais) e trabalhos em patchwork (tecidos emendados e costurados de forma a criar desenhos).
“A ideia surgiu de artesãs amigas”, explica Lucimara Proença, uma das integrantes do grupo, “cada uma já trabalhava no seu ateliê e resolvemos juntar todas em um espaço único, com o objetivo de mostrar o trabalho de cada uma e oferecer às pessoas oportunidade de aprender e servir como fonte de renda no atual momento difícil do país”, acrescenta a artesã.
Segundo ela, o ateliê pode oferecer “algo a mais para a pessoa, e vamos ensinar como fazer tudo certinho, no capricho”. Lucimara ressalta que o nome do espaço – Ateliê Quintal da Vó – fornece “aquele ar de nostalgia, da relação familiar, das conversas com a vovó e as coisas que ela fazia; o cafezinho passado na hora para a visita, por exemplo”. O nome foi sugerido por uma sobrinha da artesã Sonia Almada, proprietária da casa onde foi instalado o ateliê. “Ela nasceu e cresceu aqui”, conta Lucimara.
          Para o futuro, não está descartada a possibilidade de intercâmbio com artesãos de outras cidades. “Seria interessante”, avalia Lucimara.
          Outra artesã, Jaqueline Domingues, conta que o grupo começou a conversar no final do ano passado. “Muitas já faziam bazar (comercializam na casa) nos conhecemos no Natal e começamos a conversar e decidimos abrir um espaço, mas a ideia inicial era fazer um bazar”.

Aulas
          Segundo Jaqueline, nas aulas de artesanato o aluno terá a oportunidade de aprender patchwork, crochê, pintura em tecido e MDF, cartonagem, entre outros. Ela ressalta que, no caso de artesanato, interessados poderão locar salas para aulas. Além de Jaqueline, o Atelier Quintal da Vó conta com as artesãs Denize Almada, Luciana Matelli, Lucimara Proença, Cida Diniz, Regina Marques, Sandra Almada, Sonia Almada e Sonia Salles. O local funcionará de segunda a sexta das 13h às 18h e aos sábados das 9 às 13h.
O Ateliê Quintal fica à rua Domingos José Vieira, 1180, centro. O novo empreendimento oferecerá produtos artesanais, lembrancinhas para todas as ocasiões, costura sob medida e aulas de corte e de costura.

Texto: Marco Antônio
Foto: Dorival Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário