Saiba a diferença
entre farol baixo, DRL e luz de posição
Existem diferenças entre os sistemas de luz
Para andar tranquilo e dentro da
lei pelas estradas brasileiras, os motoristas cada vez mais precisam estar
inteirados das novidades tecnológicas e da legislação.
Lei determina que, desde 2016, o
motorista é obrigado a andar com o farol baixo acesso em estradas e túneis, mas
ainda há certa confusão com relação a este assunto, que inclusive pode gerar
multa para o motorista. A confusão pode acontecer porque, atualmente, os
veículos contam com três sistemas de iluminação na parte dianteira. São eles: DRL
– Lanterna de Rodagem Diurna, luz de posição e farol baixo.
Quais as diferenças e
em que situações são usadas
A intensidade da luz muda
conforme a lanterna e a função que se destina. Por exemplo, no caso do farol
baixo, a luz é mais forte e com projeção maior; sua função é ilumina a via sem
ofuscar os outros motoristas; a DRL, ou luz de sinalização, é menos intensa,
mas mais eficaz para o carro ser visto; a luz de posição, mais fraca e difícil de visualizar com a luz
do dia, serve para mostrar a localização do parado a noite na estrada.
Tecnicamente, o farol ilumina e a
lanterna sinaliza. Neste caso, as lanternas, tanto de posição quanto DRL são
muito parecidas, sendo projetadas na região frontal do veículo. A única
diferença é que a DRL é um pouco mais fechada. Já o farol baixo direciona a maior
parte da luz para baixo e para o acostamento.
Multas
Para evitar multas, é necessário
algum cuidado. Ao virar a chave de ignição no primeiro estágio, com o carro
ainda desligado, a primeira a ser acionada é a luz de posição, cujo objetivo é
mostrar, sobretudo a noite, onde o carro parado está.
E o que a lei pede – e a polícia
fiscaliza – é o uso do farol baixo, que é o segundo estágio da chave. Não se
pode ligar o farol baixo e a DRL ao mesmo tempo. Em alguns automóveis, a DRL vira luz
de posição quando o farol baixo é ligado.
A grande vantagem da DRL (feita
em LED) é o consumo menor de energia e uma vida útil mais longa. A polícia
orienta que a fiscalização é feita sempre olhando a dianteira do veículo e, com
base nessa observação, pode ou não ser feita a multa.
Atualmente, o mercado já
disponibiliza a instalação de DRL em carros que não dispõem do equipamento, mas
os motoristas precisam tomar cuidado e verificar se o produto é homologado.
Outra ideia que não dá muito certo é a colocação de fita de LED, pois ela não
tem a intensidade de luz e o direcionamento adequados. A partir de 2021, todos os lançamentos
deverão vir com DRL e, em 2023, os fabricantes terão de adaptar o sistemas a
todos os modelos zero km.
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