Tecnologia permite potencializar rendimento de motores
Mercedes CLA 45 |
Com o avanço da tecnologia, as montadoras estão conseguindo elevar a performance dos motores "pequenos", como os 2.0. Com isso, carros compactos e médios passam a ter desempenho de esportivos.
Conhecida
inicialmente como preparadora dos automóveis da marca alemã, a AMG atualmente
realiza muito mais, e praticamente monta automóveis novos, a partir dos modelos
de fabrica.
O
CLA 45 AMG, que chega ao Brasil neste mês de dezembro e o compacto A45 são
exemplos do que a nova tecnologia pode fazer. Com 360 cavalos de potência, 150
a mais do que o modelo original, o CLA voa na pista, fazendo de 0 a 100km/h em
menos de cinco segundos, mesmo tendo um motor 2.0, ou seja, um motor comum em
muitos carros atualmente. A versão de corrida (AMG Racing Series) foi apresentada pela Mercedes em sua sede, na cidade de São Bernardo do Campo, na última semana. O modelo inaugura uma nova categoria de competição no Mercedes Challenge. O carro conta com transmissão com dupla embreagem, câmbio de sete marchas preparado para competição e tração integral.
CLA 45 Racing Series |
Mais impressionante ainda é o compacto A45, que
também usa o mesmo motor, só que com 204 cavalos a mais do que o Classe A,
modelo de entrada da marca. Com tração integral, o compacto possui ótima
estabilidade, proporcionada pela tração integral. É um carro que passa fácil
dos 200 km/h. E por esta razão não é para qualquer um.
Outra montadora alemã, a Audi, aposta na
tecnologia para lançar um superesportivo elétrico: o R8 E-tron, com 400 cavalos
de potência, que são despejados instantaneamente por dois motores elétricos nas
rodas traseiras. O Controle de tração inteligente garante a estabilidade e o
aproveitamento de toda a cavalaria, mas não impede que o motorista afunde no
banco em arrancadas mais fortes. Sem eixo contínuo, o carro possui 500 kg de
baterias, colocados no meio do automóvel. Além do desempenho, a dirigibilidade
e o silêncio do carro surpreendem. A Audi ainda se deu ao luxo de desenvolver
freios especiais, que aproveitam a energia das frenagens para recarregar as
baterias. Se você pensa em ter um carro desses, é melhor correr: só foram
fabricadas 10 unidades.
Texto: Marco Antônio
Fotos: Marconews; site carplace (uol)
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