sábado, 9 de novembro de 2013

Pequenos e furiosos

Tecnologia permite potencializar rendimento de motores

 
Mercedes CLA 45
Com o avanço da tecnologia, as montadoras estão conseguindo elevar a performance dos motores "pequenos", como os 2.0. Com isso, carros compactos e médios passam a ter desempenho de esportivos.
Conhecida inicialmente como preparadora dos automóveis da marca alemã, a AMG atualmente realiza muito mais, e praticamente monta automóveis novos, a partir dos modelos de fabrica.
 

O CLA 45 AMG, que chega ao Brasil neste mês de dezembro e o compacto A45 são exemplos do que a nova tecnologia pode fazer. Com 360 cavalos de potência, 150 a mais do que o modelo original, o CLA voa na pista, fazendo de 0 a 100km/h em menos de cinco segundos, mesmo tendo um motor 2.0, ou seja, um motor comum em muitos carros atualmente. A versão de corrida (AMG Racing Series) foi apresentada pela Mercedes em sua sede, na cidade de São Bernardo do Campo, na última semana. O modelo inaugura uma nova categoria de competição no Mercedes Challenge. O carro conta com transmissão com dupla embreagem, câmbio de sete marchas preparado para competição e tração integral.
CLA 45 Racing Series
 
Mais impressionante ainda é o compacto A45, que também usa o mesmo motor, só que com 204 cavalos a mais do que o Classe A, modelo de entrada da marca. Com tração integral, o compacto possui ótima estabilidade, proporcionada pela tração integral. É um carro que passa fácil dos 200 km/h. E por esta razão não é para qualquer um.
Outra montadora alemã, a Audi, aposta na tecnologia para lançar um superesportivo elétrico: o R8 E-tron, com 400 cavalos de potência, que são despejados instantaneamente por dois motores elétricos nas rodas traseiras. O Controle de tração inteligente garante a estabilidade e o aproveitamento de toda a cavalaria, mas não impede que o motorista afunde no banco em arrancadas mais fortes. Sem eixo contínuo, o carro possui 500 kg de baterias, colocados no meio do automóvel. Além do desempenho, a dirigibilidade e o silêncio do carro surpreendem. A Audi ainda se deu ao luxo de desenvolver freios especiais, que aproveitam a energia das frenagens para recarregar as baterias. Se você pensa em ter um carro desses, é melhor correr: só foram fabricadas 10 unidades.
 
Texto: Marco Antônio
Fotos: Marconews; site carplace (uol)
 

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