Profissional
de marketing cria cardápio de comida vitalizante e saudável
Comer bem, com um cardápio que reúne
comida saudável, que traga benefícios para o corpo e o emocional da pessoa.
Essa é a proposta da AGNI Bistrô, criada em 2013 por Érico Paes de Camargo, ou Rico, como gosta de ser chamado.
Profissional de marketing que
resolveu dar uma guinada na vida, após atuar em uma grande empresa do setor de
bebidas, Rico encontrou no segmento
de alimentação uma alternativa para melhorar sua qualidade de vida. Após atuar
no ramo de maneira informal durante algum tempo, estruturou a AGNI no final de
2013. O objetivo é oferecer aos seus clientes pratos que, além de saudáveis e
funcionais, também tenham sabor. Afinal, não é porque a comida é saudável que
tenha de ter um sabor ruim.
Para Rico, “a
culinária está ligada ao processo de criatividade e comer bem está ligado a
comer com a consciência de que, automaticamente, vem a qualidade e sabor. É
importante se deixar permitir, para isso tenho o slogan Permita-se SENTIR novos sabores. Isso, além de remeter ao alimento,
é algo que acredito que devemos levar para a vida: quebrar tabu e não ficarmos
preso a paradigmas”.
Profissional de marketing, chef de cozinha e agora empreendedor. Todas essas faces de Rico Camargo se mesclam no dia a dia do
seu empreendimento.
“Marketing está no meu DNA, é algo
que aprendi a gostar e respeitar. Então diria não mudei de área, agreguei
outra”, diz o empresário, bem-humorado, ao ser perguntado porque mudou para o
ramo de alimentação. “O ramo de alimentos é algo fascinante que me ajudou muito
como Ser Humano; aprendi a respeitar o sistema cíclico da natureza, e fui
apresentado a alimentação, a principio, como algo prazeroso (período que
trabalhava no marketing das cervejas Baden e Eisenbanh) e por uma necessidade
emocional descobri o quanto ela influencia nosso emocional e o físico”.
De volta à terra natal
Sobre a escolha de volta à cidade de
Cesário Lange, Rico revela que é a
sua terra natal, “onde tive uns dos meus melhores momentos da vida, nada mais
inspirador de iniciar um projeto em um local inspirador! Mas tirando o lado
emocional e indo para o prático, temos um sitio na região que proporcionou
fazer o projeto mais próximo possível do agronatural e viabilizando uma
estrutura já existente, além da logística, pois estou à margem da Rodovia
Castelo Branco, com fácil escoamento para todo interior e a 140 km da Capital”.
Nesse processo de descobrimento de
novas perspectivas e valores de vida, o apoio da família foi fundamental, “me
apoiaram em tudo”, principalmente a mãe do empresário, Maria Malori, chamada
por ele de “mulher iluminada!”. Rico
conta ainda que recebeu “muitos apoios e conselhos de pessoas que já atuavam no
ramo e que me deram muita clareza”.
Começo
Rico
Camargo lembra que “há cinco anos estudo e atuo no segmento de alimentação
informalmente, e no final de 2013 iniciei o projeto AGNI Bistrô que traz uma
alimentação com princípios vitalizantes (integrais e funcionais) e com requinte
de algo mais sofisticado, com o objetivo de atender clientes como barzinhos, cafés,
empórios e delicatessen, fornecendo
suporte para estes atenderem seus consumidores”.
Como em todo negócio, a principal
dificuldade foi colocar a coisa para funcionar. “Como todo inicio, o grande
desafio foi e está sendo iniciar, pois são vários desafios operacionais e tudo
para estruturar, como: definir o mercado, cardápio, normalizar esse cardápio e estratégia
de comunicação. Ter que acreditar em algo muitas vezes abstrato, como investir
sem ter o mercado (venda real), agora já estamos na fase que da para fazer
conta quanto irei investir e em quanto tempo consigo retornar em venda”.
Ele explica porque decidiu trabalhar
com alimentos vitalizantes e congelados. “Vitalizante pelo principio que
acredito que alimentação deve ser algo prazeroso, mas ela tem obrigação de
contribuir com nosso emocional e físico. O vitalizante vem justamente para
entregar algo positivo por ser algo mais próximo possível do natural.
Congelada
é para praticidade e maior garantia da qualidade aos consumidores, podendo chegar
aos clientes mais distantes”.
O empresário observa que o processo
de elaboração e criação de um prato segue princípios mercadológicos, como
pesquisa de mercado e conversas com clientes para “sentir a necessidade; eu
gosto de ouvir bastante”. Mas Rico
também segue a estratégia de tentativa e erro. “Pesquiso uma receita e
acrescento meus toques pessoais, chego ao sabor que me agrada e posteriormente
é adequado à forma de produção para que preserve a integridade e aspecto do
produto que sofrerá choques (congelamento e aquecimento) até a mesa do
consumidor”.
Mito
Rico rebate o argumento de que a culinária
vegetariana não tem sabor: “é uma das mais criativas, e consequentemente,
saborosas. O que as pessoas
confundem é dieta de restrição alimentar, pois muitos pedem a restrição de
carne, ai sim esses pratos muitas vezes acabam sendo insossos ou deixam de
utilizar alguns ingredientes já conhecidos pelo paladar, mas isso NÃO é culinária
vegetariana”, garante o chef.
Trajetória
Aos 36 anos, separado e pai de duas
filhas, Rico atuou durante 15 anos em
trade marketing de cervejarias. “Nestes
dois últimos anos fui responsável pela comercialização da Baden Baden e
Eisenbahn na Capital Paulista, período de vasto contato com canais especiais e
alimentos/bebidas gourmet”, conta o chef, ressaltando que “Já há algum tempo
vinha desgastado com a pressão mercadológica do segmento, e busquei fontes
alternativas de reestruturar e minimizar meu stress, foi quando deparei com a
terapia Ayrveda, que tem como principio equilíbrio corpo/mente pela
alimentação”.
Mesmo separado, ele mantém uma boa relação com a
ex-mulher Daniela Bochnia, designer responsável pela criação da logomarca e
identidade visual da AGNI. “Quando a Daniela me apresentou os estudos da
logomarca da AGNI, foi ai que pude visualizar com maior fervor onde poderia
chegar”, diz o empresário sobre um episódio marcante nesta caminhada. “Outro
momento marcante foi quando de fato fiz meus primeiros pratos na minha cozinha
no Sitio, me senti muito realizado”.
Sobre o futuro, Rico afirma que “gosto de sonhar e criar expectativas positivas,
isso me dá prazer em viver e caminhar. A AGNI Bistrô deverá ser uma marca nacional
em dar suporte aos seus clientes. E por que não ser uma franquia?”.
O empresário diz estar realizado. “Fazer
o que a gente gosta é plenitude, pude juntar vários aspectos que amo: uma vida
agitada e urbana alinhada com a calma e tranquilidade da fazenda. Marketing: estruturar
essa marca, visitar clientes, pesquisa e relacionamento. Cozinhar: Terapia, onde
consigo expor criatividade. Meio ambiente: Estar próximo da mata, animais e
plantas e conviver harmoniosamente é um privilégio muito grande restrito a
poucos”.
Investimentos
O empresário investiu recentemente
em novos equipamentos, com a aquisição de ultracongelador, peça que garante a
saúde do alimento congelado, mantendo suas características originais. Além
disso, uma nova linha de pratos, incluindo risotos e yakissobas, já está pronta
para ser comercializada.
Você pode saber mais curtindo a página do AGNI
no Facebook ou pedindo informações pelos telefones 15 99681-8080 ou 15
3246-3168.
Os pratos e sabores são ótimos, porém não tive um atendimento decente por parte do proprietário/cozinheiro/entregador. Deixou me plantada esperando a encomenda agendada "por ele" porque esqueceu que era dia das mães! Como se eu também não fosse Mãe!
ResponderExcluirEsse "queimou o prato" comigo!
Não recomendo!