quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

SUV ou Hatch? Escolha o modelo que lhe agrada

Saiba as diferenças entre os modelos
Volvo XC 90


          Você é um motorista que gosta de aventura, mas não abre mão do conforto e do asfalto ou prefere um carro mais urbano, com design moderno e agradável?
          Dependendo do gosto de cada um, o mercado automobilístico oferece modelos para atender a praticamente todos os gostos. Ficou no passado a época em que o setor automotivo dividia-se em sedãs, cupês, picapes e caminhões. Hoje são tantas denominações e variedades de modelos que o comprador quase precisa de um manual de instruções só para poder escolher. Hatchback, fastback, monovolume, vans, SW (station wagons, mais conhecida pelos motoristas mais antigos como peruas, como por exemplo: Chevrolet Caravan ou a famosa Brasília) SUVs, crossover...enfim...modelos para todos os gostos.
          Nesta matéria, vamos focar em dois segmentos mais conhecidos e com sucesso nas terras brasileiras. O primeiro é o VUE (Veículo Utilitário Esportivo). Ah, você nunca ouviu falar? Talvez você o conheça pela sigla em inglês: SUV (Sport Utility Vehicle). É um tipo de automóvel com características dos veículos de passeio e dos veículos todo o terreno (off-road) aliando conforto, espaço e versatilidade. Tem origem nos veículos para fins militares, fabricados por ocasião da II Guerra Mundial tais como os da marca Jeep, popularmente conhecidos no Brasil como jipe. Os SUV foram muito populares nos Estados Unidos entre 1990 e 2000. Com a subida dos preços dos combustíveis, e devido ao alto consumo exigido por esses veículos, a popularidade diminuiu. Os fabricantes de automóveis têm conseguido novos modelos de SUV que associam moderno design, robustez e relativa diminuição do consumo. No entanto, os SUV têm recebido críticas referentes ao forte impacto causado pelo seu peso, que acarreta um aumento dos danos em caso de colisão com outros veículos. Por outro lado, é justamente essa robustez e a sensação de segurança que o SUV passa a seus ocupantes uma das razões de seu sucesso.

Lançamento
Interior do Volvo XC 90

          No segmento de SUV, dois pesos-pesados recém-chegados devem encher os olhos de consumidores felizardos e endinheirados. Recheados de tecnologia e itens de luxo e conforto, o Volvo XC 90 e o Audi Q7 custam na faixa dos R$ 400 mil.
          Os carros são grandes e pesados e possuem mais de 300 cavalos de potência, além de central multimídia, capacidade para sete passageiros (de fábrica no Volvo) roda traseira que vira para ajudar na hora de estacionar (Audi) e sistema de condução semiautônomo (Volvo). Esses automóveis reúnem o que há de mais moderno na indústria e estão anos luz à frente de carros que marcaram época no passado também pelo estilo inovador.

Hatch
Chevette Hatch

          Quem tem 40 anos ou um pouco mais deve se lembrar do Chevette Hatch, modelo de sucesso da Chevrolet na segunda metade dos anos 70 e começo dos 80. Um carro com design inovador para a época e que encantou (e ainda encanta) muita gente.
          Era um dos primeiros contatos dos brasileiros com os modelos hatchback, que teve como grande representante na época o Monza Hatch.  O hatchback (ou simplesmente hatch) é um design automotivo que consiste num compartimento de passageiros com porta-malas integrado (diferentemente do modelo sedan), acessível através de uma porta traseira, e o compartimento do motor à frente. É uma palavra em inglês sem uma correspondência exata em português. Estas palavras são usadas para definir um design automotivo onde as carrocerias de dois volumes (aquelas que não tem porta-malas saliente) que trazem uma grande porta atrás para acesso ao bagageiro. Os hatchbacks ou hatchs são também chamados de três-portas (quando têm duas portas, mais a porta traseira) ou cinco-portas (quando têm quatro portas, mais a porta traseira).
Monza Hatch

Nenhum comentário:

Postar um comentário