Saiba as diferenças
entre os modelos
Volvo XC 90 |
Você é um
motorista que gosta de aventura, mas não abre mão do conforto e do asfalto ou
prefere um carro mais urbano, com design moderno e agradável?
Dependendo do
gosto de cada um, o mercado automobilístico oferece modelos para atender a
praticamente todos os gostos. Ficou no passado a época em que o setor automotivo
dividia-se em sedãs, cupês, picapes e caminhões. Hoje são tantas denominações
e variedades de modelos que o comprador quase precisa de um manual de
instruções só para poder escolher. Hatchback, fastback, monovolume, vans, SW
(station wagons, mais conhecida pelos motoristas mais antigos como peruas, como
por exemplo: Chevrolet Caravan ou a famosa Brasília) SUVs,
crossover...enfim...modelos para todos os gostos.
Nesta
matéria, vamos focar em dois segmentos mais conhecidos e com sucesso nas terras
brasileiras. O primeiro é o VUE (Veículo Utilitário Esportivo). Ah, você nunca
ouviu falar? Talvez você o conheça pela sigla em inglês: SUV (Sport Utility
Vehicle). É um tipo de automóvel com características dos veículos de passeio e
dos veículos todo o terreno (off-road) aliando conforto, espaço e
versatilidade. Tem origem nos veículos para fins militares, fabricados por
ocasião da II Guerra Mundial tais como os da marca Jeep, popularmente
conhecidos no Brasil como jipe. Os SUV foram muito populares nos Estados Unidos
entre 1990 e 2000. Com a subida dos preços dos combustíveis, e devido ao alto
consumo exigido por esses veículos, a popularidade diminuiu. Os fabricantes de
automóveis têm conseguido novos modelos de SUV que associam moderno design,
robustez e relativa diminuição do consumo. No entanto, os SUV têm recebido
críticas referentes ao forte impacto causado pelo seu peso, que acarreta um
aumento dos danos em caso de colisão com outros veículos. Por outro lado, é
justamente essa robustez e a sensação de segurança que o SUV passa a seus
ocupantes uma das razões de seu sucesso.
Lançamento
Interior do Volvo XC 90 |
No segmento
de SUV, dois pesos-pesados recém-chegados devem encher os olhos de consumidores
felizardos e endinheirados. Recheados de tecnologia e itens de luxo e conforto,
o Volvo XC 90 e o Audi Q7 custam na faixa dos R$ 400 mil.
Os carros são
grandes e pesados e possuem mais de 300 cavalos de potência, além de central
multimídia, capacidade para sete passageiros (de fábrica no Volvo) roda
traseira que vira para ajudar na hora de estacionar (Audi) e sistema de condução
semiautônomo (Volvo). Esses automóveis reúnem o que há de mais moderno na
indústria e estão anos luz à frente de carros que marcaram época no passado também
pelo estilo inovador.
Hatch
Chevette Hatch |
Quem tem 40
anos ou um pouco mais deve se lembrar do Chevette Hatch, modelo de sucesso da
Chevrolet na segunda metade dos anos 70 e começo dos 80. Um carro com design
inovador para a época e que encantou (e ainda encanta) muita gente.
Era um dos primeiros contatos dos brasileiros com os
modelos hatchback, que teve como grande representante na época o Monza
Hatch. O hatchback (ou
simplesmente hatch) é um design automotivo que consiste num compartimento
de passageiros com porta-malas integrado (diferentemente do modelo sedan),
acessível através de uma porta traseira, e o compartimento do motor à frente. É
uma palavra em inglês sem uma correspondência exata em português. Estas
palavras são usadas para definir um design automotivo onde as
carrocerias de dois volumes (aquelas que não tem porta-malas saliente) que
trazem uma grande porta atrás para acesso ao bagageiro. Os hatchbacks ou hatchs são
também chamados de três-portas (quando têm duas portas, mais a porta traseira)
ou cinco-portas (quando têm quatro portas, mais a porta traseira).
Monza Hatch |
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