Iniciativa de condomínio carioca virou tema de reportagem
As garrafas vão dentro das caixas |
Um conjunto de medidas simples, adotado por um condomínio na cidade do Rio de Janeiro, reduziu o consumo diário de água de 45 mil litros para 30 mil litros; uma redução de 33%. A história foi apresentada no programa É de Casa (TV Globo) do dia 11 de fevereiro. Entre as medidas, estão a verificação diária da conta d'água para se identificar possíveis vazamentos, manutenção das caixas de descargas nos banheiros, com a troca eventual de peças que possam gerar vazamento e, a grande novidade, a colocação de uma garrafa PET cheia de areia dentro da caixa de descarga.
A garrafa "engana" a caixa, fazendo com que ela precisa de menor quantidade de água para encher e dar a descarga. Com isto, a economia pode chegar a mais de três litros de água por dia. Claro que o bolso do consumidor agradece.
Mas é preciso usar um tipo de areia - a areia sanitária para gatos (foto), que é antibacteriana - e amarrar um arame no ponto de equilíbrio da garrafa, colocando-a de pé na caixa de descarga. A areia deixa a garrafa mais firme dentro da caixa. Esta é uma medida que pode ser adotada por edifícios de todo o Brasil, sendo mais eficaz do que diminuir a bóia da caixa para reduzir o volume de água, pois isto acaba reduzindo também a pressão e a pessoa acaba tendo de ar descarga mais vezes, gerando mais consumo de água. Portanto, se você mora em condomínio - ou mesmo em casa particular - ficam aqui as duas dicas: usar a garrafa para economizar água e evitar diminuir a bóia da caixa d'água, pois no fim das contas você estará consumindo mais água. Além disso, outra vantagem é que esta medida contribui para retirar garrafas PET de circulação, o que contribui e muito para o Meio Ambiente. Só lembrando que, nesta quarta, dia 22 de Março, é o Dia Mundial da Água e qualquer iniciativa que economize o uso deste elemento vital à vida é louvável e deve ser seguida.
Fotos: Imagem de TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário