Promoção também sente
efeitos da crise
Site oficial da Black Friday |
Em sua oitava
edição, que começou à meia-noite desta sexta-feira e vai até a meia-noite de
sábado, a Black Friday 2017 espera vender entre R$ 2,1 bilhões e R$ 2,5 bi
somente no comércio eletrônico, via internet. Um aumento que pode chegar a 18%
em relação à 2016.
Apesar do
salto, especialistas afirmam que é cedo para falar que a promoção superou a
crise econômica. Além disso, muitas empresas aproveitam a ocasião para desovar
estoques. Mas mesmo com a atual situação financeira do país, os organizadores
esperam mais de três milhões de pedidos somente no E-commerce. A expectativa é que muitos consumidores aproveitem para
antecipar as compras de natal.
A Black
Friday no Brasil acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Este grande
evento atingiu R$ 1.9 bilhões em vendas em 2016 no Brasil e a cada ano o número
só aumenta! Se você quer conferir as empresas participantes, pode acessar o
site oficial: www.blackfriday.com.br/
Cuidados
Mas é
importante que você tome alguns cuidados na hora de comprar. Dessa forma,
evitará problemas e dissabores que podem transformar a oportunidade de comprar
com desconto em uma grande dor de cabeça.
Se você já
tem em mente os produtos que deseja adquirir em descontos, é fundamental
conhecer bem os preços desses produtos no mercado. Segundo a Câmara Brasileira
de Comércio Eletrônico, é importante pesquisar os preços ainda que você deseje
fazer suas compras em lojas físicas. O motivo dessa “medida de precaução”
existe devido ao fato de muitas lojas aumentarem os valores dos produtos
próximo a data do black friday, para no dia realizarem um “desconto” falso.
Procure em sites de comparação de
preços e adquira suas informações apenas de fontes confiáveis e atualizadas. Dessa
forma, você pode se certificar de que não estará comprando um produto de R$ 800,
quando o valor real, na verdade, é de 400,00 reais.
Certifique-se da segurança do
site em que fará suas compras Verifique sempre se o site em questão possui
endereço físico, formas de contato (de preferência com telefones), políticas de
privacidade e termos de uso.
Realize uma busca online a
respeito dos sites e procure por informações que possam te dizer um pouco mais
sobre a confiança do site. Acrescente os termos “reclamações” ou “problemas”
juntamente ao nome do site, para afunilar melhor suas buscas. Sites de
reclamação online, como o site Reclame Aqui, também podem ajudar com a
prevenção. Prefira sites mais conhecidos e populares, pois estes costumam ser
mais garantidos quanto à segurança de que você realmente irá receber seu
produto.
Confiabilidade
Outra dica importante é verificar
se a loja é confiável para disponibilizar trocas. Em muitas liquidações, é comum que os comerciantes deixem claro
com antecedência que não realizam trocas de produtos comprados em promoções.
De acordo com o Procon, um
fornecedor é obrigado a trocar um produto que tenha sido vendido com defeito. Entretanto, em compras realizadas pela
internet, o comerciante deve trocar produtos mesmo que não tenham sido vendidos
com defeito.
Também é preciso ficar atento às
fraudes, embora, claro, nenhuma loja ou site admita que comete fraudes. Apesar
disso, na Black Friday, é comum aparecerem links na tela do seu computador,
oferecendo produtos que – a primeira vista – parecem verdadeiros. E-mails
contendo links também podem ser uma forma de enviar vírus ao seu computador,
roubando dados e causando diversos problemas. Então lembre-se: Não, você não
ganhou um IPhone de graça em um sorteio. Nem clique no link.
Por fim, exija notas fiscais. A
nota fiscal é essencial para se certificar da pessoa que realizou a venda e de
quem comprou o produto. Além disso, as notas fiscais também comprovam a
garantia do item comprado, informando seu respectivo modelo, marca de número de
série. Com esses dados, você pode, inclusive, garantir seus direitos em caso de
desejar realizar reclamações – juntamente aos órgãos de defesa.
Fonte: Site Beleza e Moda
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