terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Dor: o mal que afeta milhões de brasileiros

Quase 40% da população sofre com algum tipo de dor crônica

A dor afeta a qualidade de vida da pessoa

          Estudo feito pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), realizado em 2018, aponta que 37% da população brasileira (cerca de 60 milhões de pessoas, na época), relatam algum tipo de dor crônica, aquela que persiste por mais de três meses.
          Esse número pode ser ainda maior, pois em 2018 os brasileiros contabilizavam pouco mais de 208 milhões de cidadãos, e hoje, já ultrapassamos os 211 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE.
          O certo é que a dor afeta a vida de milhões de pessoas, tirando delas a qualidade de vida. Se você sente alguma dor persistente (chata mesmo!!) por mais de três meses, você faz parte deste grande, mas não muito feliz, grupo de cidadãos que sofrem de dor crônica.
          Mas, afinal, o que é dor? Segundo o dicionário, dor é a “sensação corporal penosa, sendo classificada pelo seu tipo, intensidade, caráter e ocorrência: dor de barriga; dor difusa”.
          Já no campo dos sentimentos, dor significa “mágoa; sofrimento provocado por uma decepção, pela morte de alguém, por uma tragédia: dor de perder o pai. Compaixão; piedade de si mesmo ou do sofrimento de outra pessoa: demonstrou uma dor imensa diante da pobreza”.
          Se gosto e opinião cada pessoa tem a sua, parece que a dor também pode ter suas variedades, com origens diversas. Realmente, a dor não resume aquela pancada no joelho durante o jogo de futebol no final de semana. Afinal, existe dor maior do que se perder uma pessoa amada?
          A revista Hadar deste mês traz reportagem especial que aborda o assunto de diferentes ângulos, trazendo orientações para quem sofre com a dor, seja ela qual for. Uma matéria que pode ajudar você a entender melhor o seu problema. Não deixe de ver: www.revistahadar.com.br 

2 comentários:

  1. Durante toda minha vida,tive dores musculares principalmente câimbras,os motivos não sei dizer , mesmo praticando esportes o problema continuava,e ainda pior 13 anos de natação,as dores só diminuíram depois q eu li um artigo de um médico cirurgia sobre as consequências do leite de vaca sobre o organismo das mulheres,ele diz q provoca inflamaçães,a dois anos exclui o leite da minha alimentação,se é verdade ou não oq ele disse,uma coisa eu posso confirmar pra mim deu super certo, hoje aos 60 anos não tenho mais dores como antes ,elas diminuíram significativamente.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho dores,mais já fiz todos os exames mais não encontraram nada.
    Então continuo com às dores já acostumei.

    ResponderExcluir