sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Saiba os cuidados com o documento digital

 CRLV-e pode ser alvo de golpes

            O mundo hoje cabe quase inteiramente no seu celular, não é mesmo? Você pode fazer compras on line, receber e transferir dinheiro com um simples clique, justificar seu voto, receber seu auxílio emergencial. Isso sem falar nas redes sociais que conectam você com o planeta todo.

            E então, nada mais natural que documentos oficiais também tenham sua versão eletrônica, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou mesmo os documentos necessários para registrar o automóvel e para transferência, em caso de venda.

            Desde o início do ano, o documento eletrônico do carro passou a ser emitido no Brasil inteiro. O CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico) e o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica) substituem os antigos CRLV e CRV e podem ser acessados pelo aplicativo oficial CDT — Carteira Digital de Trânsito. Apesar de a novidade já ter sido implementada por muitos estados desde 2018, ainda há muitas dúvidas sobre o tema. Veja agora algumas das principais dúvidas que os motoristas ainda possuem sobe o tema.

 

- Qual a diferença do CRLV-e e do ATPV-e?

O CRLV-e é o substituto do documento do carro, aquele que você recebe todo ano após fazer o licenciamento. Já a ATPV-e fica no lugar do antigo CRV (Certificado de Registro de Veículo), o outro papel que o proprietário recebe assim que compra o carro. Esse documento é aquele que precisava ser assinado em cartório sempre que o veículo era vendido — e que muita gente acabava perdendo.

 

- Tirar os novos documentos digitais custa mais caro?

Não. Você pode imprimir quantos documentos quiser em sua própria casa. Os proprietários ainda devem pagar IPVA, licenciamento e DPVAT (isento em 2021), mas não precisarão desembolsar novas quantias para acessar os documentos eletrônicos. Mas fique atento: só é possível acessar o CRLV-e se o veículo não tiver nenhum débito pendente.

 

- Dá para usar diferentes aplicativos para acessar o CRLV-e?

Não, o único aplicativo oficial que deve ser usado para baixar e acessar os documentos eletrônicos é o CDT (Carteira Digital de Trânsito). Preste atenção no nome do fornecedor do aplicativo na loja oficial de Google e Apple: sempre deve estar escrito "Governo do Brasil". Não use outros aplicativos, que podem roubar seus dados particulares.

 

- Como faz a transferência de veículo a partir de agora?

Veículos que foram licenciados até o dia 4 de janeiro de 2021 ainda devem seguir o procedimento antigo, de preenchimento do CRV em cartório. Modelos licenciados após essa data já terão o ATPV-e. Para fazer a transferência é preciso acessar o site do Detran do seu estado e colocar os dados do futuro proprietário no sistema, que fará a emissão do documento com o QR Code. Em alguns estados ainda é necessário fazer o reconhecimento de firma do ATPV-e, mas gradualmente todo esse processo será 100% digital.

 

Fonte: AutoEsporte/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário