terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Japão desenvolve satélite de madeira

 Equipamento ecologicamente correto deverá ser fabricado até 2023



            Um satélite ecologicamente correto e feito de madeira, que poderá estar pronto para ser lançado ao espaço dentro de dois anos. Ficção científica? Não para uma empresa japonesa que já está se debruçando sobre o assunto.

            A Sumitomo Forestry fechou uma parceria com a Universidade de Kyoto para desenvolver o que esperam ser os primeiros satélites do mundo feitos de madeira até 2023. A empresa já iniciou pesquisas sobre o cultivo de árvores e o uso de materiais de madeira no espaço. A parceria começará a experimentar diferentes tipos de madeira em ambientes extremos da Terra.

O lixo espacial está se tornando um problema crescente à medida que mais satélites são lançados na atmosfera. Satélites de madeira queimariam sem deixar resíduos nocivos na atmosfera ou detritos no solo quando voltassem para a Terra.

A preocupação com os danos ambientais causados pelo lixo espacial se justifica: segundo cientistas, todos os satélites que reentram na atmosfera da Terra queimam e criam minúsculas partículas de alumina (óxido de alumínio) que flutuam na atmosfera superior por muitos anos. Isto pode, eventualmente, afetar o meio ambiente do planeta. Em uma primeira etapa, a empresa desenvolverá o modelo de engenharia do satélite, depois será fabricado o modelo de voo.

Lixo espacial

Especialistas alertaram sobre a crescente ameaça de lixo espacial caindo na Terra, conforme mais espaçonaves e satélites são lançados. Os satélites são cada vez mais usados ​​para comunicação, televisão, navegação e previsão do tempo. Especialistas e pesquisadores espaciais têm investigado diferentes opções para remover e reduzir o lixo espacial. Existem cerca de 6 mil satélites circulando a Terra, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Cerca de 60% deles estão extintos (são lixo espacial). Veja matéria completa na edição deste mes da revista Hadar (www.revistahadar.com.br). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário