quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Tecnologia chega aos pesos pesados

 Caminhões e ônibus também começam a usar mais recursos tecnológicos

Caminhões agora também possuem painel digital


 

            Não são só os automóveis, principalmente os de luxo, que desfrutam do avanço tecnológico de nossa época. De uns anos para cá, os caminhões e ônibus passaram a utilizar tecnologias que aumentam a segurança, o conforto e até contribuem para reduzir a emissão de gases poluentes. O meio ambiente agradece. E muito!

            Mais automação e menos poluição é a tendência do segmento. Caminhões autônomos e semiautônomos são uma realidade cada mais próxima, inclusive no Brasil, onde já estão sendo realizados testes. Se antes você achava que sistemas que mantém a velocidade constante do veículo, garantido uma distância segura do carro ou caminhão que vai à frente, até parando automaticamente se preciso for, era coisa só de automóvel, saiba que agora existem caminhões com câmeras e radares que fazem este trabalho.

            Sensores espalhados por todo o caminhão ajudam o motorista na hora das manobras e na condução, identificando, por exemplo, pedestres que eventualmente se movimentem próximo ao caminhão ou estejam atravessando a sua. Nesta situação, um protocolo de segurança é acionado, parando o grandalhão na hora. Em alguns modelos que estão sendo testados, um mapa antecipa o que o motorista vai encontrar pela frente; um sistema próprio do caminhão avalia se está em descida e aciona o freio-motor, analisando dados como, por exemplo, o peso da carga transportada, para manter o caminhão a uma distância segura do veículo à sua frente. Da mesma forma, nas subidas, o sistema toma as providências necessárias para o caminhão encarar o trecho sem problemas, inclusive trocando as marchas; o motorista nem precisa mexer nos pedais. Este sistema permite uma economia de 12% no consumo ou 50 mil litros de diesel a menos por ano. Bom para o bolso e para a natureza!

 

Retrovisores pra que?



            Espelhos retrovisores são coisa do passado. No lugar deles, câmeras modernas mostram ao motorista o trânsito próximo. Entre as vantagens, está a eliminação do chamado ponto cego. Um sistema de aquecimento impede que as gotículas de chuva embacem as lentes. As câmeras facilitam a vida do motorista, garantindo mais segurança ao mudar de faixa, por exemplo. É, definitivamente os brutos da estrada não estão mais tão brutos. E todos ganham com isso!

 

Ônibus




            Não são só os caminhões que estão se tornando mais tecnológicos. Os ônibus também. A imagem das antigas jardineiras ficou no passado de vez.

            Agora, ônibus híbridos, com motores elétricos e bicombustíveis; torque presente instantaneamente e motor a combustão que é usado para recarregar o motor elétrico. Há casos em que é usado gás como combustível. Veículo elétrico de autonomia estendida é o nome técnico desses grandalhões.

            E o futuro promete mais novidades: com a redução no preço das baterias, que deve ocorrer com o tempo, existe a possibilidade de se retirar o motor a combustão, deixando o coletivo 100% elétrico. É o que os engenheiros chamam de conceito escalável. Isto pode reduzir em até 40% o custo de diesel para frotas. Veja matéria completa na edição de março da revista Hadar (www.revistahadar.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário