Caminhões e ônibus também começam a usar mais recursos tecnológicos
Caminhões agora também possuem painel digital
Não são só
os automóveis, principalmente os de luxo, que desfrutam do avanço tecnológico
de nossa época. De uns anos para cá, os caminhões e ônibus passaram a utilizar
tecnologias que aumentam a segurança, o conforto e até contribuem para reduzir
a emissão de gases poluentes. O meio ambiente agradece. E muito!
Mais automação
e menos poluição é a tendência do segmento. Caminhões autônomos e semiautônomos
são uma realidade cada mais próxima, inclusive no Brasil, onde já estão sendo
realizados testes. Se antes você achava que sistemas que mantém a velocidade
constante do veículo, garantido uma distância segura do carro ou caminhão que
vai à frente, até parando automaticamente se preciso for, era coisa só de automóvel, saiba que agora
existem caminhões com câmeras e radares que fazem este trabalho.
Sensores
espalhados por todo o caminhão ajudam o motorista na hora das manobras e na
condução, identificando, por exemplo, pedestres que eventualmente se movimentem
próximo ao caminhão ou estejam atravessando a sua. Nesta situação, um protocolo
de segurança é acionado, parando o grandalhão na hora. Em alguns modelos que
estão sendo testados, um mapa antecipa o que o motorista vai encontrar pela
frente; um sistema próprio do caminhão avalia se está em descida e aciona o freio-motor,
analisando dados como, por exemplo, o peso da carga transportada, para manter o
caminhão a uma distância segura do veículo à sua frente. Da mesma forma, nas
subidas, o sistema toma as providências necessárias para o caminhão encarar o
trecho sem problemas, inclusive trocando as marchas; o motorista nem precisa
mexer nos pedais. Este sistema permite uma economia de 12% no consumo ou 50 mil
litros de diesel a menos por ano. Bom para o bolso e para a natureza!
Retrovisores pra que?
Espelhos
retrovisores são coisa do passado. No lugar deles, câmeras modernas mostram ao
motorista o trânsito próximo. Entre as vantagens, está a eliminação do chamado
ponto cego. Um sistema de aquecimento impede que as gotículas de chuva embacem
as lentes. As câmeras facilitam a vida do motorista,
garantindo mais segurança ao mudar de faixa, por exemplo. É, definitivamente os
brutos da estrada não estão mais tão brutos. E todos ganham com isso!
Ônibus
Agora, ônibus
híbridos, com motores elétricos e bicombustíveis; torque presente
instantaneamente e motor a combustão que é usado para recarregar o motor
elétrico. Há casos em que é usado gás como combustível. Veículo elétrico de
autonomia estendida é o nome técnico desses grandalhões.
E o futuro promete mais novidades: com a redução no preço das baterias, que deve ocorrer com o tempo, existe a possibilidade de se retirar o motor a combustão, deixando o coletivo 100% elétrico. É o que os engenheiros chamam de conceito escalável. Isto pode reduzir em até 40% o custo de diesel para frotas. Veja matéria completa na edição de março da revista Hadar (www.revistahadar.com.br).
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