terça-feira, 15 de junho de 2021

Fisioterapia auxilia na recuperação pós-covid

 Procedimento não possui contraindicações

Fisioterapeuta Ana Rachid


            A fisioterapia pode ajudar no tratamento para a recuperação de pacientes que contraíram a Covid-19, tanto na forma leve quanto na forma mais grave. A informação é da fisioterapeuta Ana Flávia Rachid de Medeiros (Crefito – 2111-66). Desde o início da pandemia, ela atende até cinco pacientes novos por mês, “com resultados surpreendentes”. Com consultório em Alambari, ela também recebe pacientes de outras cidades. Saiba mais nesta entrevista exclusiva ao blog Marconews.

 

Marconews - Em quais casos a fisioterapia é recomendada para tratamento pós-covid? Existe alguma situação em que ela não é recomendada?

Ana Flávia Rachid - A fisioterapia é recomendada para a grande maioria dos pacientes pós-Covid 19, desde aquele paciente que desenvolveu a doença da maneira leve até aquele paciente que desenvolveu a doença de maneira grave e permaneceu internado em unidades de terapia intensiva. O importante para saber se há necessidade da Reabilitação com a fisioterapia pós COVID-19 é entender se aquele paciente desenvolveu sequelas, como dispneia (falta de ar), fadiga (cansaço), tosse intermitente, dores articulares e fraqueza. Não há contraindicações da Reabilitação, o importante é entender qual a necessidade do paciente e ai realizar a reabilitação adequada, de forma individualizada.

Marconews - Quantos pacientes você já atendeu? São todos de Alambari ou de outras cidades?

Ana Flávia - Desde o início da pandemia, já atendi diversos pacientes pós Covid-19, a cada mês recebo em torno de 4 a 5 pacientes novos, a grande maioria de Itapetininga.

Marconews - Como tem sido os resultados do tratamento? A recuperação é completa?

Ana Flávia - Os resultados têm sido surpreendentes, cada vez mais a ciência vem nos trazendo métodos eficazes de reabilitação e o tempo de recuperação depende do quadro clínico do paciente, alguns se recuperam em semanas, outros têm uma recuperação mais lenta, podendo levar 4 a 6 meses de cuidados.  A grande maioria tem recuperação completa, com um protocolo bem montado o paciente voltará a sua rotina diária, trabalho e atividades de lazer.

Marconews - A fisioterapia é usada em conjunto com outros tratamentos? Quais?

Ana Flávia - Sim, para uma melhor recuperação de nossos pacientes há uma grande importância de um acompanhamento multidisciplinar, isso dependerá da severidade da doença. Pacientes mais graves precisam de acompanhamento com fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros.

Marconews - Há quanto tempo você realiza este tipo de tratamento? Como surgiu a ideia de atender pacientes pós-Covid?

Ana Flávia - Desde 2015, após minha pós-graduação em Reabilitação Cardiopulmonar no Hospital Israelita Albert Einstein venho trabalhando com pacientes idosos e com problemas cardíacos e pulmonares. A ideia da Reabilitação pós-Covid-19, veio com o pico da pandemia, onde busquei me aprimorar e estudar sobre a doença, para poder levar um melhor tratamento aos meus pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário