segunda-feira, 7 de junho de 2021

Imprensa livre é fundamental na democracia

 Liberdade de informação consolida regime democrático


            Neste dia 7 de junho, é comemorado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Em tempos conturbados como os que vivemos atualmente, uma imprensa livre, independente e responsável é fundamental para fiscalizar e denunciar os desmandos de autoridades públicas em qualquer esfera de governo.

            Ao expor as mazelas da sociedade, o jornalismo livre e profissional certamente contribui para que estes problemas sejam denunciados, debatidos pela própria sociedade e, na medida do possível, soluções sejam buscadas.

            Ninguém gosta de ver seus pecados estampando a primeira página dos jornais ou o feed de notícias de uma rede social. O ser humano gosta de ver o outro se dando mal, mas quando se trata de seus defeitos pessoais....Ah, estes estão trancados não a sete chaves, mas a 70 chaves, no mínimo.

            Não são apenas as pessoas que mantém segredos que não gostam de ser revelados! Países e governos também procuram ocultar seus desmandos, suas falcatruas e seus erros.

            Não gostar de uma imprensa livre é o ponto comum entre as ditaduras, mas esta situação também acontece em democracias, por mais sólidas que elas sejam.

            Vejam por exemplo o caso Watergate, que levou à renúncia, em 1974, o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, acusado de espionar o comitê do Partido Democrata, instalado no edifício Watergate, que acabou dando nome ao escândalo.

            A renúncia de Nixon (que era do partido Republicano) foi o ponto alto do escândalo, investigado pelos repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein desde 1972, quando houve a invasão e assalto à sede do partido Democrata. A ação na verdade pretendia fotografar documentos e instalar escutas ilegais no local.

            Graças a uma fonte confiável, chamada de Garganta Profunda, os jornalistas conseguiram estabelecer as ligações entre os invasores e a Casa Branca (sede do governo americano) comprovando que Nixon sabia da tentativa de espionar o partido rival.

            O trabalho dos jornalistas do Washington Post (jornal que apoiou os dois profissionais) rendeu um filme: Todos os homens do Presidente, no qual a história é contada com maestria. E mostra a pressão que o jornal sofreu, bem como os repórteres.

            Este é o melhor exemplo da importância de uma imprensa livre, corajosa e independente. E de como isto é importante para uma sociedade livre e que respeite o estado democrático de direito. Uma imprensa livre pode não resolver os problemas da sociedade, mas é essencial para que estes problemas sejam denunciados, discutidos e enfrentados, sempre buscando soluções que visem minimizar o sofrimento das parcelas mais necessitadas e excluídas dessa mesma sociedade que se diz impoluta, quase sem mácula. Sabemos que isto não é verdade e a imprensa livre cumpre seu papel ao pôr o dedo na ferida, doa a quem doer. Viva a liberdade de imprensa!

Um comentário:

  1. Marquinho, parabéns e sucesso na sua iniciativa.

    Gostaria de receber os exemplares noticiados.

    Um grande abraços

    Odacir

    ResponderExcluir