quinta-feira, 24 de junho de 2021

A verdade e a ciência devem prevalecer

 Negacionismo já custou milhares de vidas

Não devemos subestimar este vírus


            Estamos quase no sétimo mês do ano e a pandemia da Covid-19, chamada de gripezinha por alguns, mostra que de gripezinha não tem nada. É uma doença grave que já ceifou milhares de vidas em nosso país. E não adianta espernear e dizer que ela pode ser prevenida por remédios, como a cloroquina ou outro do gênero. Ou que o isolamento e o uso da máscara não funcionam.

            Se assim fosse, o mundo inteiro estaria usando cloroquina não é mesmo? Até quem desdenhava da doença no início se rendeu ao óbvio: este é um problema grave de saúde mundial e deve ser combatido com a ciência e a verdade, não com ideias estapafúrdias de grandes conspirações ou de que a ciência não é o melhor caminho.

            O tempo, que é o senhor de todas as coisas, está mostrando que o vírus não negocia com ninguém, não tem ideologia ou preferência por este ou aquele, pobres ou ricos. O vírus aproveita toda e qualquer oportunidade para se espalhar! Afinal, este é seu propósito: espalhar-se e sobreviver.

            Claro que todos vamos morrer um dia, mas isso não significa que tenhamos de morrer antes da hora, por descuido nosso, ou incredulidade de outrem, que despreza o vírus até que ele venha bater à sua porta. Ou contamine algum ente querido.

            Pior que desdenhar a doença, é a falta de empatia com seu semelhante! Você pode até não apresentar sintomas da Covid-19, mas você pode transmitir o vírus para alguém que pode ser muito afetado ou até mesmo morrer em função desta doença. E precisamos pensar nisso! Qual pai gostaria de transmitir uma doença ao filho, podendo evitar? Que jovem gostaria de ver seus pais e irmãos adoecerem, após ele ter ido em uma balada e contrair o vírus, trazendo o mal para dentro de casa?

            Sim, precisamos trabalhar e procurar levar uma vida normal, dentro do possível. Mas este novo normal deve seguir novas regras de comportamento, como o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social. A economia pode sofrer com o fechamento de alguns setores e com o isolamento social. Mas uma pessoa que segue os protocolos de segurança, pode superar esta fase difícil e voltar a consumir, a sair, quando tudo isso passar. Já quem se arrisca pode pagar um preço muito alto. E nunca se ouviu falar de mortos que voltassem a comprar em supermercados ou frequentar bares! Até porque, ninguém ficaria em um local se, de repente, um zumbi aparecesse para tomar uma cerveja!

            Seguir a ciência ainda é o melhor caminho. E os governos têm por obrigação buscar meios de ajudar toda a população, principalmente a parcela mais necessitada, a superar este momento difícil. Governo do povo, para o povo e pelo povo! Sabemos que isto é um ideal quase impossível de ser alcançado, mas antes um governo sensato, que um governo obscurantista. Ao final, a história julgará a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário