quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Tecidos antivirais para carros

 Tecnologia inovadora tem ação bactericida e antiviral

Os tecidos retém sujeira e vírus


             Um dos efeitos da pandemia do coronavírus na indústria automobilística é o aumento da preocupação das montadoras com a saúde das pessoas, principalmente em veículos de uso coletivo ou famílias grandes que usam o carro todo dia. Nesta linha de pensamento está o uso de materiais que combatem inimigos invisíveis, como bactérias, vírus e até gases nocivos, como os que saem do escapamento.

            Alguns veículos usam filtro de ar-condicionado com uma camada de carvão ativado, que segura o mau cheiro e parte da poeira, fungos e bactérias. Mas, por ser uma matéria-prima cara, o carvão ativado só é usado em veículos topo de linha. Mesmo assim, seu uso tem aumentado, devido à alta capacidade de absorção e desintoxicação. Essas caraterísticas fazem com que o carvão ativado seja usado em inúmeros produtos, incluindo pasta de dente e enxaguante bucal.

Por esta razão, os fabricantes estão buscando alternativas para o uso do material, como por exemplo, em tecidos e revestimentos de várias partes do veículo.



            Estudos estão sendo feitos para avaliar a eficácia do produto em revestimentos. Em alguns casos, a capa que recobre o tecido dos bancos do carro, feito em poliamida, conta com um fio de ação bactericida e antiviral, inclusive contra o coronavírus. Este fio possui poros onde é introduzida prata. Com isto o fio pode ser transformado em diferentes texturas e cores; até roupas já estão sendo fabricadas com esta tecnologia. Este tecido tem ação duradoura (mesmo após muitas lavadas) e as montadoras já estudam oferecer bancos feitos com este material. Também estão sendo desenvolvidos tecidos voltados para o transporte coletivo

 

Mais tecnologia

Em alguns veículos, sensores monitoram o nível de poluição das ruas por onde o automóvel está passando. Em caso de números altos, o sistema fecha automaticamente a entrada de ar e ativa a recirculação no interior do carro, impedindo a entrada de poluição e sujeira. Outra tecnologia que está sendo testada usa altas temperaturas para eliminar inimigos invisíveis que possam estar se escondendo no interior do seu carro. Tudo isso em nome da saúde das pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário