segunda-feira, 12 de julho de 2021

Engenheiro florestal: especialista fundamental nos dias de hoje

 Profissional atua para promover produção sustentável


            Neste dia 12 de julho, é comemorado o dia do Engenheiro Florestal, profissional que promove o uso sustentável dos recursos naturais. Em tempos onde a questão ambiental e o crescimento econômico devem andar lado a lado para proporcionar um desenvolvimento sustentável, o papel do engenheiro florestal torna-se a cada dia mais importante.

            Profissional com larga experiência na área, Antônio Orlando da Luz Freire Neto trabalha no Instituto Florestal de Itapetininga, localizado no bairro do Barro Branco. Em entrevista ao Marconews, ele conta como é a profissão que exerce

“O engenheiro florestal é o profissional que promove o uso sustentável dos recursos naturais”, explica Orlando Freire.

Ele ressalta que “nesta época de aquecimento global e mudanças climáticas, (o engenheiro florestal) tem papel fundamental na captura de carbono emitido pela atividade humana, com o plantio e manutenção de áreas florestais naturais e florestas para fins econômicos”. Freire lembra que “as árvores, através de seu metabolismo, conseguem capturar o carbono emitido e presente na atmosfera e transformá-lo em madeira e produtos que não sejam madeira, de larga aplicação para benefício do homem”.

“Neste contexto, além de promoverem a conservação e a preservação de matas e florestas nativas, constroem e arquitetam maciços florestais com fins comerciais. Trabalham com o intuito de melhorar a produção e promover a produção sustentável de produtos florestais”, diz Orlando Freire sobre o papel do engenheiro florestal, acrescentando que estes profissionais “são responsáveis por estudar e interpretar ecossistemas florestais naturais, de modo a propor estratégias sustentáveis para a utilização racional destes recursos: produção de água, prospecção de fármacos, conservação de fauna e flora, turismo e lazer entre outras atividades”.

 

Pesquisas

Ainda de acordo com Freire, os engenheiros florestais “selecionam plantas potenciais, identificam e classificam espécies botânicas e analisam sua adaptação ao ambiente, promovendo sua multiplicação. Neste sentido, essencialmente, realizam pesquisas e experimentações, indo do melhoramento genético, formas de implantação e condução florestal; bem como seu uso sustentável”.

 

Papel importante

“Através das pesquisas florestais aliadas à legislação florestal, o Brasil tem importante papel no mercado internacional; é responsável por parte significativa da produção de celulose e papel de eucalipto. Recentemente, vem se formando como grande produtor de resina de pinus, ocupando a segunda posição no mercado mundial com tendências fortes de alcançar a primeira posição nesta matéria-prima; fonte de produtos utilizados largamente nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, de tintas e solventes entre outras”, afirma Orlando Freire. Esta situação se deve, segundo ele “ao conhecimento, expertise das técnicas de produção e implantação florestal, bem como o fato das florestas serem plantadas. Tanto o eucalipto, como o pinus, têm papel de destaque no nosso município e região e isto alavanca o desenvolvimento regional. O pinus principalmente tem promovido significativas mudanças em municípios da nossa região: melhorando a qualidade de vida, arrecadação, geração de renda e postos de serviços e, principalmente fazendo surgir pequenos e microempresários voltados a exploração; isto significa melhoria dos Índices de desenvolvimento humano destas cidades”.

 

Mais atividades



Orlando Freire cita outras atividades inerentes ligadas à profissão de engenheiro florestal, com destaque para “a arborização de áreas urbanas, ruas, praças e jardins e avaliação dos impactos ambientais de atividades humanas”.

Na avaliação de Freire, “em função do trabalho deste profissional e dos objetivos e compromissos assumidos é possível conciliar a manutenção e aumento das áreas naturais bem como o desenvolvimento econômico como já discorremos. Mais que tudo, é possível assistir e presenciar o retorno de espécies da fauna regional como onças, tamanduás, lobos, aves e outras antes difíceis de serem notadas. É preciso também o comprometimento da sociedade para alcançar estes objetivos e aí outro papel que o engenheiro assume através da educação ambiental e programas específicos voltados principalmente aos escolares”.

 

Região

Freire aponta ainda a interação “com outras produções do agronegócio pelo consórcio com outras atividades: agricultura e pecuária. Nossa região é um importante polo na produção de mel, oriundos deste trabalho nas florestas de eucalipto e nas áreas naturais ao redor destes povoamentos”.

Finalizando. E danda uma dica para quem se interessar pela profissão, Orlando Freire explica que “as escolas de engenharia florestal estão distribuídas no país, especificamente próximo a Itapetininga podemos elencar a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz em Piracicaba; UNESP de Botucatu; UFSCar de Sorocaba e FAIT em Itapeva”.

Dia 12 de julho é destinado a comemoração do dia do engenheiro Florestal pois é dedicado a São João Gualberto que no início do século XI começou um trabalho de reflorestamento ao redor do mosteiro que dirigia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário