Segmento foca em modelos dos anos 70
Se você ainda não ouviu falar, preste
atenção: Pro-touring é o segmento que customiza (personaliza) carros clássicos
dos anos 60 e 70, mantendo um look meio retrô, mas abusando da tecnologia e da
potência dos motores, geralmente com oito cilindros em V. Ou mesmo usando
motores V10 com 1000 cavalos de potência.
Afinal, as décadas de 60 e 70
ficaram conhecidas com a Era dos Muscle
Cars (Carros Músculos) em uma referência à grande potência desses motores,
que se tornaram marca registrada de alguns modelos americanos. Carros com
grande poder para fritar pneus e uma sede que os tornava beberrões. Mas isso não
era um problema até meados dos anos 70, antes da crise do petróleo.
Mas como o americano (assim como o
brasileiro) é um apaixonado por carros, principalmente os clássicos, logo
surgiu esse movimento de restauração/personalização desses carrões.
A ideia é fazer uma reestilização
por fora, mas apimentar o motor, de preferencia usando o conjunto propulsor de
um modelo mais novo. Novas grades, rodas maiores (aro 18 ou mais) e o uso de
materiais como fibra de carbono permitem que o carro tenha um visual mais
arrojado, porém mantendo a identidade.
Claro que a tecnologia moderna está
presente em tudo, principalmente em detalhes como o uso da fibra de carbono, de
bancos esportivos e, ainda bem, de freios apropriados para frear um carro com
mais de 900 cavalos de potência.
Você pode imaginar que uma
brincadeira dessas é para poucos endinheirados...E você está certo!
Personalizar um carrão desses não sai barato. Segundo alguns profissionais,
somente um para-choque pode sair por mais de R$ 37 mil.
Como
não poderia deixar de ser, o segmento é forte nos EUA, onde um evento anual
reúne preparadores, customizadores e colecionadores, exibindo o que há de
melhor no Pro-touring. Para quem gosta, é um espetáculo para os olhos.
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