sábado, 30 de outubro de 2021

Clima extremo pode afetar produção de alimentos?

 Mudanças climáticas são aceleradas pela ação humana

Ilha de lixo localizada no Oceaano Pacífico

 

            Nos últimos anos, mudanças climáticas extremas, provocadas pelo aquecimento global (que por sua vez é acelerado pela ação do homem) têm feito os cientistas se debruçarem sobre o assunto, alertando sobretudo para os perigos de o planeta enfrentar um futuro sombrio. O assunto é tão importante que foi abordado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em setembro último. Ele destacou a necessidade da humanidade se unir para “combater as mudanças climáticas”, e ainda deu um puxão de orelha no mundo. “esta geração se comporta como adolescentes. É preciso amadurecer”.

            O alerta de Johnson, que no passado chegou a duvidar do aquecimento global e das mudanças climáticas, mostra como este tema está ligado à própria existência da raça humana. Temperaturas extremas, secas, desmatamentos, incêndios florestais que consomem grandes extensões de mata e até cidades, chuvas torrenciais. Tudo isso foi registrado no planeta em 2021. E é claro que tudo isso afeta a vida na Terra. Por isso, cientistas e lideranças afirmam que algo precisa ser feito desde já.

            Neste domingo, 31, começa a COP 26, em Glasgow, na Escócia. O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), reunirá as maiores potências mundiais para discutir as mudanças climáticas. Até o próximo dia 12 de novembro, serão discutidos assuntos como: financiamento e compensações por perdas (assuntos que interessam principalmente aos países pobres) e a implementação efetiva do Acordo de Paris, sobre transações internacionais de carbono e o regramento do novo Mecanismo de Desenvolvimento Sustentável, que deverá nortear os rumos da economia mundial.

            Autoridades de todo o planeta alertam que as mudanças estão próximas de um patamar irreversível e que ações precisam ser adotadas desde já ou a própria existência da espécie humana estará ameaçada.

 

Alimentação

            A produção de alimentos, por exemplo, que depende sobremaneira do clima, pode ser afetada pelas mudanças climáticas extremas. No caso do Brasil, especialistas ouvidos pela reportagem descartam a hipótese de desabastecimento, mas apontam para uma mudança no perfil de consumo de alimentos, em razão da alta de alguns produtos. Eles alertam ainda que os pequenos produtores são os mais afetados pelas mudanças, já que dependem muito da água, por exemplo, e o país está passando por uma grave crise hídrica. Mas os profissionais apontam caminhos para superar o problema e conciliar produção com preservação ambiental e gerar renda para as famílias no campo.

            Para o Engenheiro florestal Fábio Spina França e o pesquisador Orlando Freire, do Instituto Florestal em Itapetininga, “as mudanças climáticas têm e terão influência direta na produção de alimentos, quer seja através da redução e da distribuição das chuvas ao longo do ano, quer seja no aumento da temperatura média. Estas variações, afetam o ciclo fisiológico das plantas interferindo diretamente na sua produção e produtividade da cultura”, afirmam os especialistas.

Sobre a possibilidade de haver desabastecimento, França é taxativo: “não acredito no desabastecimento de alimentos. Deveremos ter sim redução na oferta, que levará a mudança no perfil de alimentos consumidos e da redução de desperdícios ao longo da cadeia produtiva, de distribuição (CEASA e, supermercados) e do consumidor final”.

Embora descarte o desabastecimento, França ressalta que os preços dos produtos podem subir no mercado interno e isto se deve, em parte, ao fato do Brasil exportar boa parte de sua produção.

“É a lei da oferta e da demanda”, explica o engenheiro, “a exportação é excelente para o país, gerando divisas. Porém, com a geração de divisas deveria ter redução dos impostos pagos em todos os produtos, principalmente com a gasolina e diesel, que impactam no custo da produção e distribuição de alimentos; e redução nos impostos sobre alimentos”, diz Fábio França, acrescentando: “e por que temos que ter essa carga absurda de impostos? Para compensar a ineficiência do Estado?”.

 

Desmatamento e queimadas

Área de queimada em Itapetininga


Sobre a questão do desmatamento (que ultrapassou os 10 mil km2 em 2020) e das queimadas, que no final de setembro atingiam quatro estados e o Distrito Federal, destruindo milhares de hectares de mata, França explicou que “há desmatamento que é permitido e o desmatamento criminoso. O agricultor sabe que precisa de água para produzir alimentos, carne etc. O que precisamos é coibir o desmatamento ilegal, aquele que não respeita os limites estabelecidos para preservação ambiental e que são feitos criminosamente". 

Completando o pensando do colega, Orlando Freire diz que “as queimadas são outro problema a ser analisado. Existe o incêndio natural. Veja, por exemplo, a formação florestal denominada cerrado, as árvores possuem modificações adaptativas, como a casca mais grossa, pois ocorre o fogo espontâneo, devido ao calor, falta de água e plantas secas. Outro incêndio é aquele que, numa situação de extrema seca, o fogo passa a gerar suas próprias condições de propagação e se torna em uma situação devastadora. Os governos deveriam ter um sistema nacional de combate a incêndios, com aviões, helicópteros e equipes capacitadas e treinadas para combater qualquer incêndio no começo. Veja que o combate ao fogo em áreas declivosas é extremamente difícil por causa da topografia e de não existir estradas que cheguem próximo ao local de incêndio, todo esse atraso para início do combate é favorável para aumento da área queimada e de suas consequências negativas para avifauna e a vegetação natural”.

Segundo os especialistas, existem caminhos para que os produtores rurais consigam produzir sem degradar a natureza. Mas o primeiro passo é distinguir os pequenos agricultores dos médios e grandes. “Precisamos aqui distinguir o pequeno, médio e grande produtor rural, pois o perfil de degradação em cada um dos casos é diferenciado”, explica Fábio França, acrescentando que “apesar de existirem esses diferentes tipos de produtores, o objetivo é o mesmo: obter lucro em sua propriedade”.

“Os pequenos agricultores são os mais frágeis socialmente, buscando sobreviver do que a terra lhes fornece. Usam métodos antigos de produção; poucos aprimoram suas técnicas, quer seja devido à resistência a novos conhecimentos e técnicas, ou ao fato de terem pouco capital de giro para implementar aumento de sua produção”, ressalta Orlando Freire.

Para o engenheiro Fabio Spina França, “com toda certeza, é possível conciliar a produção com o meio ambiente. É a combinação harmônica desses dois elementos que geram riqueza e sustentabilidade. A temática atual é a neutralização de carbono na produção de bens de consumo, seja qual for este bem, e esta tendência ganha força principalmente no setor dos agronegócios”, afirma França.

De acordo com esta fonte, entre as atividades do setor agropecuário, “uma das mais impactantes é a pecuária, pois o metano, gás que é liberado durante o processo digestivo dos animais é um dos principais causadores do efeito estufa, responsável pelas mudanças que vem sendo sentidas no clima”.

Para amenizar este problema, Fábio França cita como exemplo “os sistemas de produção em consórcio, onde se produz árvores e pecuária, por exemplo, que têm se mostrado eficazes pra conseguir a neutralização. Outra tendência já consolidada é o plantio direto nas palhadas da cultura anterior. Não se faz o revolvimento do solo tradicional com arados e grades. Está prática, tem sido responsável principalmente pela conservação do solo, sem perdas excessivas de solo e de umidade, condições suficientes para o estabelecimento das novas culturas, aumentando significativamente a produtividade, principalmente as que puxam a balança comercial brasileira; isto é constatado anualmente pela quebra sucessiva dos recordes de produção agropecuária”, afirmou o engenheiro

Segundo o pesquisador Orlando Freire, os pequenos agricultores são os mais afetados pelas mudanças no clima, “porque são mais frágeis socialmente e tecnicamente”.

 

Iniciativas

            O pesquisador afirma que “qualquer pessoa sobrevive produzindo dinheiro. Então, o produtor rural adotando medidas de proteção ambiental, deve e necessita receber por esse serviço. Na propriedade rural. o meio ambiente faz parte de um todo maior, porém não é um bem público. Tem ainda, o repasse de verbas do estado a título do ICMS verde, que beneficiam os municípios que preservam e conservam suas áreas naturais e nestes casos, vários municípios da nossa região são beneficiados, principalmente os da região de Casa Bonito e Itapeva, e os do vale do Ribeira”, diz Freire.

 

Leia matéria completa na revista Hadar (www.revistahadar.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário