segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Sesi recebe exposição de arte popular

 Mostra acontece no Sesi até 11 de dezembro

Esculturas da mostra


 

            A cultura popular brasileira e suas diferentes manifestações é o tema central de exposição que acontece na unidade do Sesi de Itapetininga. A mostra foi aberta oficialmente na sexta-feira, 22, e pode ser visitada até o dia 11 de dezembro. A entrada é gratuita.

            A exposição Criar, Fazer, Viver, tem por objetivo, segundo a curadora Vera Cardim, “mostrar um pequeno panorama da cultura brasileira e sua diversidade; o que a gente chama de cultura brasileira tem várias facetas, e o que nos une é também essa diversidade, estas facetas, esse contatos”, afirmou Vera. Ela destaca que muitos trabalhos mantêm “suas características de grupos distintos e muito específicos, e outros já apresentam aquela mistura; a intenção é mostrar como nós temos uma produção cultural dos povos indígenas, da arte e cultura cabocla e da cultura popular, que não fica devendo em nada ao mercado da arte”, comentou a curadora.

            Embora não haja nenhuma obra especifica da comunidade quilombola nesta mostra, a curadora afirma que “com certeza temos peças aqui ligadas à cultura quilombola”. Vera Cardim ressalta ainda que “quando você pensa em cultura popular, a mistura da matriz afro está muito presente”.

 

Transformação

            Vera Cardim afirma que “a cultura (popular) nunca desaparece como um todo; ela pode se transformar”. De acordo com a curadora, “a cultura pode ser preservada através de sua divulgação, como uma exposição, por exemplo”. Vera também afirma que existem manifestações de cultura popular também nas grandes cidades, com festas como a do Divino Espírito Santo. “Se você for em uma igreja de bairro, as festas estão lá acontecendo”.

            “As expressões populares estão sempre em um campo de disputa com os grandes meios de comunicação. E quando falamos nos grandes meios, pensamos no mercado, que impõe uma produção distante da cultura popular, mas eu acredito que ela (cultura popular) persiste e de tempos em tempos temos de promover este contato, principalmente para as crianças e jovens, para que conheçam a história que tem a ver com seus antepassados”, afirma Vera. Ela ainda se surpreendeu ao saber que que o folclorista e historiador Rossini Tavares de Lima, um dos criadores do Centro de Pesquisas Folclóricas Mário de Andrade, vinculado ao Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, e do Museu de Artes e Técnicas Populares Mário de Andrade, é nascido em Itapetininga. A curadora disse "ser possível que parte (das peças da mostra) tenha sido colhida diretamente por ele, Rossini, mas não tenho como afirmar".

 

Obras

            A exposição Criar, Fazer, Viver, traz para o Espaço Galeria, no Sesi, 53 obras de arte indígena, peças da cultura caipira e cabocla, e de tradições de matrizes africanas. A mostra é uma oportunidade de ampliar o acesso do público a` cultura popular e ao repertório visual tradicional de regiões distintas do país. Os bens culturais expostos – em tela, papel, barro ou madeira – documentam poéticas das mais variadas, confirmando a diversidade de referências e a potência instintiva do povo brasileiro”, ressalta a curadora Vera Cardim.

As criações selecionadas fazem parte do acervo do Museu das Culturas Brasileiras, pertencente ao Departamento de Museus da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, instituição referência em pesquisa e difusão do patrimônio cultural, material e imaterial, do povo brasileiro.

SERVIÇO: 
Exposição Criar, Fazer, Viver

LOCAL: Sesi Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – V. Rio Branco

PERÍODO: de 22 de outubro a 11 de dezembro de 2021

HORÁRIO: terça a sábado, das 9h às 20h

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

INFORMAÇÕES: (15) 3275-7952

Nenhum comentário:

Postar um comentário