terça-feira, 31 de março de 2020

Itapetininga tem sete novas suspeitas de coronavírus

Casos passaram de 67 para 74 de segunda para terça-feira


 
Em boletim divulgado no começo da tarde desta terça, 31, a prefeitura de Itapetininga informou que há 74 casos suspeitos na cidade, um confirmado e nove negativos, nenhum óbito até o momento e 17 casos suspeitos internados (15 no Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes e dois em um hospital particular). A prefeitura disponibilizou o telefone 0800 7708283 para esclarecer dúvidas.
Segundo a administração municipal, o serviço funcionará todos os dias, inclusive aos fins de semana. As orientações serão dadas por profissionais capacitados para esclarecer todas as dúvidas da população. Fique atento aos horários de funcionamento: 0800-770-8283, de segunda a sexta-feira – das 8h às 19h, sábados e domingos – das 8h às 17 horas.
 
Região
Na Região, de acordo com o portal G1, há pelo menos sete casos confirmados, sendo cinco em Tatuí, um em Boituva e um em Itapetininga. Os casos suspeitos já somam 373.
          Ainda de acordo com o portal, Itapeva é a cidade com maior número de casos suspeitos (139),  depois Itapetininga (74), Tatuí (61), Nova Campina (17), Capão Bonito (7), Boituva (9), Laranjal Paulista (6), Buri (5), Itararé (5), Angatuba (6), Cesário Lange (3), São Miguel Arcanjo (5), Cerquilho (4), Campina do Monte Alegre (1), Guareí (3) e Alambari (1). Outros municípios da Região também têm casos suspeitos.

segunda-feira, 30 de março de 2020

Número de casos suspeitos de Covid-19 chega a 67 em Itapetininga

Região tem seis casos confirmados


          O número de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus em Itapetininga chegou a 67, segundo boletim oficial da prefeitura local, divulgado na noite de sexta-feira, 27. Um caso foi descartado e ainda não há, até o momento, nenhum caso confirmado na cidade. A Vigilância Epidemiológica de Itapetininga aguarda o envio dos resultados dos exames pelo Instituto Adolfo Lutz. Vale lembrar que esses números são relativos ao último dia 27 e este número pode mudar já no dia de hoje. Na Região, de acordo com o portal G1, há pelo menos seis casos confirmados, sendo cinco em Tatuí e um em Boituva.
          Ainda de acordo com o portal, Itapeva é a cidade com maior número de casos suspeitos (122),  depois Itapetininga (67), Tatuí (56), Nova Campina (17), Capão Bonito (7), Boituva (9), Laranjal Paulista (6), Buri (5), Itararé (5), Angatuba (6), Cesário Lange (3), São Miguel Arcanjo (5), Cerquilho (4), Campina do Monte Alegre (1), Guareí (3) e Alambari (1). Outros municípios da Região também têm casos suspeitos.

sexta-feira, 27 de março de 2020

Itapetininga: casos suspeitos chegam a 59


Região tem quatro mortes suspeitas


         
De acordo com o boletim oficial número 22, divulgado pela prefeitura na noite de quinta-feira, os casos suspeitos da Covid-19 na cidade já chegam a 59. Até o momento, nenhum caso foi confirmado e uma suspeita deu negativo. A Vigilância Epidemiológica de Itapetininga aguarda o envio dos resultados dos exames pelo Instituto Adolfo Lutz.
          Na região, segundo o portal G1, há quatro mortes suspeitas de relação com o coronavírus: de um homem de 82 anos, em Itararé, uma mulher de 73 anos em Ribeirão Grande, de uma adolescente de 16 anos em Itapetininga e mais uma morte em Itapeva, mas ainda sem maiores informações. Há dois casos confirmados da Covid-19 na Região, sendo um em Boituva e outro em Tatuí.
          Em Itapetininga, segundo informações da TV TEM, a adolescente de 16 anos cuja morte está sendo investigada apresentava sintomas como falta de ar e tosse. Ela teria desmaiado em casa e os familiares acionaram o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que foi até a residência e atestou a morte da adolescente, nesta quinta-feira, 26. Devido às circunstâncias, a Vigilância Epidemiológica foi acionada e colheu amostras, que deverão ser analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz. Familiares da adolescente e um vizinho foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar.
          Além dos caos suspeitos e da morte da adolescente em Itapetininga, também há suspeitas nas cidades: Itapeva (73 casos e uma morte suspeita), Tatuí (54 e um caso confirmado), Nova Campina (17), Capão Bonito (9), Boituva (8 e um caso confirmado), Laranjal Paulista (6), Buri (5), Itararé (5 e uma morte suspeita), Angatuba (4), Cesário Lange (3), São Miguel Arcanjo (4), Cerquilho (3), Campina do Monte Alegre (1), Guareí (3) e Alambari (1). Outros municípios da Região também têm casos suspeitos.

Vacinação
Em nota divulgada na tarde de quinta-feira, a Prefeitura de Itapetininga informou “que devido à intensa procura pelas vacinas contra H1N1 nos 13 postos distribuídos na cidade nesta quinta (26), já não há mais doses disponíveis no município. Foram distribuídas 7 mil doses nesta quinta-feira (26) e 82% dos idosos já foram vacinados. Só serão vacinadas as pessoas que permanecem na fila dos drive thru que já tenham recebido senha. A Prefeitura de Itapetininga aguarda o envio de uma nova remessa de vacinas pela Secretaria de Saúde Estadual para divulgar as novas datas e locais para a vacinação”.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Itapetininga retoma vacinação hoje

Idosos são prioridade



          Em nota divulgada na tarde de quarta-feira, a prefeitura de Itapetininga informou que deve reiniciar hoje a campanha de vacinação contra o vírus Influenza (H1N1), após receber nova remessa de vacinas da Secretaria De Estado da Saúde. A campanha acontece em vários pontos da cidade, entre 8 e 16 horas. A administração municipal divulgou que foram recebidas sete mil doses de vacina.
          A prefeitura informou ainda que, “com o sucesso do drive-thru, aquele em que a pessoa não precisa sair do veículo, o sistema foi expandido para outros dois locais, além da Policlínica na avenida Nisshinbo do Brasil, no estacionamento do shopping e no AME – Ambulatório Médico de Especialidades.
No sistema convencional, com sala de vacinas, além do Espaço da Melhor Idade, outros nove pontos estarão abertos, montados em escolas municipais que, no momento, estão com atividades paralisadas. Lembrando que a vacina contra H1N1 não combate o Coronavírus, mas auxilia no diagnóstico médico de pacientes que apresentem sintomas”. Veja quais os pontos de vacinação:

DRIVE THRU
Estacionamento Shopping  – Rua Dr. Coutinho, 733 - centro
Policlínica (antiga UPA) e sala de vacina – Av. Nisshinbo do Brasil
AME – Ambulatório Médico de Especialidades – Rua Pedro Marques, 723 – centro

SALAS DE VACINA (SISTEMA CONVENCIONAL)

Espaço da Melhor Idade
Av. Wenceslau Braz, 369 - Vila Vendramini

Vila Arruda
EMEF Prof. Dr. José Salem Neto
R. Itapetininga, 341

Vila Rio Branco
Em frente a Unidade
EMEI Profª Cecília Moreira
Av. da Saudade, 111

Vila Nova Itapetininga
EMEI Profª Tereza Maria de Macedo Rodrigues
R. Amantino Ismael de Albuquerque, 361

Centro
EMEF Profª Jandyra Vieira Marcondes
R. Gal. Carneiro, 400

Jardim Bela Vista
EMEI Senhora Norma Suardi de Aguiar
Av. Dr. José Lembo, 1571
Taboãozinho
EMEI Profª Maria Apparecida Cardoso e Silva
Rua José Ferreira Menk, 30 (esquina com a avenida Francisco Weiss Júnior)

Jardim Fogaça
EMEF Profª Maria Cecília Rolim Nalesso
R. Alice Camargo Rosa, 100

Vila Belo Horizonte
EMEF Profª Hilda Weiss Trench
R. Lucas Nogueira Garcês, 500

Vila Mazzei
EMEF Profª Nazira Iared
R. Cristóvão Colombo, 204

Casos suspeitos
          De acordo com o boletim oficial número 20, divulgado pela prefeitura na noite de quarta-feira, os casos suspeitos da Covid-19 na cidade já chegam a 56. Até o momento, nenhum caso foi confirmado e uma suspeita deu negativo. A Vigilância Epidemiológica de Itapetininga aguarda o envio dos resultados dos exames pelo Instituto Adolfo Lutz.
          Na região, segundo o portal G1, há um caso confirmado em Tatuí e duas mortes suspeitas: um homem de 82 anos, em Itararé, e uma mulher de 73 anos, em Ribeirão Grande.
          Além dos caos suspeitos em Itapetininga, também há suspeitas nas cidades: Itapeva (55), Tatuí (51), Nova Campina (13), Boituva (8), Laranjal Paulista (6), Capão Bonito (5), Itararé (5), Angatuba (4), Cesário Lange (4), São Miguel Arcanjo (4), Cerquilho (3), Campina do Monte Alegre (2), Guareí (2) e Alambari (1). Outros municípios da Região também têm casos suspeitos.

terça-feira, 24 de março de 2020

Coronavírus: casos suspeitos chegam a 48 em Itapetininga

Prefeitura cria centro para acolher infectados

Usando máscara, prefeita fala com jornalistas

A prefeitura de Itapetininga começou a instalar leitos na Policlínica na Avenida Nishinbo do Brasil (antiga UPA), na noite desta segunda-feira, dia 23, para criação de um centro que irá acolher os pacientes que contraírem o Coronavírus. Equipes da DUSP, Saúde e Segurança Pública montaram os equipamentos que receberão as pessoas que se infectarem com o vírus. A prefeita Simone Marquetto explicou que a intenção é ter uma estrutura pronta se surgirem casos no município.
Se depender da projeção dos números do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, os técnicos municipais avaliam que haverá uma superlotação no Hospital Municipal Léo Orsi Bernardes. Nesta semana, a gestão municipal também está com um plano de contingência para a ampliação de mais uma ala de UTI no atendimento se houver um agravamento da situação na cidade. “Com o novo centro na Policlínica estaremos nos prevenindo”, antecipou Simone. Serão 23 salas da Policlínica que abrigarão leitos. A Prefeita pediu doações aos empresários para ajudar na estrutura, com mais macas, roupas de cama e equipamentos. “Será um centro de contingência para podermos enfrentar a pandemia que atinge o mundo, o Brasil, o Estado de São Paulo e, também, Itapetininga”, reforçou.

Tenda de Triagem
No lado de fora da Policlínica, os funcionários da Defesa Civil e da Segurança Pública também montavam a Tenda da Triagem ontem à noite. Com esta medida, as equipes de saúde irão realizar a primeira avaliação médica para o encaminhamento que será feito na Policlínica. “Estamos trabalhando dia e noite para oferecer o melhor para a nossa cidade”, destacou Simone.

Orientações
Para retirar as dúvidas, as pessoas podem entrar em contato com o telefone 0800.770.8283. Isso é fundamental para evitar fake news. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e sábado e domingo das 8h às 17h.

Casos suspeitos
Subiram para 48 o número de casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus na cidade, segundo boletim oficial divulgado nesta terça-feira. Até o momento, nenhum caso foi confirmado e uma suspeita deu negativo. A Vigilância Epidemiológica de Itapetininga aguarda o envio dos resultados dos exames pelo Instituto Adolfo Lutz.

Itapetininga vacina 40% dos idosos

Prefeitura diz que não há mais vacinas disponíveis no momento

Vacinação drive thru

No primeiro dia de vacina contra o vírus Influenza (H1N1) responsável pela gripe, a prefeitura de Itapetininga informou ter vacinado 6,3 mil idosos, o que representa 40% do público-alvo, segundo a administração municipal. Não há mais doses disponíveis no momento.
Ainda de acordo com a prefeitura, a procura foi grande e “foram vacinados idosos que passaram pelo Drive Thru da Policlínica, Espaço da Melhor Idade e Acamados. Devido a demanda e grande procura, a prefeitura de Itapetininga aguarda nova remessa da Secretaria Estadual de Saúde para anunciar os novos dias da campanha”, diz nota oficial encaminhada pela assessoria de imprensa

Medidas contra a Covid-19
Durante coletiva de imprensa realizada no domingo, 22, no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, a prefeita Simone Marquetto anunciou novas medidas emergenciais para Itapetininga.
Segundo a prefeita, “Itapetininga segue a quarentena de acordo com o decreto do Governo Do Estado de São Paulo a partir desta terça-feira (24) até o dia 7 de abril”.
Em vista desta situação, as feiras livres foram suspensas e o atendimento no Paço Municipal será das nove ás 15 horas, de segunda à sexta-feira. Bares, lanchonetes e restaurantes devem trabalhar somente com sistema delivery. Quem desrespeitar, terá o alvará cassado. Polícia Militar e Guarda Civil Municipal irão fiscalizar.

Vacinação
Idosos terão ponto de vacinação Drive Thru contra o H1N1. De segunda a sexta-feira, a vacina será no prédio da nova Policlínica (antiga UPA), que funcionará à Avenida Nisshinbo do Brasil. A vacina também será convencional. O serviço será oferecido das 8h às 16h. No Espaço da Melhor Idade, ponto de vacinação com sistema convencional, à avenida Wenceslau Bráz, 369, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
A vacinação nos postos de saúde somente será realizada aos sábados, das 8h às 12h. No próximo sábado, dia 28, todas as unidades de saúde estarão funcionando. As unidades dos distritos rurais atenderão normalmente durante a semana.

Casos suspeitos
          De acordo com o boletim número 16 divulgado pela prefeitura, chegam a 41 o número de casos suspeitos da Covid-19 no município. Um suspeito deu negativo e não há casos confirmados até o momento. Ainda segundo as autoridades, “a Vigilância Epidemiológica de Itapetininga aguarda o envio dos resultados dos exames pelo Instituto Adolfo Lutz”.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Vacinação contra gripe começa hoje

Prioridade será para idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde



Nesta segunda-feira, dia 23, começa a campanha de vacinação contra gripe H1N1. Nesta primeira fase, serão aplicadas as doses em idosos e profissionais da Saúde. Em Itapetininga, há mais de 23 mil pessoas com mais de 60 anos que devem se proteger contra a doença. Elas foram priorizadas por causa do novo coronavírus. Com o passar dos dias, outros grupos do público-alvo terão direito às doses.
De acordo com a prefeitura, ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe H1N1), essa injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus. De segunda a sexta-feira, as unidades que aplicarão a vacina serão a nova Policlínica, prédio que funcionará à Avenida Nisshinbo do Brasil, no bairro Central Parque 4L e o Espaço da Melhor Idade, à avenida Wenceslau Bráz, 369. O serviço será oferecido nos dois prédios, das 8h às 16h.
Já a vacinação nos postos de saúde somente será realizada aos sábados, das 8h às 12h. No próximo sábado, dia 28, todas as unidades de saúde funcionarão normalmente. Nos sábados seguintes, somente nos postos: Genefredo Monteiro, Rio Branco, Jardim Bela Vista, Nova Itapetininga, Jardim Mesquita, Belo Horizonte e Vila Arruda. As unidades dos distritos rurais atenderão normalmente durante a semana.

Calendário de Vacinação

23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.
A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma…).
A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período pós-parto) e indígenas começam a receber a vacina.
O Dia D acontecerá no 9 de maio. É um sábado onde postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.

Cuidados
Segundo nota da prefeitura, a razão pela qual o governo não oferece a vacina para todos os grupos de uma vez é “porque seriam muitas pessoas indo aos postos de saúde ao mesmo tempo, o que pode provocar confusão e desabastecimento. Cabe lembrar ainda que todos os brasileiros sem contraindicação — mesmo fora do público-alvo — podem adquirir uma versão da vacina contra a gripe na rede privada”.

Drive thru
No domingo, 22, durante coletiva de imprensa. a prefeita Simone Marquetto anunciou que “um ponto de vacinação à idosos com sistema drive thru, aquele em que a pessoa não precisa sair do veículo,  estará funcionando no prédio da nova Policlínica (antiga UPA), à avenida Nisshinbo do Brasil, no Central Parque 4 L, com uma equipe exclusiva para esse atendimento”.
A vacinação funcionará de segunda a sexta, das 8 às 16 horas e na Policlínica também haverá o atendimento convencional para os idosos que procurarem a vacina.

Covid-19

          Em boletim oficial divulgado na manhã esta segunda, 23, a prefeitura informou que chegou a 38 o número de casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus na cidade. Um caso deu negativo. Nenhum caso foi confirmado.
          Ainda segundo a prefeitura, a Vigilância Epidemiológica de Itapetininga aguarda o envio dos resultados dos exames pelo Instituto Adolfo Lutz.

Orientação
A administração municipal também informou que começa a funcionar a partir das 14 horas desta segunda-feira, 23, em Itapetininga, o serviço de ligação gratuita 0800 para atendimento com orientações de prevenção e esclarecimento de dúvidas sobre o Coronavírus.
O número é 0800-770-8283 e funcionará de todos os dias, inclusive aos fins de semana. As orientações serão dadas por profissionais capacitados para esclarecer todas as dúvidas da população.
Fique atento aos horários de funcionamento: 0800-770-8283, de segunda a sexta-feira – das 8h às 19h, sábados e domingos – das 8h às 17 horas.

Tatuí
A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa que foram notificados mais seis (06) casos suspeitos de COVID-19 em Tatuí na manhã desta segunda-feira. Um paciente, de 50 anos, está internado na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, com quadro estável. Dois outros pacientes, um homem de 74 anos e uma mulher, de 70 anos, estão internados em hospital particular, com quadro estável.
No hospital particular, ainda foram notificados três (03) outros casos: uma mulher de 40 anos e dois homens, de 34 e 36 anos. Os três estão em tratamento domiciliar.
Até o momento são 47 notificações no Município – sendo 45 suspeitos aguardando resultados dos testes, 1 descartado e 1 positivo (aguardando contraprova).Todos os casos suspeitos estão em tratamento domiciliar, com quadro estável, exceto os três casos de hoje e de um homem, de 48 anos de idade, que permanece internado na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, com quadro estável.
Todos os exames foram encaminhados para análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e aguardam resultado; inclusive a contraprova do teste que deu positivado.

domingo, 22 de março de 2020

Chega a 35 os casos suspeitos da Covid-19 em Itapetininga


Um caso foi descartado



          Os novos casos suspeitos de coronavírus em Itapetininga chegaram a 35 neste domingo, depois de registrar só um caso novo na noite de sexta-feira. Durante a semana, os novos suspeitos já tinham passado de 24 para 29 casos suspeitos de coronavírus na cidade, entre quinta e sexta-feira, segundo boletim oficial divulgado pela prefeitura. Um caso foi descartado: é o de uma mulher de 34 anos, residente na Europa e que está de férias na cidade. Não há nenhum caso confirmado até o momento.
          De acordo com a prefeitura, a situação no município, até a noite de sexta-feira, era a seguinte:

Novos suspeitos
- Homem, 54 anos, já apresentava problemas digestivos – internado no Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” – exame para H1N1 e Covid 19;
- Homem, 19 anos, contato com pessoa assintomática que esteve na Europa.
Todos os suspeitos são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica
Três suspeitos estão internados no Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes porque apresentam histórico de problemas respiratórios, entre eles, o jovem, de 17 anos, paciente pós-operatório. Um paciente está internado num hospital particular de Itapetininga.
Duas mulheres, de 49 e 21 anos tiveram alta, mas permanecem em isolamento domiciliar e estão sendo acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica.
Os demais pacientes apresentaram sintomas, estão em bom estado de saúde e em isolamento domiciliar por 14 dias ou até persistirem os sintomas, sendo acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga.
Foram coletadas amostras para análises de material buco/nasal e enviadas para o Instituto Adolfo Lutz. Os resultados dos exames estão sendo enviados à Vigilância Epidemiológica de maneira gradativa pelo Instituto Adolfo Lutz.

Promoção social
          Em nota encaminhada à imprensa, a Secretaria de Promoção Social de Itapetininga informou que “considerando a pandemia do novo Coronavirus (Covid19) e obedecendo todas as declarações, portarias, orientações e informes do Governo Estadual – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Governo Federal – Ministério da Cidadania, que definem medidas a serem adotadas para os serviços de assistência social e rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social) visando ações contra a sua propagação, INFORMA que adotará a partir da presente data as seguintes providências”:
I. Suspender as atividades dos seguintes serviços socioassistenciais:
a. Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em todas as modalidades;
b. Atividades coletivas em todos os serviços;
c. Atividades externas de todos os serviços.
II. Suspender parcialmente as seguintes atividades:
a. Nos CRAS, ficam mantidos o atendimento telefônico e o presencial, com agendamento prévio;
b. No CREAS, ficam mantidos o atendimento individual em casos de violência e emergências envolvendo crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência, idosos e pessoas em situação de rua;
d. Visitas domiciliares dos equipamentos públicos ficam restritas à casos de violência e emergências envolvendo indivíduos e famílias;
III. No setor de Cadastro Único e Programa Bolsa Família: Os atendimentos continuam sendo feitos porém ressaltamos que evitem o comparecimento nas unidades sem necessidade e por esse motivo estamos atendendo consultas excepcionalmente por telefone, considerando as adoções pelo Governo Federal de algumas estratégias imediatas para evitar o atendimento presencial nas unidades para os seguintes casos:
Suspensão da Averiguação e Revisão CAD/ PBF: não convocaremos novas famílias a partir de agora e pelo prazo de 120 dias; cancelamentos da Averiguação de Março no PBF: Os efeitos de março foram mantidos porque a folha foi gerada há 2 semanas. Para os próximos 120 dias não serão feitos novos cancelamentos da Averiguação e nem bloqueios.
Descumprimento de Condicionalidades do PBF: Os efeitos de março estão mantidos e também já haviam sido aplicados há mais de 2 semanas. Para abril, estamos internamente organizando algo que possa desfazer estes comandos. E pelo prazo de 120 dias não serão feitos novos comandos. Descumprimento das demais regras do PBF: Os efeitos de março estão mantidos. Para os meses de abril, maio, junho e julho não serão comandadas novas ações, salvo aquelas automáticas, do sistema (por exemplo, cancelamento de um benefício porque passou da renda per capita admitida pelo PBF).
As intenções sobre o Cadastro Único e Bolsa Família informadas acimas estão aguardando a publicação de portarias específicas, para garantir a regularidade normativa.
IV. Benefício de Prestação Continuada – BPC:  De acordo com a Portaria n° 330 de 18/03/2020, ficou estabelecido o adiamento por 120 (cento e vinte) dias o bloqueio de pagamento para os beneficiários do BPC que ainda não se cadastraram no Cadastro Único.
ATENÇÃO: O novo benefício para o Programa Bolsa Família, no valor de R$ 200,00 (Duzentos Reais) não está ainda em vigor e apenas será destinado para as pessoas que não possuam o Benefício do Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada. Esclarecimentos podem ser obtidos pelos telefones (15) 3273-2122 e 32734186.

Estado
O governo do estado de São Paulo confirmou na tarde deste sábado (21) que há mais seis mortes causadas pelo novo coronavírus no estado. O total subiu para 15 mortes. Uma das vítimas era uma médica generalista, de 52 anos, que estava internada na rede Prevent Senior. Ela tinha problemas no coração e era hipertensa. A informação é de portal G1.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Chuva forte alaga ruas da cidade

Também deve chover forte neste final de tarde

Equipes trabalham na Vila Máximo

A forte chuva que caiu em Itapetininga no final da tarde de quinta-feira, 19, assustou moradores e alagou duas ruas da Vila Máximo, situada próximo ao Ribeirão dos Cavalos, que transbordou. A previsão é de mais chuva forte para este final de tarde, com ventos de até 18 km/h. Também deve chover à noite e a temperatura irá cair um pouco.
Segundo nota enviada pela Prefeitura, a Defesa Civil registrou “47 mm de chuva num período de uma hora e meia, o equivalente a três dias. Com o transbordamento do Ribeirão dos Cavalos, as ruas Salomão Abib e Narciso Matioli, na vila Máximo, ficaram inundadas. Na rua Salomão Abib, nenhuma casa foi atingida e, de forma preventiva, uma família optou por ir para casa de familiares e a retirada dos móveis. A Secretaria da Educação disponibilizou caminhão para retirada de móveis”.
Ainda conforme a nota oficial, “na rua Narciso Matioli, uma família teve seu imóvel atingido pelas águas. A família também foi removida para casa de parentes. Ninguém ficou ferido. Também, preventivamente, devido à previsão de chuva, o trecho da Marginal dos Cavalos entre a rotatória da vila Mazzei até o Semáforo da rua Júlio Prestes permanecerá interditado. A orientação aos motoristas é para que acessem as ruas centrais e acesso à Itapetininga pela av. Dr. Waldomiro de Carvalho. O local está sinalizado e a secretaria de Trânsito e Guarda Civil Municipal estão dando apoio no local”.
Segundo a prefeitura, “é mantida uma equipe de suporte com uma força tarefa de plantão para qualquer ocorrência, incluindo todas as secretarias municipais, Defesa Civil, Guarda Municipal e Fundo Social de Solidariedade. Em caso de emergência a Defesa Civil de Itapetininga mantem os seguintes telefones para atendimento 24 horas. Os números são 199, 153, (15) 3271-0831 e (15) 3373-1370.

Coronavírus: casos suspeitos sobem para 29 em Itapetininga

Suspeitos estiveram em São Paulo



          Subiu para 29 o número de casos suspeitos de coronavírus em Itapetininga, segundo boletim informativo divulgado pela prefeitura local na manhã desta sexta-feira.
          Segundo a nota oficial, os novos casos são de dois homens: um com 28 anos e outro com 63 anos, que estiveram na cidade de São Paulo. O homem de 63 anos esteve internado em hospital particular. Ainda de acordo com o boletim, todos os suspeitos “são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica”.
          De acordo com o boletim oficial, “quatro suspeitos estão internados no Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes porque apresentam histórico de problemas respiratórios, entre eles, o jovem, de 17 anos, paciente pós-operatório. Um paciente está internado num hospital particular de Itapetininga. Os demais pacientes apresentaram sintomas, estão em bom estado de saúde e em isolamento domiciliar por 14 dias ou até persistirem os sintomas, sendo acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga. Foram coletadas amostras para análises de material buco/nasal e enviadas para o Instituto Adolfo Lutz. Até o momento o Departamento de Vigilância Epidemiológica não recebeu os resultados dos exames".

Tatuí
O número de casos suspeitos chegou a 26, segundo a Secretaria de Saúde do município. Segundo boletim oficial divulgado hoje de manhã, “esse novo caso suspeito é de uma pessoa do sexo feminino (19 anos de idade). Ela está com quadro estável e segue em tratamento domiciliar. Dentre os outros casos suspeitos já divulgados, um homem, de 48 anos de idade, permanece internado na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, com quadro estável. Os exames foram encaminhados para análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e aguardam resultado”.


Ônibus
Os ônibus de Itapetininga que têm São Paulo como destino tiveram viagens reduzidas, sendo disponibilizados somente quatro veículos para o trajeto. A informação é do portal G1. A medida foi adotada na última quinta-feira; para esta sexta, 20, os horários serão analisados.
Além da redução de algumas linhas e cancelamento de outras, as empresas também estão tomando medidas de prevenção, intensificando a higienização com os funcionários.
Em Itapetininga, a empresa responsável pelo transporte público na cidade informou que todas as medidas de prevenção já estão sendo tomadas, seguindo as instruções do Ministério da Saúde, como:
Manter janelas dos veículos abertas para maior ventilação.
Encostos, assentos e corrimão higienizados.
Álcool em gel e luvas aos colaboradores.
Em Tatuí, novas medidas também estão sendo adotadas nos ônibus que circulam na cidade. A empresa responsável está realizando a higienização dos veículos e, segundo a prefeitura, os 30 ônibus que circulam no município são limpos no final do dia com um produto utilizado na rede hospitalar que age por 24h. Nenhuma linha local precisou ser reduzida.
Em todo o Brasil, os casos já chegam a 650, com sete mortes. Há registros, até o momento, em 22 estados.

Empresas
          Algumas empresas têm adotado medidas de prevenção contra o coronavírus. É o caso da fabricante de calçados Sandro Moscoloni, que divulgou a seguinte nota:

A Sandro Moscoloni se solidariza com todos que foram de alguma forma afetados pelo vírus COVID-19, não apenas com os diagnosticados, mas também todos aqueles que tiveram suas vidas atingidas.

O momento é de preocupação, mas acreditamos que juntos somos mais fortes que qualquer problema. Devemos nos unir, nos resguardar, redobrar as atenções e os cuidados. Vamos cuidar uns dos outros?

Além de instruir nossos colaboradores, estamos fornecendo materiais de higienização e vamos começar a trabalhar em modo “home office”. Apenas uma pequena equipe de colaboradores se revezará para manter a normalidade dos serviços dentro da empresa. Estamos tomando todos os cuidados e iniciativas para a preservação da vida.

Nosso site, serviços e suporte continuarão funcionando de forma habitual. Todas as demandas de nossos clientes e parceiros seguem sendo plenamente atendidas. Além disso, mudamos nossa política de frete visando melhorar a sua acessibilidade aos nossos produtos e incentivar a compra online. As entregas continuam e continuarão sendo realizadas normalmente.

Reforce as medidas de higienização. Evite lugares públicos.

Unidos somos melhores e mais fortes. Unidos venceremos!

Equipe Sandro Moscoloni

quinta-feira, 19 de março de 2020

Itapetininga já tem 24 casos suspeitos da Covid-19

Entre as suspeitas, estão duas crianças

Coletiva de Imprensa sobre a Covid-19

          Com o surgimento de dois novos casos, subiu para 24 o número de suspeitas da Covid-19 (Síndrome Respiratória causada pelo novo coronavírus) em Itapetininga. A informação foi divulgada no começo da tarde desta quinta-feira, 19, pela prefeitura.
          Segundo o boletim divulgado pela administração municipal, os novos casos suspeitos são de uma mulher de 31 anos, que teve contato com caso suspeito em São Paulo. O outro suspeito é um homem, também de 31 anos, que teve contato com pessoa suspeita de estar com a Covid-19.
          Ainda de acordo com as informações oficiais, estes são os casos suspeitos que estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica de Itapetininga:

- Mulher, 34 anos, residente na Europa e que está em férias na cidade;
- Mulher, 33 anos, contato de um comunicante da primeira suspeita.
- Homem, 32 anos, familiar da primeira suspeita;
- Mulher, 38 anos, esteve em viagem ao Paraguai;
- Mulher, 53 anos, esteve em viagem ao Paraguai;
- Mulher, 44 anos, que esteve nos Estados Unidos;
- Mulher, 18 anos, também esteve nos Estados Unidos, familiar da suspeita de 44 anos.
- Homem, 17 anos, morava em São Paulo e se mudou para Itapetininga;
- Homem, 31 anos, esteve em São Paulo;
- Homem, 54 anos, apresentou sintomas ao ter contato com familiar assintomático que veio dos Estados Unidos;
- Mulher, 22 anos, residente em Itapetininga. Apresentou sintomas após contato com familiar que trabalha em São Paulo.
- Mulher, 32 anos, esteve no Reino Unido;
- Homem, 34 anos, esteve no Reino Unido;
- Mulher, 38 anos, esteve na Europa;
- Homem, 62 anos, esteve em viagem pela América do Sul;
- Mulher, 61 anos, contato com familiar que esteve em viagem pela América do Sul;
- Mulher, 38 anos, contato com familiar que esteve em viagem pela América do Sul;
- Criança (masculino), 06 anos, contato com familiar que viajou pela América do Sul;
- Criança (feminino), 09 anos, contato com familiar que trabalha em São Paulo;
- Mulher, 40 anos, contato com caso suspeito
- Homem, 40 anos, esteve nos Estados Unidos
- Mulher, 17 anos, contato com caso suspeito

Operação e internação
“O homem, de 17 anos, procedente de São Paulo é pós-operatório e após os exames clínicos realizados num hospital particular, a equipe médica solicitou investigação. Ele foi transferido para Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” onde permanece internado”, afirma a prefeitura em boletim oficial.
Ainda segundo as autoridades, “os demais pacientes apresentaram sintomas, estão em bom estado de saúde e em isolamento domiciliar por 14 dias ou até persistirem os sintomas, sendo acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga. Foram coletadas amostras para análises de material buco/nasal e enviadas para o Instituto Adolfo Lutz. Até o momento o Departamento de Vigilância Epidemiológica não recebeu os resultados dos exames”.

Monitoramento
Devido a muitas informações desencontradas que estão circulando em aplicativos de mensagens, o Marconews entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, que enviou ao blog a seguinte nota:
“O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itapetininga faz o monitoramento por telefone e presencialmente, se necessário, das suspeitas no município. As suspeitas são checadas, de acordo com critérios definidos pelo Ministério da Saúde e apenas nestes casos, as amostras podem ser colhidas em domicílio. A Vigilância Epidemiológica de Itapetininga reforça que não realiza este procedimento fora dos critérios definidos pelos Ministério da Saúde”.

Aposentados
Também em nota divulgada à imprensa, a prefeita Simone Marquetto afirmou que irá “antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas da Prefeitura de Itapetininga e dispensará servidores municipais com mais de 60 anos, que irão trabalhar em casa. A medida faz parte do decreto publicado na noite de quarta-feira, 18, no Semanário Oficial Eletrônico que integra o decreto de calamidade pública. Todas as providências seguem as recomendações dos principais órgãos governamentais do país, de organizações internacionais de saúde e do esforço mundial na adoção de medidas preventivas para a redução dos riscos de contaminação da pandemia”.
De acordo com a chefe do Executivo, o decreto permitirá maior segurança jurídica para o manejo de recursos públicos. “Isso dará maior agilidade para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da calamidade que atinge países de todo o mundo”, destacou a prefeita. Também faz parte do decreto que os servidores públicos municipais com idade igual ou superior a 60 anos, para proteger contra o contágio, terão jornada de trabalho de sobreaviso, ficando à disposição para o trabalho ou atividade em sua própria casa. Os funcionários públicos municipais das áreas da Saúde e da Segurança Pública trabalham normalmente, por isso permanecerão trabalhando”.
Ainda segundo a prefeitura, “este distanciamento social serve para evitar ao máximo o contato com a população, como são os casos dos idosos e pessoas com sistema imune mais fraco. A medida também inclui, além dos servidores de 60 anos, os funcionários públicos municipais: gestantes e lactantes; portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico; pessoas com deficiência; em tratamento oncológico que estejam realizando radioterapia ou quimioterapia; portadores de insuficiência renal crônica; portadores de HIV; portadores de cirrose hepática; portadores de doenças autoimunes.
Todos deverão apresentar, junto ao Recursos Humanos, documentos que comprovem seu estado de saúde. De acordo com o decreto, o servidor que se enquadrar neste artigo estará à disposição do órgão para o qual presta seus serviços devendo, portanto, não se ausentar do município nos horários de sobreaviso que compreendem seus horários normais de trabalho e, ainda, manter telefones, e-mails e endereço residencial atualizados em seus respectivos locais de trabalho e órgão de pessoal, para o caso de necessidade de contato. No decreto, a administração pública determina o fechamento imediato de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais públicos municipais, bem como ficam suspensos os programas municipais que possam ensejar a aglomeração de pessoas.
Também não serão expedidos novos alvarás de autorização para eventos públicos e temporários, devendo os órgãos competentes adotarem as providências necessárias para revogação daqueles já expedido

Atividades suspensas
A administração municipal também anunciou a suspensão, preventivamente, das seguintes atividades:
– Atividades no Espaço da Melhor Idade
– Visitas no Lar São Vicente de Paula e Vila da Dignidade
– Suspensa atividade de caminhada do “Programa Caminha Coração”
– Domingo no Parque
– Expoagro
- Determinação intensificação de reforço de higienização nas Escolas Municipais que no período de 16 à 20, às aulas são facultativas.
– Reuniões de Pais e de Conselhos nas Escolas Municipais
– Inaugurações de obras públicas – serão simbólicas, com público restrito
- Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” e as unidades de saúde de Itapetininga já contam uma sala de isolamento para atendimento de pessoas que apresentem sintomas de problemas respiratórios


TG
Até o Tiro de Guerra 02-076 de Itapetininga, suspendeu as atividades de instrução. Segundo nota encaminhada pela Prefeitura, “tendo em vista a propagação acelerada do Coronavírus (Covid-19) nos últimos dias, o Comando da 2ª Região Militar determinou que as atividades de instrução dos Tiros de Guerra sob sua responsabilidade, entre os quais encontra-se este Tiro de Guerra, sejam suspensas por 60 (sessenta) dias, a contar de 17 de março de 2020. As atividades administrativas seguem normalmente. Ainda segundo o Tiro de Guerra, “novas orientações serão repassadas de imediato”.

Texto: Marco Antonio Vieira de Moraes
Foto: Assessoria de imprensa

terça-feira, 17 de março de 2020

Enchentes: saiba o que fazer quando estiver de carro

Custos de conserto de carros atingidos pode chegar a R$ 20 mil

Prejuízo pode ser alto

          O verão acaba oficialmente na próxima sexta-feira, dia 20, mas a intensidade das chuvas neste ano já surpreendeu muita gente, inclusive em cidades do interior, como Laranjal Paulista, Salto e Botucatu.
          Em Itapetininga, uma forte pancada de chuva surpreendeu os moradores na noite de segunda. Na tarde desta terça-feira, 17, a temperatura máxima prevista era de 30º C, com a possibilidade de pancadas de chuva. Já para a noite, a mínima prevista era de 20º C, também com a possibilidade de chuva. É o verão se despedindo, mas deixando a sua marca.
          A cada ano, as chuvas estão mais fortes, com grande volume de água derramado em pouco tempo. Isto é consequência das mudanças climáticas.
          O resultado é que muitos motoristas são pegos de surpresa e, de uma hora para outra, se veem no meio de um verdadeiro rio. Alguns arriscam atravessar esses pontos de alagamento, o que pode causar sérios danos ao veículo, seja no motor, na parte elétrica ou no acabamento interno.
          Não custa lembrar também que o prejuízo material, embora possa parecer grande à primeira vista, não é nada se comparado à vida humana. Por isso, se você se deparar com alagamentos perigosos, evite atravessar e procure dar meia volta ou escolher outro caminho.
          Segundo especialistas, antes de atravessar um alagamento, é importante identificar a altura da água. Por precaução, a altura máxima não deve superar a metade da roda. Isso porque os maiores danos causados pela água acontecem quando ela entra no motor pelo duto do filtro de ar. Em grande parte dos carros, ele fica posicionado logo atrás da grade, na altura dos faróis. Por isso, se a água estiver muito próxima desse nível, é bastante provável que ela invada o motor. Além disso, caso um veículo apareça no sentido contrário, podem formar-se marolas, que atingirão a entrada de ar.

Como atravessar um alagamento
Se for possível atravessar uma área alagada, uma orientação é manter o motor em uma rotação na faixa de 1.500 a 2.000 rotações por minuto. Dessa forma, a saída dos gases pelo escape impede a entrada e água. Além disso, é recomendável não trocar de marcha. Se isso não for possível, ao realizar a troca, o motorista deve manter o pedal do acelerador pressionado. Dessa forma, o risco de a água entrar pelo escapamento também é bem menor. Em carros automáticos, é possível “travar” o câmbio em uma marcha específica – nesse caso, a dica é escolher uma marcha baixa e seguir nesta posição.

E se o carro morrer?
Se, ao atravessar um alagamento, o motor morreu, a principal dica é não tentar dar a partida novamente. Mantenha o carro desligado e chame um guincho. Caso o motorista queira dar a partida outra vez, o principal risco é o motor sugar a água para dentro. Quando isso acontece, há o chamado calço hidráulico. Nele, a água entra na câmara de combustão e o pistão exerce grande esforço para vencer a resistência da água, empenando as bielas e travando o motor.

Como saber se a água chegou ao motor?
O primeiro passo é abrir o capô e checar o filtro de ar. Caso ele esteja encharcado, é grande a probabilidade de a água ter atingido pontos críticos do motor. Por isso, a melhor opção é transportar o veículo de guincho para uma oficina. Lá, o mecânico deverá retirar as velas e, com uma bomba manual, retirar a água que possa ter invadido a área dos cilindros. Depois de removida a água, é hora de reposicionar as velas e tentar ligar o motor. Se ele pegar, basta trocar o óleo. Porém, se mesmo após a limpeza o carro não funcionar, o motor travou e precisará de reparos mais severos, como a desmontagem para uma identificação mais precisa dos danos.

Reparo deve ser rápido
A agilidade para levar o carro em uma oficina especializada pode ser o segredo para gastar menos, além de ter mais chances de sucesso no reparo. Neste caso, tempo é dinheiro, literalmente, pois quanto maior a demora, menor a chance de recuperação e os gastos serão maiores.
Especialistas garantem que é possível recuperar veículos que tenham ficado totalmente submersos. Nesse caso, o trabalho pode levar até um mês, e custar mais de R$ 20 mil - considerando veículos que custam R$ 50 mil. Para carros populares, o orçamento pode alcançar R$ 15 mil - superando, em alguns casos, o próprio valor do modelo.

Perda total
Um carro sofre perda total quando os custos dos reparos superam cerca de 70% do valor do veículo. Nesses casos, o proprietário do veículo recebe a indenização da mesma forma que em outros sinistros. Normalmente, quando um carro passa por uma enchente, pode haver problemas mecânicos, hidráulicos e elétricos, além dos estofamentos. No entanto, o motorista só será indenizado após minuciosa avaliação da seguradora, que deve comprovar que não houve um agravamento de risco desnecessário, como atravessar uma rua alagada por sua conta e risco.

E os estofamentos?
Caso um carro atravesse uma enchente, e tenha o interior comprometido, é importante realizar uma limpeza completa. A complexidade do serviço vai depender do nível de danos que o veículo sofreu. No caso dos estofamentos, a higienização é importante porque, além de eliminar o mau cheiro e a sujeira, ainda acaba com fungos e bactérias. Para isso, os forros de portas, painéis e bancos devem ser desmontados. Em casos extremos, é preciso trocar todo o estofamento.
O preço do serviço dependerá do tamanho do estrago e do modelo do veículo, material dos bancos e do acabamento interno.

Fonte: G1

sexta-feira, 13 de março de 2020

Prefeitura anuncia medidas contra o coronavírus

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta, a prefeita 
Simone Marquetto anunciou medidas de prevenção, como a suspensão da Expoagro



          Acompanhada de profissionais da área de saúde do município, a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto anunciou na manhã desta sexta, 13, em entrevista coletiva (foto), medidas para prevenir contra o novo coronavírus, responsável pela Covid-19, síndrome respiratória aguda que se espalha pelo planeta e já causou a morte de mais de cinco mil pessoas.
          Entre as medidas preventivas está a suspensão de diversas atividades, entre elas a Expoagro, maior evento da Região e que recebe, em média, mais de 300 mil visitantes durante a realização do evento, geralmente marcada para abril.
          A administração municipal frisou que “o município não tem nenhum caso confirmado da doença. As equipes do Departamento de Vigilância Epidemiológica acompanham um caso suspeito de uma mulher que está em isolamento domiciliar”. Veja aqui as atividades suspensas preventivamente:
– Atividades no Espaço da Melhor Idade
– Visitas no Lar São Vicente de Paula e Vila da Dignidade
– Suspensa atividade de caminhada do “Programa Caminha Coração”
– Domingo no Parque
– Expoagro

Mais medidas
          Além da suspensão dessas atividades, a prefeitura informou que haverá “intensificação no reforço de higienização nas Escolas Municipais. Obrigatoriamente, crianças vão lavar as mãos na entrada, antes e depois das refeições e na saída da escola”.
          Outra medida será a utilização de álcool em gel no transporte escolar das escolas municipais e estão programadas reuniões de pais e conselhos nas escolas da rede municipal.
          Ainda de acordo com a prefeita Simone, será feito um pedido para que somente os pais ou responsável acompanhem os jogos da Copa Criança Feliz. O objetivo do pedido é evitar aglomerações. Outra medida adotada a partir de agora será a inauguração simbólica de obras públicas, restringindo o acesso de pessoas.

Hospital
          Ainda segundo a prefeitura, o Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” e as unidades de saúde de Itapetininga já contam uma sala de isolamento para atendimento de pessoas que apresentem sintomas de problemas respiratórios
Segundo a prefeita Simone Marquetto, “todo e qualquer novo protocolo pode ser implementado ou alterado no município, a qualquer momento, de acordo com o que for determinado pelos governos Estadual e Federal”

Protocolo
          Nesta semana, a administração municipal, através da assessoria de imprensa, enviou nota informando que “a prefeitura de Itapetininga reforçou seu protocolo de segurança contra o coronavírus em unidades de saúde, Pronto Socorro Municipal e Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes”. Itapetininga não conta com nenhum caso confirmado de Coronavírus”.
Conforme a nota, “Desde que o vírus do Coronavírus se espalhou pelos países, as autoridades federais, estaduais e municipais entraram em alerta”
“Não é de hoje que estamos monitorando o surgimento desta doença. Foi realizado um amplo trabalho com capacitação dos funcionários de saúde para prevenir a doença em pacientes”, afirmou a prefeita Simone Marquetto durante reunião com os representantes da área da saúde nesta quinta-feira, dia 12.
A prefeitura de Itapetininga já está com um plano de contingência ativo preparado em todas as unidades de saúde, com todos os insumos comprados como prevenção, segundo a assessoria de imprensa. As equipes de enfermeiros e médicos estão treinadas e organizadas para direcionar qualquer tipo de atendimento. “O melhor remédio é ainda a prevenção”, completou a prefeita. 

Cuidados
As principais recomendações para se proteger incluem bons hábitos de higiene como manter as mãos limpas (com água e sabão ou álcool em gel de concentração de pelo menos 60%); cobrir a boca ao tossir e espirrar (com a dobra do cotovelo ou lenços descartáveis); Manter distância de 2 metros de quem estiver tossindo e espirrando; manter ambientes muito bem ventilados. Não  e voltou que  objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência; evitar contato com animais selvagens ou doentes

Sem pânico

          Em vídeo postado no final da tarde de quinta, 12, em uma rede social, a prefeita Simone Marquetto afirmou que “Não tem motivo para pânico”. Ela frisou que todos os protocolos estão sendo seguidos e voltou a dizer que “nós não temos nenhum caso confirmado na cidade; só um caso suspeito monitorado por nossas equipes”.
          Simone Marquetto estava acompanhada de profissionais da área de saúde que ressaltaram as medidas tomadas e que o plano de contingência do município foi elaborado já há um mês, com procedimentos que devem ser adotados pelas equipes dos postos de saúde, que foram treinadas para avaliar e “direcionar o atendimento” quando houver casos suspeitos. A partir de agora, todos os casos suspeitos de coronavírus deverão passar pela Vigilância Epidemiológica do município.

Suspensão
          Na tarde de sexta-feira, 13, A Secretaria de Educação do município divulgou comunicado suspendendo temporariamente a Semana de Educação Inclusiva. Também foram suspensas “as atividades do Projeto 40+, que são realizadas às segundas, quartas e sextas no Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva” e também o Projeto 40+ e Dança de Salão que ocorrem na Casa do Adolescente, no Jardim Shangrilá. A suspensão é uma medida preventiva ao Coronavírus, para evitar aglomerações de pessoas”.

Região
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na segunda-feira um balanço de casos suspeitos de coronavírus na região de Itapetininga. A informação é do portal G1.
Ao todo, Itararé contabiliza dois casos suspeitos da doença e Tietê um caso suspeito. Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Fonte: G1