segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A humanidade já está condenada?

Missa na cidade de Newtown, onde ocorreu o massacre
O mundo assiste chocado a mais um massacre nos Estados Unidos. Desta vez, as vítimas foram crianças com idades menores do que dez anos! Não há uma explicação para tal ato de barbárie.
            O ser humano, o autointitulado suprassumo da criação, conseguiu de novo! Não bastasse matarem-se uns aos outros em guerras, brigas, conflitos, jogos de futebol, agora o homem mata seus próprios filhos. E uma espécie que, de maneira metódica e sistemática, assassina seus descendentes, é uma espécie condenada à extinção. Nem é preciso um cataclisma, como o choque de um meteoro gigante com a Terra, para que isso aconteça. O homem se encarregará disso, em um processo lento, doloroso e eficaz.
            Se você está entre os que acreditam que o mundo acabará em 2012, olhe a sua volta! Há muito o planeta vem se deteriorando, esgotando sua capacidade de repor os recursos que, de forma irresponsável e predatória, a humanidade vem extraindo de suas entranhas. Uma dia, a natureza cobrará a conta!
            E falando em predadores, o homem é o único animal que caça e mata seu semelhante, seja por prazer, por vingança, algum tipo de compulsão ou por dinheiro (este último, o motivo mais comum). Os cientistas sabem que o leão, por exemplo, mata os filhotes machos de outro leão, quando assume o lugar deste na hierarquia do bando. Mas isto só ocorre por o novo líder quer assegurar que as leoas entrem no cio para que ele possa gerar a sua própria descendência; com a morte dos filhotes do antigo líder, isso acontece mais rapidamente. Mas o leão age por instinto; não há prazer ou fúria descontrolada em suas ações, tanto que algumas leoas conseguem salvar os seus leõezinhos levando-os para longe do bando. Um assassino em série, por outro lado, persegue e mata um determinado tipo de “alvo”. Ele não consegue parar até ser detido ou morto.
Memorial em homenagem as vítimas
            Mas o que leva um rapaz, aparentemente normal, a pegar três armas, matar a mãe, invadir uma escola primária e matar crianças? E por que ações deste tipo estão cada vez mais frequentes nos Estados Unidos? Seria a sociedade americana vítima de seus próprios integrantes, pressionados por uma cultura extremamente competitiva e belicista? Que cultua a guerra e heróis como Rambo?
            Mega potencia mundial, os Estados Unidos estão cada vez mais ameaçados em sua liderança, principalmente pela China. Não resta dúvida de um dia os americamos sairão do primeiro lugar do cenário mundial. Isto ocorre com todo império. E assim como todo império, o gasto militar dos americanos é enorme, já que um dos pilares de sua sustentação é exatamente seu poderio bélico, que inclui investimentos em tecnologia e armas de última geração, e tropas super treinadas, verdadeiros soldados de elite.
            Muito há de se debater sobre a questão da facilidade que o povo americano tem em adquirir armas, amparados por um direito garantido em sua constituição. Mas esse direito está atrelado à uma época diferente, quando a nação estava se estruturando e ainda não havia o aparato policial que o país possui hoje. Pode parecer incrível, mas os EUA já foram uma nação pobre, seus habitantes se organizaram em milícias para combater o exército britânico, que depois se estruturaram para fazer o papel de polícia. Citizen On Patrol (COP), ou cidadãos em patrulha, assim eram conhecidos os homens que faziam esse serviço. O tempo passou mas o nome ficou e hoje, COP é sinônimo de polícia nos Estados Unidos. Alguém já viu a Série Cops?
            Mas o mais importante nesse momento, além de prantear as vítimas deste horrível episódio, talvez seja os americanos repensarem seus valores, seu american way of life. Talvez seja o momento de mais diálogo, mais tolerância e menos paranoia, menos pressão para ser sempre o melhor.
            Alíás, o mesmo vale para todos nós, pois todos vivemos sob algum tipo de pressão hoje em dia. E se o Brasil ainda não registrou casos como o tiroteio de Newtown, tendo crianças como vítimas, já houve pelo menos um episódio de tiroteio em escola, atingindo adolescentes, no Rio de Janeiro. Aqui, o que ocorre é a guerra não declarada entre o Estado e uma fação criminosa que domina os presídios paulistas. De qualquer modo, sempre há vítimas inocentes! Se começarmos a matar crianças, então estamos realmente condenados.
 
Texto: Marco Antonio
Fotos: 1) AFP; 2) Mike Segar/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário