Produto não deve ser
usado para polimento
Existem vários tipos de cera no mercado |
Quer deixar
seu carro com cara de novo sem gastar muito? Um bom trato na pintura, para
deixar tudo nos trinques, contribui
para seu carro ficar mais bonito e valorizado. E você não precisa investir
muito; basta usar o produto certo, aplicado da maneira correta e pronto! Seu carango vai parecer novo e folha. Mas é
preciso cuidado. Uma aplicação de cera protege a pintura, mas não remove riscos
e pode até realçar manchas na pintura, segundo profissionais. Por isso é
importante escolher a cera adequada.
Existem três
grupos básicos de ceras automotivas no mercado: ceras em pasta (bem pastosa,
usa aplicador em microfibra ou espuma), líquidas (na maioria dos casos podem
ser aplicadas diretamente na lataria do veículo, com acabamento com microfibra,
sem necessidade de esperar que elas sequem) e ceras levemente cremosas que
podem ser aplicadas tanto à máquina quanto manualmente, usando aplicador de
microfibra para espalhar a cera na peça depois que secar um pouco.
Profissionais
da área automotiva, entretanto, fazer ressalvas. A cera não faz polimento,
algumas tem grau abrasivo baixo com a função de eventualmente remover manchas
na pintura – mas é importante saber que pela carga de solvente remove pouca
coisa – limpando a superfície e deixando mais brilhante. Cera é proteção,
aplicada com máquina ou não; o uso incorreto realça manchas na pintura.
Proteção
Para proteger
ainda mais a pintura de seu carro contra a ação de agentes externos, como fezes
de pássaros, seiva de árvores ou mesmo uma lavagem mal feita, situações para as
quais não há garantia, o proprietário do veículo pode optar pela vitrificação,
um procedimento que dura mais e é mais resistente do que a cristalização (com o
uso de selante sintético) ou a aplicação de cera. Vale lembrar novamente que
este processo não é polimento, que serve para diminuir o desgaste do verniz da
pintura do carro e eliminar riscos. E nem pensar em ir à uma concessionária
para solicitar pintura nova, no caso de danos causados por agentes externos,
pensando que está na garantia. A garantia só abrange defeito de fabricação. E
isto é difícil de ocorrer na pintura, que passa por minucioso exame antes do
veículo deixar a fábrica.
Etapas
A vitrificação possui vária
etapas. A primeira é a descontaminação da pintura com uma barra de argila que
tira a sujeira dos poros da pintura; em seguida vem o polimento para eliminar
as imperfeiçoes do verniz. Finalmente, após estas duas etapas, passa-se
efetivamente à proteção de pintura, um processo que pode levar até dois dias de
trabalho em uma oficina e custa em torno de R$ 1,5 mil em média, mas fecha os
poros da pintura de tal maneira que a sujeira não gruda e seu carro fica sempre
bem na foto, inclusive valorizando na venda. Mas cuidado: todo este trabalho
perde a garantia se você usar produtos abrasivos ou se sofrer danos em lava
rápidos. Por isto muita atenção onde você manda lavar o carro.
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