quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Itapetininga diz adeus às sacolas plásticas

Reunião na ACIAI abordou o fim das sacolas
No próximo mês de setembro, entra em vigor em Itapetininga lei aprovada pela Câmara local que proíbe a distribuição de sacolas plásticas no município. A lei prevê uma seqüência de penalidades para aqueles que a descumprirem, que vão desde multas no valor de até 10 UFMs, até a interdição do estabelecimento e cassação do alvará de localização e funcionamento de atividades. Com essa nova lei, que ensejará o início da fiscalização após o prazo concedido para as adaptações, deixarão de ser lançados no meio ambiente aproximadamente 12 toneladas de sacolas plásticas por ano. Vale ressaltar que o plástico entope as galerias e esgotos, contribuindo para ocorrência de enchentes. Nas áreas rurais agride a natureza, prejudica a flora e termina muitas vezes sendo ingerido por animais da fauna, com conseqüências fatais. O prazo para o fim da distribuição das sacolas plásticas no comércio é 21 de setembro (Dia da Árvore), mas um acordo entre a Associação Comercial local, a Prefeitura e o Legislativo estendeu o prazo até 31 de dezembro.
            Os vereadores itapetininganos ressaltam ainda que a proibição da distribuição das sacolas plásticas pode gerar renda para muita gente através da confecção de cestas reutilizáveis. Entre os benefícios apontados com a entrada em vigor da nova lei, está o aumento da vida útil do aterro sanitário municipal.

Campanha
            “A Associação Comercial está aglutinando idéias e conversando com a Prefeitura e a Câmara, visando divulgar a lei. Além disso, estamos trabalhando junto aos nossos associados, visando a elaboração de uma campanha para esclarecer a população que o uso da sacolinha é um mal que tem de acabar”, afirmou Fábio Ravacci, presidente da entidade.
            Ele informou ainda que, após entendimento com a administração municipal, as empresas que ainda tiveram estoque de sacolas plásticas após o dia 21 de setembro serão notificadas e terão até o final de dezembro para dar um fim no estoque, adotando as sacolas retornáveis ou de papel.
            Ravacci disse também que há “muitas dúvidas” sobre a questão e por esta razão, a associação fará uma campanha educativa para esclarecer empresários, comerciantes e a população em geral.
            Autor do projeto, o vereador Fuad Isaac disse, durante encontro com comerciantes no final de junho, que a campanha deve ter como foco primeiro as escolas. “Poderá ser feito ainda um trabalho com a colocação de outdoors dizendo que faltam tantos dias para o fim do uso da sacola plástica. Dessa forma, o parto não será tão doloroso”.

Texto e foto: Marco Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário