segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cão idoso precisa de cuidados especiais


Adonis, cão da raça weimaraner, que já está
com 13 anos
Possuir um cão idoso requer cuidados especiais por parte do dono. Afinal, o melhor amigo do homem merece atenção e carinho em sua velhice, assim como todo ser vivo. Dentes, articulações e o controle de peso são pontos importantes a serem observados, além, é claro, da observação atenta quanto ao surgimento de verrugas e machucados na pele.Cães de raças grandes se desenvolvem muito rapidamente. Em pouco tempo, estão grandes e fortes. Por isto, ao contrário das raças pequenas, possuem menos anos de vida, para tristeza dos donos. Um rottweiler ou um dogue alemão, poexemplo, dificilmente passam dos 11 anos.


Com o passar do tempo, o animal vai diminuindo seu ritmo de atividade, o cão idoso dorme mais. É aí que podem surgir problemas como o excesso de peso devido à inatividade, o que pode provocar também o surgimento de calos. Por isso, é importante que o dono continue a levar o cão a passear, para que ele faça alguma atividade física. É importante ressaltar que os limites do animal devem ser observados. Evite forçar o bicho mais do que ele agüenta, principalmente nos passeios em dias quentes.

          Outro fator a ser observado é a alimentação do animal. Como fica mais tempo parado, o cão idoso tem tendência a engordar. Por esta razão, os veterinários recomendam o uso de ração light, que contribui para manter o bicho dentro do peso ideal.

          Manter o cachorro dentro do peso certo evita o surgimento da obesidade e problemas na coluna do animal, por exemplo.

          Para o médico veterinário Raoni Canal, do Grupo Polivet-Itapetininga, “da mesma forma que o humano, o cão pode ficar um pouco mais ranzinza. Ele perde a boa vontade que tinha enquanto filhote; os processos de degeneração relacionados à idade, como artrites, dificuldade de audição e visão, podem influenciar seu humor, da mesma maneira com que um senhor de idade não gosta de escutar as mesmas músicas de seu neto”.

          Canal informa ainda que, no caso de acasalamento, o proprietário do cão idoso deve leva-lo a um veterinário, para avaliação da saúde do bicho. “Para determinarmos a idade para uma cadela estar gestante, podemos utilizar o mesmo parâmetro que para uma mulher. Vários fatores influenciam, como o estado de saúde, tamanho, condicionamento físico. Independente da idade da cachorrinha, o recomendado é que, antes do acasalamento, ela seja levada a um médico veterinário, para um check-up e para os exames pré-natais”, finalizou.

Dentes

          Os cães possuem dentes muito fortes. Ainda assim, com o passar dos anos e a falta de uma manutenção (limpeza), o animal pode ter problemas como infecções e ter de extrair um dente ou mais.

          A recomendação é que você procure um profissional qualificado para fazer uma avaliação dos dentes do seu cachorro e proceder a uma limpeza completa e, se for o caso, extração.

          Tratar bem de seu animal de estimação quando ele está em idade avançada é um ato de amor do dono. Infelizmente, muitas pessoas pensam em se livrar do bicho justamente quando ele mais precisa de ajuda e carinho. O animal idoso precisa de atenção e amor, além de cuidados especiais. Talvez ele não possa mais pular ou se mover com tanta agilidade ou rapidez como quando era jovem. Mas certamente seu amor pelo dono continua o mesmo. Se você tem um cão em idade avançada e acha que o mesmo está dando muito trabalho, lembre-se quanta alegria ele já lhe deu, antes de tomar qualquer decisão sobre o destino do animal.

Texto: Marco Antonio
Foto: Mike Adas

Nenhum comentário:

Postar um comentário