domingo, 6 de janeiro de 2013

Saiba alguns cuidados para evitar o roubo do seu carro ou moto

O Gol é o carro mais visado pelos bandidos
Ter um carro, seja ele novo ou usado, é o sonho de muita gente. Mas é preciso ter cuidado, pois os ladrões também estão atuando intensamente, de olho em presas fáceis. E não pensem vocês que apenas os carros novos são alvo das ações dos amigos do alheio. Segundo empresas de seguro, o bom e velho Fusca está entre os mais visados. Somente este ano (até novembro) quase cinco mil deles foram roubados. Parece muito, mas é bem menos do que o Gol, que teve quase 40 mil exemplares levados pelos bandidos.
            Muitos desses automóveis são usados em ações criminosas, como assaltos, outra parte é desmontada para ser vendida em partes e outro tanto é negociado novamente, com documentos falsos.
            Esta matéria traz algumas dicas para você dificultar a ação dos bandidos e assim evitar que seu carro entre para as estatísticas. Uma das primeiras coisas que o proprietário deve observar é cuidado com a chave do carro. Nunca a deixe no interior do veículo; também nunca a deixe na ignição e nem saia do carro com o motor ligado, mesmo que seja só por alguns segundos. Pode ser a oportunidade que o ladrão está esperando para agir.
            Ao estacionar, prefira locais bem iluminados e com passagem constante de pessoas. Depois de estacionar feche todas as portas e vidros. Esqueça o estacionamento na rua se tiver garagem. Não deixe objetos de valor á vista.

Números e Documentos
Uma das formas de prevenir o roubo é gravar por exemplo o numero da matrícula nos vidros e noutras partes principais do veículo, desta forma o ladrão sabe que este é um automóvel difícil de negociar com documentos falsos ou para venda ás peças. Nunca deixe os documentos referentes ao seu carro no interior.
Faça fotocópias dos documentos do veículo.
 
Sistemas de Segurança
Algumas medidas podem ser tomadas para dificultar ainda mais a ação dos bandidos. Uma delas é o corte de ignição, de custo relativamente barato. Instale e esconda o botão para que não seja fácil descobrir.
A tranca – também conhecida como trava de direção – é outro equipamento que vai dar trabalho e se o carro for assaltado o ladrão saberá que vai demorar bastante tempo para conseguir levar o automóvel. Você também pode optar por bloqueadores da alavanca do câmbio e das rodas.
Mas, com o avanço da tecnologia, você pode rastrear seu carro via satélite, serviço disponibilizado por algumas companhias de seguro; o sistema pode seguir o carro em tempo real. Um serviço que ficará ainda mais fácil a partir de janeiro, com a identificação automática de veículos.
 
Os mais visados
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNseg) elaborou o ranking das motos e carros mais roubados no país em 2012 (até novembro). Para estabelecer o ranking, a entidade se baseia no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo as seguradoras, foram registrados, no total, 73.128 casos envolvendo motos nos primeiros 11 meses do ano. O número mais atualizado da frota brasileira, segundo o Denatran, é de setembro, quando circulavam 16.598.024 motocicletas registradas. A ordem da lista das mais roubadas leva em conta apenas o número de casos, sem considerar a frota de cada veículo para gerar um ranqueamento proporcional. Assim, a Honda CG 125 e a CG 150, duas das motocicletas mais vendidas no Brasil, aparecem sempre no topo.
A Honda domina a lista das dez mais (veja abaixo) porque é a marca que domina o mercado -de acordo com números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave, 79,6% das motos vendidas de janeiro a novembro são dela.

DEZ MOTOS MAIS ROUBADAS NO BRASIL*

Modelo

número de casos

Honda CG 125

20.875

Honda CG 150

11.513

Honda CBX

6.277

Honda NXR 150

5.000

Honda C100

4.639

Honda Biz


4.014

Yamaha YBR

3.881

Yamaha Fazer

2.332

Honda XR

1.833

Honda NX-4

1.793

* de janeiro a novembro
 
Carros
Nos primeiros 11 meses do ano foram contabilizados 233.159 casos, segundo as seguradoras. O total é inferior ao do mesmo período de 2011, quando foram registrados 237.546 roubos ou furtos pelo Denatran. O número mais atualizado da frota brasileira, de acordo com o Denatran, é de setembro passado, quando 41.931.596 automóveis estavam registrados.
A lista dos mais roubados leva em conta apenas o número de casos, sem considerar a frota de cada veículo para gerar um ranqueamento proporcional. Assim, o Volkswagen Gol, carro mais vendido no Brasil por quase 26 anos seguidos, aparece sempre no topo. De janeiro a novembro, quase 17% dos casos registrados pelo Denatran envolvem o modelo, aponta a confederação. Não são detalhados os anos e as versões mais visadas dos carros.

CARROS MAIS ROUBADOS EM 2012*

Modelo

número de casos

Volkswagen Gol

39.086

Fiat Uno

18.005

Fiat Palio

13.448

Chevrolet Corsa

10.119

Chevrolet Celta

7.221

Ford Fiesta

6.935

Chevrolet Monza

4.849

Volkswagen Parati

4.577

Volkswagen Fusca

4.468

Fiat Siena

3.966

* de janeiro a novembro

Fonte: Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário