segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Reportagem mostra a importância da Amazônia


Maior floresta tropical do mundo é matéria de capa de revista

 

            A edição de Fevereiro da revista Hadar (www.revistahadar.com,br) traz como reportagem de capa a importância da Floresta Amazônica para o Brasil e o mundo e mostra com a redução do desmatamento, registrada em anos passados, contribuiu para minimizar as emissões de gás carbônico na atmosfera.
            Embora o Brasil seja considerado referência na redução do desmatamento, a ação do homem não para e esta atividade voltou a subir, ainda que em ritmo menor, em 2014.
            Não é à toa que a comunidade internacional está preocupada e tenta viabilizar ações para eliminar o desmatamento até 2030, assim como outras medidas de proteção ambiental, como a redução na emissão de CO2 na atmosfera.
Para o engenheiro ambiental e pós graduando em hidráulica e saneamento pela Universidade de São Paulo (USP), Vinícius Mori Válio, “é importante salientar, porém, que apesar da estiagem estar relacionada ao desmatamento na Amazônia, o racionamento ocorreu também devido a falta de obras de engenharia que diminuíssem a dependência da cidade de São Paulo do sistema Cantareira (atualmente o mais afetado pela seca e com possibilidades comprovadas de entrar em colapso em curto prazo), que fornece água para 6 milhões de pessoas. Em 2004, a outorga para captação de água do Cantareira pela Sabesp foi renovada por um período de dez anos pelo DAEE com o compromisso de que a primeira diminuísse essa dependência, o que não ocorreu. Com relação ao desmatamento, ele voltou a crescer, e apesar do discurso oficial do governo que irá diminuir o desmatamento, avaliando a evolução dos índices não há indicações de que este será reduzido em breve”, avalia o engenheiro.
Para ele, “o que está ocorrendo com a Amazônia é o que já aconteceu com o a mata atlântica e com o cerrado. O Brasil tem uma das melhores legislações ambientais do mundo, mas esta não sai do papel. Os órgãos governamentais não têm pessoal suficiente para a fiscalização e também há a vergonhosa corrupção” Leia matéria completa na edição impressa da Revista Hadar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário