domingo, 20 de março de 2016

Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa

Católicos lembram a Paixão de Cristo



          A comunidade católica inicia neste domingo, 20, as comemorações da Semana Santa, que lembra a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo. Logo pela manhã, dezenas de pessoas participaram da Procissão de Ramos e missa, na Capela do Colégio Imaculada Conceição, que ficou completamente lotada. A cerimônia relembra a entrada de Jesus em Jerusalém.
          Logo mais, a partir das 18h30, haverá nova procissão, saindo da avenida Peixoto Gomide (próximo ao Fórum Velho), seguindo para a Matriz Nossa Senhora das Estrelas, onde haverá missa.
          Nesta segunda, terça e quarta-feira, a Matriz das Estrelas terá a seguinte programação: missa às 19 horas, com Via Sacra (na segunda), missa com enfoque penitencial na terça-feira, a partir das 19 horas. Na quarta, está programada missa para às 15 horas; à noite, a partir das 19h30, acontece missa com a Benção dos Santos Óleos, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres.

Lava pés
          Na quinta-feira, às 20 horas, haverá a Missa da Ceia do Senhor, com a cerimônia do Lava pés, que lembra o ato de Jesus Cristo lavar os pés dos apóstolos. Em seguida, acontece a transladação e Adoração do Santíssimo Sacramento, até a meia-noite.
          Na Sexta-feira Santa, as atividades começam logo cedo na Matriz das Estrelas, com adoração do Santíssimo das cinco da manhã até às 13 horas. Depois, a partir das 14 horas, haverá Via Sacra e, às 15 horas, Adoração da Cruz. A partir das 19 horas, acontece a Procissão do Senhor Morto. No Sábado, estão programadas duas Vigílias Pascais: às 18 horas com as irmãs beneditinas (Colégio Imaculada Conceição) e às 20 horas na Matriz das Estrelas.
          No domingo de Pàscoa, às 5h30, acontece a Procissão do Encontro do Senhor Ressuscitado com Nossa Senhora (saindo das comunidades de Santa Terezinha e Nossa Senhora de Lourdes), seguida de missa na Matriz das Estrelas. Durante todo o dia, estão programadas missas em diversos horários e comunidades: 7h30 (Colégio Imaculada); 9 horas (comunidade São José); 11 horas (Matriz das Estrelas); 17 horas (comunidade São Caetano) e 19 horas, na Matriz das Estrelas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário