quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Câncer de próstata: o inimigo que pode ser vencido

 Segundo tipo mais comum entre os homens, pode ser 

curado em até 90% dos casos, se for diagnosticado no começo


 

            Preconceito, falta de informação e de conscientização. Estes são os principais fatores que contribuem para que o câncer de próstata seja fatal. Não é à toa que o Ministério da Saúde criou a campanha Novembro Azul. O objetivo é conscientizar os homens da necessidade de tratar melhor da própria saúde.

            O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. A informação é do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

            Segundo o órgão, somente neste ano de 2020, a estimativa é de 65.840 novos casos no país. Em 2018, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer, 15. 578 homens perderam a vida para este tipo de câncer. Um número de vítimas que poderia ser bem menor, se considerarmos que a chance de cura, quando o diagnóstico é feito no começo, é de 90%.

            Mas o próprio INCA reconhece que 51% dos brasileiros nunca consultou um urologista. Talvez seja por isso que o instituto prevê que um em cada seis brasileiros poderá ser diagnosticado com câncer de próstata. Diante desse quadro, a importância de uma campanha como Novembro Azul fica evidente.

 

Dados Câncer de próstata no Brasil

            Como já foi dito, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, em valores absolutos e considerando ambos os sexos. De acordo com dados do INCA, a taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

 

O que é próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Veja matéria completa na edição deste mes da revista Hadar (www.revistahadar.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário