quinta-feira, 20 de maio de 2021

Padre desmistifica a violência em livro

Edevilson de Godoy aborda o tema pela ótica das vítimas



O padre Edevilson de Godoy (foto), que já esteve à frente da paróquia Nossa Senhora das Estrelas (Itapetininga) e atualmente está como pároco da comunidade da Sagrada Família, na cidade de Tatuí, lança neste dia 21 de maio o livro “O Deus das vítimas”. A obra aborda a Paixão de Cristo sob uma ótica antropológica, na qual “o Deus da Bíblia desmistifica as razões da violência coletiva, assumindo o lado da vítima e condenando a maioria perseguidora”, explica o autor.

Em Itapetininga, o lançamento será no próximo dia 12 de junho, a partir das 10 horas, no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (Casa Kennedy), à rua Prudente de Moraes, 716.

Segundo o religioso, “A obra aborda a Sagrada Escritura desde o método antropológico e literário em que a Bíblia é um longo processo de revelação de Deus e do homem para o próprio homem. O Deus da Bíblia desmistifica as razões da violência coletiva, assumindo o lado da vítima e condenando a maioria perseguidora”, explica o autor.

Padre Edevilson afirma que “este é um fato inédito na história da civilização, por isso uma revolução antropológica”. Segundo o pároco, a Paixão de Cristo é o ponto final do “longo processo bíblico de desmistificação da violência”. O religioso lembra que, ao contrário de seus algozes, “Jesus não percorre o caminho do calvário dominado pelo ódio, mágoas, ressentimentos ou revoltas”.



            A mensagem deste Deus é clara: a entrega é por amor; Jesus não teme seus malfeitores. Ele se sacrifica por amor e esta entrega certamente abala as estruturas do poder e da sociedade da época, mostrando que o amor vence, ao mesmo tempo em que denuncia um sistema que priorizava o sacrifício humano através da violência. Com esta obra, padre Edevilson mostra a opção de Jesus pelo amor e pelas vítimas, que até então não tinham voz.

 

O autor

            O padre Edevilson de Godoy é doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutor em Teologia (também pela PUC-SP) e professor de Teologia Dogmática no Instituto São Paulo de Estudos Superiores e pesquisador nas áreas de cristologia e soteriologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário