quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

“2016 será o ano da redenção do esporte”, afirma secretário

Osmar Jr faz um balanço do esporte em 
Itapetininga em 2015 e revela os projetos para este ano



          Com a transformação do ginásio Mário Carlos (na área central da cidade) em um centro de treinamento, a adequação do ginásio Ayrton Senna às normas das confederações de vôlei e fut-sal e a implantação do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), na área do antigo Centro de Tradição Tropeiro Boiadeiro, em Vila Regina, 2016 “será o ano da redenção do esporte em Itapetininga”, a afirmação é do Secretário de Esportes do município, Osmar Thibes Júnior (foto).
          Em entrevista exclusiva à Marconews, Thibes falou sobre o esporte em 2015, os problemas enfrentados na reforma do Mário Carlos, cuja obras estão paradas desde 2012, a adequação do Ayrton Senna às normas de segurança para receber grandes eventos e parcerias com entidades como a Confederação Brasileira de Vôlei, para trazer grandes eventos para a cidade, além da consolidação de um time de vôlei profissional no município.
          O secretário destacou ainda a preocupação com o lado social do esporte, que inclui a formação de atletas. “Ter um time profissional é muito bom, mas formar atletas aqui seria uma maravilha”, afirma Thibes. Neste contexto, ele lembra a importância da instalação do CIE na cidade.
          “O Centro de Iniciação ao Esporte – CIE – é um projeto do Governo Federal (Ministério dos Esportes) e terá pista de atletismo, espaço para todas as modalidades olímpicas e paraolímpicas, além de uma piscina semiolímpica que inicialmente seria construída no Ginásio Ayrton Senna, mas a pedido do prefeito Hiram deverá ser transferida para o centro”.

Projeto social
          Osmar Júnior ressalta a importância social de um empreendimento como o CIE, que terá entre suas atribuições, de acordo com o secretário, formar atletas que possam se destacar no esporte e com isso ganhar bolsa para treinar “e, quem sabe, um dia, participar de uma olimpíada representando Itapetininga”, disse Thibes. Além do centro, o complexo terá uma academia ao ar livre e um Centro de Referência Em Assistência Social (CRAS). “Aquela e uma área de alta vulnerabilidade social”, afirma o secretário. Segundo ele, o complexo deverá ser concluído até o próximo mês de agosto. O investimento seria de R$ 4,8 milhões, conforme informações da própria secretaria de esporte, em fevereiro de 2015.

Tocha olímpica
          Outro ponto que promete ser destaque no esporte em 2016 na cidade é a passagem da Tocha Olímpica (foto) por Itapetininga, prevista para o dia 16 de julho, um sábado, com percurso de pouco mais de sete quilômetros. A tocha será carregada por pessoas escolhidas pelos patrocinadores oficiais dos Jogos. “Ainda não sabemos quem vai carregar a tocha”, contou Osmar Júnior.

          Segundo a Prefeitura, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estiveram nos dias 22 e 25 de janeiro em Itapetininga, definindo os detalhes da passagem da tocha e visitando os locais por onde a mesma passará. A Comitiva do COB reuniu-se com membros do Comitê Local e da Força Tarefa pautando sobre a percurso  da rota e troca de condutores da tocha , planejamento de segurança e trânsito, celebração do evento com locais para apresentações artísticas, culturais e esportivas, além da definição de um cronograma geral sobre os dois dias que o símbolo olímpico permanecerá na cidade. Itapetininga será uma das 47 cidades no estado de São Paulo a receber a Tocha Olímpica, que pernoitará do dia 16 para dia 17, seguindo para Sorocaba.
“Este evento terá repercussão internacional e mostrará um pouco dos nossos esportistas e da nossa cultura para o mundo”, enfatiza Osmar Júnior.

Time profissional
          Outro projeto com o qual o secretário garante estar comprometido é com a formação de um time profissional de vôlei na cidade. Ele lembra que o Ayrton Senna foi adequando às exigências da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e que a parceria com a entidade deve continuar, bem como com o time de futsal do jogador Falcão, que inclusive já se apresentou no ginásio. “Trabalhamos noite e dia para adequar o ginásio às exigências da CBV e de instituições como a Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) e Confederação Brasileira de Futsal”, revela o secretário.
          Osmar Júnior destaca que Itapetininga “está à disposição” para receber mais jogos da Liga de Futsal, “caso Sorocaba tenha problemas para entregar a obra da arena multiuso em tempo hábil”. Segundo ele, os jogos da liga vão de março a junho deste ano. Em novembro, o secretário quer realizar mais uma edição da Supercopa de vôlei na cidade, um torneio que, segundo ele, atraiu os holofotes sobre o município “e colocou Itapetininga na rota dos grandes eventos de repercussão nacional”.
          O sucesso da Supercopa chamou a atenção de um itapetiningano de sucesso no basquete nacional: José Alves dos Santos Neto, técnico que conquistou vários títulos pelo Flamengo e auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Vôlei. “Há a possibilidade dele trazer o time do Flamengo para jogar aqui e também de nos ajudar a desenvolver um trabalho social de formação de atletas, o que seria uma maravilha”.
          Osmar Júnior lembra que investir em esporte gera a melhoria da qualidade de vida da população, tira as crianças da rua, atrai investimentos e acaba gerando desenvolvimento e progresso para o município.
          “Vamos colocar a cidade em um patamar elevadíssimo e aproveitar este momento no esporte, que muitos não esperavam ou acreditavam”, afirma o secretário, que assumiu a pasta em junho de 2014.  

Projeto da reforma do gináio Mário Carlos

          Ele reconhece que houve problemas com relação à reforma do Mário Carlos."Tivemos alguns percalços; o orçamento da secretaria é enxuto e parte dos recursos foram relocados para as obras de reparos na pnte da rua Pedro Voss”. Mas o secretário garante que estão sendo feitos os levantamentos para abertura de licitação (para concluir a obra) o mais breve possível”, acrescentando que um novo projeto foi elaborado e a manutenção do ginásio poderá ser terceirizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário