sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Esportivos voam a mais de 400 km/h

Hiper-esportivos buscam recordes de velocidade
Bugatti Chiron


          Guarde esses nomes: Bugatti Chiron, Koenigsegg  Agera RS e Hennessey Venom F5. Estes são os três esportivos que disputam o título de carro de produção em série (mesmo que seja uma série limitada e exclusivíssima) mais rápido do mundo. Aqui tudo é no superlativo, desde os cavalos de potência (e põe cavalos nisso), o consumo e, claro, o preço.
Tudo nesses carros foi planejado para elevar ao máximo o prazer de dirigir e alcançar um feito inédito: atingir (e superar) os 500 km/h. Pode parecer sonho ou coisa de ficção científica, mas em breve (muito mais cedo do que maioria dos motoristas imagina) teremos nas ruas e estradas (autoestradas) veículos que atinjam essa mítica velocidade. Para se ter uma ideia do que é isso, basta dizer que existem aviões cuja velocidade de cruzeiro está próxima desse número. Ou seja, se colocarem asas nos carros, eles também poderão voar.

Briga
Koenigsegg Agera

          Esta realmente é uma briga de gigantes. A sueca Koenigsegg afirmou que bateu o recorde de velocidade do Bugatti Veyron 16.4 Super Sport, que atingiu 431 km/h em 2010. Segundo a fabricante sueca, o Agera RS obteve média de 444,6 km/h. O problema aqui é que não há comprovação do feito, apenas a palavra da empresa.
A média de duas arrancadas em direções opostas é uma exigência do livro dos recordes Guinness para o título de carro de produção mais rápido do mundo. No entanto, a Koenigsegg ainda não divulgou imagens do feito e não informou se o Guinness fará a verificação da marca.

Título em aberto


A corrida para ser o mais rápido do mundo promete ser acirrada nos próximos meses. A Bugatti já afirmou que tentará um novo recorde em 2018 com o Chiron, o sucessor do Veyron. A Koenigsegg já mostrou que pode frustrar essa expectativa. Além dos 444 km/h, o Agera RS foi melhor que o Chiron na aceleração de 0 a 400 km/h e retorno ao zero, em 36 segundos, enquanto o esportivo da Bugatti fez em 42 segundos. Vídeos na internet mostram um Chiron atingindo a espantosa marca de 498 km/ no velocímetro digital e 500 no analógico, mas não há confirmação oficial.

Correndo por fora
A norte-americana Hennessey também está na briga, depois que mostrou o Venom F5 (foto), o sucessor do Venom GT, que já desafiou o recorde do Veyron em 2013 e 2014, mas não ficou com o recorde porque não cumpriu a exigência de duas passagens em sentidos opostos. De acordo com a Hennessey, o Venom F5 pode chegar a 484 km/h, com seu motor V8 biturbo, que rende até 1.622 cv de potência.


Veja Matéria completa na edição de Dezembro da revista Hadar

Nenhum comentário:

Postar um comentário