quarta-feira, 13 de junho de 2018

Home office é tendência no mercado


Trabalhar em casa traz benefícios até para o Meio Ambiente

Home office : projeto de Rafael Isaac

Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas optam por trabalhar em casa, uma atividade conhecida como home office. Esta iniciativa pode contribuir para melhorar a qualidade de vida da pessoa, redução de custos operacionais para as empresas (os trabalhadores não precisam se deslocar de casa para a firma) e até para a melhoria do trânsito e da qualidade do ar, já que há menos automóveis nas ruas.
Além disso, quem trabalha em casa ou em outro lugar que não seja o escritório da empresa, tende a relatar maiores níveis de satisfação e são mais propensos a dizer que os seus trabalhos são agradáveis e estimulantes do que aqueles que trabalham nos escritórios, segundo aponta um levantamento feito pela Universidade Cardiff, no País de Gales (Reino Unido).
De um modo geral, o estudo conclui que trabalhar em casa é vantajoso para os empregados e para os empregadores. Numa altura em que se fala tanto do fim dos escritórios, e se estimula o desapego pelo escritório, esta conclusão é benéfica nesta mudança de paradigma de trabalho.
O ambiente é também importante. Acontece que trabalhar sozinho aumenta a produtividade, uma vez que os trabalhadores não são interrompidos ou distraídos com tanta facilidade.

Contras
Contêiner adaptado para escritório

Mas nem tudo são rosas. Se a felicidade é a grande vantagem, o fato de ser mais difícil desligar do trabalho é o grande contra.
Segundo o estudo, 39% dos trabalhadores remotos dizem que trabalham fora do horário normal de trabalho e apenas 24% dos que trabalham no escritório dizem o mesmo. Isto faz com que tenham mais dificuldade em desligar do trabalho. E, neste caso, a diferença aumenta de 44% para 36%. Ou seja, quase metade dos profissionais que trabalham em casa dizem que não conseguem se desligar do trabalho.
Os responsáveis pelo estudo indicam que é fundamental haver uma separação do local onde se trabalha do que é usado para lazer. Às vezes, uma mesma mesa serve para trabalhar e para comer. O conselho é que, quando vai servir de mesa de refeições, não haja qualquer sinal de trabalho. Mas o que a pessoa deve considerar ao planejar montar um escritório em casa?
O Marconews conversou com o engenheiro civil Rafael Ragazzi Isaac (foto) para saber os cuidados que o interessado deve adotar para curtir ao máximo o seu home office.

“O acompanhamento técnico de um profissional habilitado para orientar a pessoa, a meu ver, seria um importante ponto de partida, após o que o interessado deve levar em conta o quanto ele tem de dinheiro disponível em seu orçamento para começar a obra e ir até o final. Também avaliar o impacto do home office na rotina da sua casa e família”
Para Rafael, “sem dúvida alguma o trânsito é um fator que diariamente consome o tempo de vida das pessoas, sua saúde e produtividade, sendo assim os home offices tem uma relação positiva com essa questão de melhora no impacto ambiental”.
          Quanto ao orçamento da obra, ele afirma que “a pessoa pode otimizar seus gastos tendo orientações corretas tanto na construção de um ambiente de home office, como na reforma e montagem do mobiliário. Ela deve se atentar em formar um ambiente que atenda adequadamente a sua demanda de atividades e de clientes, não sendo um ambiente excessivamente grande ou pequeno fisicamente bem como em sua infraestrutura operacional interna, ou seja, deve ser modelado para suas necessidades. Um profissional especializado como um engenheiro civil ou arquiteto é importante nesses sentidos acima descritos e em outros para orientar e trabalhar em conjunto para que todo o projeto seja bem realizado. O home office tem sido uma realidade crescente nas famílias e empreendimentos pois hoje, devido à internet, a telefonia e outros meios de comunicação e tecnologia, você pode trabalhar em casa fazendo reuniões por vídeo conferência com seus clientes e, dependendo do seu ramo, produzindo o que precisa em casa. É possível montar um escritório ecologicamente correto e sustentável em casa, podendo-se utilizar de selos de qualificação ambiental ou de maneira mais simples. Por exemplo: pode-se montar um sistema que capte água pluvial e armazene para reutiliza-la em jardinagem, pode-se utilizar materiais recicláveis e ambientalmente mais corretos”, finaliza Rafael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário