sexta-feira, 20 de julho de 2018

Saiba evitar o acesso ao código da chave do seu carro

Método simples evita que ladrões copiem o código das chaves automáticas



          Abrir o carro à distância, com apenas um clique na chave, é uma coisa tão comum quanto elegante nos dias de hoje. Mas este conforto oferecido aos proprietários traz um risco quer pode fazer com que ladrões roubem seu automóvel sem fazer muito esforço.
          Segundo o portal G1, da TV Globo, o problema existe porque as chaves automáticas dos carros modernos estão constantemente emitindo sinais para eles. Nessa situação, ladrões podem comprar chaves "virgens" e usá-las para replicar o código de acesso de um determinado veículo.

Como evitar que isso aconteça?
A forma mais fácil de precaução contra isso é embrulhar as chaves em papel alumínio. Este método simples pode fazer com que os mais distraídos queiram levar as chaves ao forno para gratinar, mas não façam isso!!! Brincadeiras à parte, o papel alumínio bloqueia a emissão dos sinais, impedindo que os bandidos repliquem o código do veículo. A função do papel alumínio é criar uma célula para evitar que as ondas eletromagnéticas sejam registradas por outra pessoa.
Outra opção é comprar pela internet uma "bolsa de Faraday", que tem a mesma função de isolamento do alumínio e serve como um escudo contra a transferência de informações que poderiam ser usadas no roubo do carro.

Ataques ocorrem cada vez mais
Para muitos, pode parecer antiquado, no século XXI, usar papel alumínio para proteger algo tão tecnológico. Mas este método tem se mostrado eficiente e necessário, como apontam especialistas, pois este tipo de crime está cada dia mais comum. Os dispositivos necessários para este golpe são facilmente encontrados na internet e há até vídeos mostrando como usá-los.
Um problema desta dimensão não passaria desapercebido pela indústria automotiva, que busca maneiras de impedir que terceiros consigam replicar a comunicação entre uma chave e um veículo.

Alertas
Segundo o G1, este tipo de crime não acontece apenas com carros e precauções têm sido tomadas de olho nisso. Algumas pessoas, por exemplo, tomam o cuidado de proteger seus cartões de crédito em carteiras "isolantes".
Além disso, instituições governamentais dos Estados Unidos, por exemplo, entregam determinados documentos a seus usuários dentro de invólucros especiais para evitar a transferência e o roubo de dados, como é o caso do Green Card ou Cartão de Residente Permanente - o visto permanente de imigração concedido pelas autoridades do país. No caso dos carros, os roubos podem ser cometidos com bastante facilidade.
"Você chega a uma casa que tem um carro estacionado na frente, detecta uma chave a dez passos dele, dentro de uma sala, e consegue desbloqueá-lo. Enquanto as ferramentas estiverem disponíveis, o cenário para esses roubos me parece cada vez mais provável ", disse ao jornal USA Today o diretor do Centro de Segurança de Sistemas de Computadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, Clifford Neuman.
Quando leu pela primeira vez sobre o risco de seu carro ser roubado desse jeito, ele começou a guardar suas chaves à noite dentro de uma lata de café vazia. Os especialistas continuam recomendando que, até as empresas fabricantes encontrarem uma solução para o problema, é preferível usar o papel alumínio antes de deixar as chaves onde provavelmente elas estão guardadas agora: no bolso de uma calça, dentro da bolsa ou sobre uma mesa.

Fonte: Site G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário