sábado, 21 de janeiro de 2012

Missa com Dom Gorgônio encerra Cerco de Jericó

Uma missa solene celebrada pelo bispo diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto (foto), a partir das 15 horas deste domingo, na Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, no centro, marca o encerramento da edição 2012 do Cerco de Jericó, tradicional encontro religioso que acontece há 15 anos em Itapetininga e é marcado por um grande volume de orações e pedidos. A previsão é de que 20 mil pessoas tenham passado pela Igreja de Nossa Senhora das Estrelas, sede do encontro, desde o domingo passado. Neste sábado, além da Missa dos Enfermos, realizada às 15 horas, está programada uma missa solene às 19h30.
Fiéis participam do cerco
O Cerco é um costume que surgiu em 1979 na Polônia, com o Papa João Paulo II, rezando o terço rosário com o Santíssimo Sacramento exposto. O evento é realizado em janeiro, época para fazer pedidos, orações e alcançar graças.
O encontro tem o nome de Cerco de Jericó em alusão à passagem bíblica envolvendo a cidade do mesmo nome e que teria sido prometida aos escravos libertados do Egito por Moisés, segundo a Bíblia. Os escravos demoraram 40 anos para achar a cidade. Quando chegaram, havia uma fortaleza. Os soldados que acompanhavam os peregrinos rezaram por seis dias e sete noites em volta da muralha. No sétimo dia, ao tocar das trombetas, as muralhas caíram.

Texto: Marco Antonio
Fotos: Arquivo/Mike Adas

Nenhum comentário:

Postar um comentário