quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Região sedia simpósio sobre sono

Discutir os distúrbios relacionados ao sono, suas conseqüências na vida das pessoas e possíveis tratamentos. Estes são alguns dos temas a serem abordados durante o 1º Simpósio Multidisciplinar Sobre o Sono da Região Sudoeste Paulista. O evento, voltado para médicos, fisioterapeutas, odontólogos e outros profissionais da área de saúde, acontece nos dias 1 e 2 de março, no pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), em Itapetininga.
            A abertura oficial está marcada para as 19h30 horas do dia primeiro, seguida de palestra, às 20 horas, sobre Sonolência e Acidentes de Trabalho e Trabalhadores de Turno, ministrada pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Sonolência e Acidentes (CEMSA). O evento é voltado para médicos do trabalho, gerentes de empresas e profissionais da saúde e segurança no trabalho. Em seguida, às 21h30, haverá coquetel de confraternização.
            Várias atividades marcam o segundo dia do simpósio, que começa logo às nove horas, com palestra sobre o sono e a odontologia. Durante todo o dia, médicos e outros profissionais de saúde assistirão palestras sobre distúrbios do sono (como ronco e apnéia obstrutiva), tratamentos e o uso de equipamentos e métodos de diagnósticos, incluindo workshops sobre como usar os aparelhos.
            Encerrando a programação de palestras, será abordado o tema sobre distúrbios do sono e doenças cardiovasculares. O evento tem início previsto para às 20 horas; em seguida será servido coquetel de encerramento.

Convidados
            O simpósio terá a presença de duas das mais destacadas autoridades em distúrbios do sono: Lia Bittencourt, professora-doutora e coordenadora médica do Instituto do Sono e professora-adjunta de Medicina e Biologia do Sono da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Também está confirmada a presença do professor-doutor Roberto Nascimento Maciel (Portugal), especialista em disfunções e dores orofaciais.

Riscos à Saúde
            Os distúrbios do sono e sua influencia na vida das pessoas são estudados pela Medicina do Sono. Graças a estes estudos, hoje já se sabe que a apnéia obstrutiva do sono, por exemplo, é diretamente responsável por doenças como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC) e até infarto. Entre os distúrbios mais comuns estão: insônia, ronco e apnéia do sono, bruxismo, narcolepsia, sonambulismo e síndrome das pernas inquietas.
            Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas pelo telefone (15) 3271-2220.

Serviço
1º Simpósio Multidisciplinar Sobre Sono da Região Sudoeste
Dias 1 e 2 de Março de 2012 – abertura oficial dia 1º às 19h30
Local: pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Itapetininga
Avenida Cyro Albuquerque, 4750 – bairro Taboãzinho

Texto: Marco Antonio
Foto: Shuttlestock

Nenhum comentário:

Postar um comentário