sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Antigomobilismo: a paixão por carros antigos


Márcio Medeiros (de camiseta amarela)
apresenta o automóvel Erskine em evento

A paixão por carros antigos, aqueles modelos que marcaram época na vida das pessoas, não é uma situação nova no mercado de automóveis. Mas, nos últimos anos, o segmento ganhou força, atraindo consumidores e serviços especializados, como oficinas de restauração.
            O aumento da procura elevou os preços do automóveis, tornando este hobby uma atividade para poucos, embora muitos apreciem e gostem de ver um carro clássico andando nas ruas.
O segmento ganhou até um nome: antigomobilismo e reúne duas vertentes de apaixonados por automóveis antigos. O médico itapetiningano Márcio Medeiros é um desses apaixonados, ele explica que o segmento reúne “os que gostam de preservar a originalidade , mas também aqueles que fazem a restauração total de um veiculo antigo”.
Carro antigo, ou clássico, não é a mesma coisa que carro velho, como frisa o médico: “gosto sempre de diferenciar carros antigos de carros velhos. Fico muito bravo quando me perguntam por que gosto de carros velhos. Deixo bem claro: Eu gosto de carros antigos!! Gosto principalmente daqueles que tem história, que marcaram uma época. Acredito que todos tem alguma historia para contar de algum carro que marcou a própria vida.Adoro ouvir essas histórias”, conta o médico.

Mercado (e preços) em alta
Márcio Medeiros afirma que “até bem pouco tempo atrás, questão de uma década, os carros antigos eram facilmente encontrados a preços bem acessíveis. Devido a grande procura e diminuição da oferta, os preços tem subido vertiginosamente, tornando-se até um negocio rentável para alguns, mas, infelizmente, tornando  esse hobby proibitivo para a maioria. A oferta de oficinas especializadas em restauração também aumentou bastante”. Ele conta ainda que houve um “aumento acentuado dos “Encontros de carros antigos” porem a maioria nada mais é que uma reunião de carros velhos”

Maior do Brasil
“Um encontro de carros antigos que não perco nenhum ano é o Encontro Paulista de Autos Antigos que ocorre normalmente em abril em Águas de Lindóia. Esse encontro reúne mais de 700 veículos antigos (com mais de 30 anos, originais ou restaurados e em bom estado). Atualmente é o maior encontro realizado no Brasil. Gosto também de participar do Encontro do Pick-ups Club que é realizado em outubro em Águas de São Pedro. Participo do movimento desde 1995 quando adquiri meu primeiro antigo que foi um Galaxy Landau. De lá para cá já restaurei e troquei vários carros, sempre melhorando o plantel”, brinca Medeiros.

Coleção
O modelo é raro no Brasil e no mundo
A coleção do médico conta hoje com os seguintes modelos: uma Pick-up Ford F1 1951 em fase de restauração, um Chevrolet Camaro 1974, um Ford Victoria 1955 “e uma jóia rara : um Erskine 1928. Esse carro pertenceu por muitos anos ao senhor Lauri Monteiro e após adquiri-lo fiz uma restauração total”, conta o médico, acrescentando que “essa marca de automóvel só foi produzida até 1930 pois seu fundador, Albert Erskine, se suicidou devido a crise de 1929. Portanto, um exemplar raro no mundo todo”, enfatizs o médico. (Nota da redação: o modelo foi mosrrea por este blog em outubro do ano passado).
Medeiros afirma que os carros que mais gosta “são os Hot rods e Musclecars. Os primeiros são os carros antigos que recebem uma mecânica modernizada, e os Muscle são os “beberrões da década de 60 e 70 com motores V8 e muita potencia”.

Texto: Marco Antonio
Fotos: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário