quarta-feira, 2 de maio de 2012

Os desafios de pedalar nas cidades


Pedalar com os amigos com o objetivo de melhorar o condicionamento físico, emagrecer, ou simplesmente passear e curtir a paisagem. Cada vez mais pessoas estão se unindo em grupos de ciclistas para rodar pelas ruas da cidade e estradas da Região.

Maneco, Cacaio e Elias: Ciclistas se reúnem para o passeio
          Além de melhorar a qualidade de vida dos adeptos deste esporte, o ciclismo contribui para a Saúde do planeta, pois reduz a emissão de gases poluentes. Para muitos esportistas, a tendência é aumentar o número de pessoas que usam as bicicletas como meio de transporte, o que significa uma melhora no tumultuado trânsito das cidades brasileiras. A falta de estrutura nas cidades e desrespeito por parte de alguns motoristas, porém, são apontados como as principais dificuldades enfrentadas pelos ciclistas.

          “O condicionamento físico e a qualidade de vida melhoraram 100%”, garante Elias Souza, que há seis anos pratica o esporte. “É a sensação de liberdade na estrada; o vento batendo no rosto e o desafio” conta o ciclista quarentão, ressaltando que o ciclismo é uma paixão desde os tempos de criança.

          O grupo de Elias pedala pelo menos duas vezes por semana, mais frequentemente nos finais de semana. “A gente faz um alongamento básico (antes de começar o passeio)”, conta Elias. Eles já participaram em duas edições da prova conhecida como Audax, de longa distância e resistência, nas cidades de Florianópolis (SC) e Boituva. “Participamos das etapas de 200 e 300 km”, disse o ciclista.

          Outro integrante do grupo, Manuel (conhecido como Maneco) revela que os participantes já foram até cidades como Cananéia e Iguape. O uso de equipamento de segurança, como capacete e roupas refletivas, é obrigatório.

Perigo

          Apesar de andarem pelas estradas da Região (usando o acostamento) os ciclistas afirmam que o perigo maior está na área urbana das cidades, pela falta de estrutura (ciclovia), mas principalmente pela falta de respeito de alguns motoristas. “Não respeitam nem o ciclista e nem o pedestre”, afirma Maneco.

          “O ideal seria que uma ciclovia acompanhasse os principais corredores de tráfego da cidade”, observa Elias. Para ele, a tendência é de aumentar o uso de bicicletas nas cidades em todo o mundo, “Mas para isso é preciso que o ciclista tenha a segurança de uma ciclovia”.

Mulheres

Meninas da Equipe Dedo de Moça
          Fundada por três amigas em 2011, a equipe Dedo de Moça Ciclismo conta atualmente com 50 integrantes, ou Pimentas, como elas se denominam. E o número continua aumentando, inclusive com a chegada dos homens. O objetivo da equipe é “a melhoria da qualidade de vida, através do ciclismo, promovendo a união, aumentando as amizades e a participação de mulheres no ciclismo”, segundo Lílian Ferreira, uma das fundadoras da equipe, ao lado de Adriana Rodrigues e Bruna Milena.

 Atividades

Entre as atividades exercidas pelo grupo estão: passeios ciclísticos pela cidade com visitação a vários pontos,(praças, comércio que queiram participar dos passeios etc...) em sítios e chácaras da redondeza, em finais de semana e passeios noturnos.

Apesar de participarem de competições e eventos, as meninas têm seu foco voltado para o Cicloturismo e já realizaram viagens longas, indo para cidades do litoral, como Santos e Cananéia. Para divulgar suas atividades, a equipe usa as redes sociais, como o Facebook, Twittere Instagram.


Começo

A semente do que viria a ser a equipe foi plantada lá atrás, no ano de 1992, quando Lílian e Adriana estudaram juntas. O tempo passou e cada uma seguiu seu caminho até que, em 2009, Adriana conheceu Bruna, que comçou a andar de bike para emagrecer; enquanto isso, Lílian procurava companhia feminina para seus passeios. Não demorou para o trio se encontrar em uma rede social. Assim, em março do ano passado as três Pimentas realizaram o primeiro passeio juntas, dando a pedalada inicial na equipe, que já conta até com patrocínio de algumas empresas da cidade.

Texto: Marco Antonio
Fotos: Marco Antonio e Equipe Dedo de Moça

Nenhum comentário:

Postar um comentário