quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Produção de uvas finas vive bom momento

Conhecida como a Capital da Uva Itália, a cidade de São Miguel Arcanjo espera um aumento de 20% na produção de uvas finas, o que deve dar entre 25 a 30 toneladas por hectare. Ao todo, existem 600 propriedades ligadas à produção de uva no município (1,5 mil produtores) e o bom momento da viticultura gera emprego e renda para o município, que está no pico da colheita. O preço do quilo da uva de mesa pode chegar a R$ 2,30.
            A importância da uva para São Miguel Arcanjo poderá ser vista de perto durante a 30ª edição da Festa da Uva, que começa no próximo dia 28 e vai até três de março, no recinto Massuto Fujiwara. A entrada é franca. São esperados em torno de 120 mil visitantes. A festa hoje é terceirizada.
            Durante o evento, que atrai pessoas de todo o Estado, o município mostra a força de sua produção rural, que tem como carro chefe a produção de uva. A abertura oficial da festa acontece na próxima quinta-feira, dia 28, às 19 horas.
 
História
            A história da Uva Itália em São Miguel Arcanjo começa há mais de meio século, quando o primeiro pé foi plantado no município. Depois de muita dificuldade no início, devido ao pouco conhecimento dos produtores da época em relação ao cultivo da fruta, a produção se firmou e desenvolveu, chegando, na década de 80, a representar metade de toda a comercialização feita na antiga Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo).
            Segundo os organizadores, para que o município ganhasse maior destaque no Estado, e tendo em vista o crescimento da cultura em outras cidades, "um grupo de produtores ligada à antiga CAC (Cooperativa Agrícola de Cotia) propôs a criação da primeira festa da uva do município, em 1984". O grupo também atuou na fundação da Associação dos Viticultores (Aviti), que reúne produtores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário