sábado, 2 de fevereiro de 2013

Quebra da safra americana de soja favorece produtores brasileiros

Área de soja na propriedade de Rogério Barretti
Os problemas enfrentados pela soja nos Estados Unidos, como a quebra na produção devido à seca que afeta diversos estados e o atraso no plantio da safra deste ano, favorecem os produtores brasileiros, que já vislumbram um aumento na área cultivada, de olho no preço da saca de 60 kg do produto, que já está na faixa de R$ 73, segundo agrônomos ouvidos pelo Marconews.
            “Os EUA são nosso maior rival mundial e sua produção impacta diretamente em todo o mercado global. Eles tiveram problemas durante ano de 2012, devido aos problemas de seca enfrentados. Agora, já enfrentam dificuldades em 2013 para iniciar o novo plantio. Devido à longa estiagem o plantio deste ano já está atrasado”, afirma o produtor Rogério Barretti Gouveia. Este ano, ele está iniciando o plantio com 36 hectares (15 alqueires) “na parte da fazenda sob minha administração, mas no total de nossa propriedade temos 200 hectares(80 alqueires) já plantados”.
            Barretti ressalta que, mesmo com as dificuldades, “os EUA tem uma política agrícola muito forte, o que dá uma tranquilidade muito maior ao produtor norte-americano. Eles dificilmente saem perdendo, bem diferente da nossa realidade por aqui”
Boa expectativa
            O atual quadro deixa o produtor otimista: “as expectativas para este ano são muito boas, os preços seguem bem acima da média e em um nível nunca antes atingido. Iniciamos um plantio tardio, o que impacta no resultado final, mas mesmo assim os preços atuais justificam a escolha”, declara Barretti, que mesmo sendo conservador na análise, pois está abrindo uma nova área de cultivo, espera colher 130 sacas/alqueire. “mas temos parceiros com expectativas de produção chegando a 180 sacas/alqueire com segurança”.
            Segundo o produtor, 80% de sua produção conta com contrato de venda firmado. “Temos parte da produção fechada em R$ 54 a saca de 60kg, o restante estará sujeito ao preço de mercado de abril/2013”.
Vantagens e cuidados
            A grande vantagem da soja é a possibilidade de realizar contratos de venda com o valor futuro já firmado, evitando oscilações do mercado que podem impactar negativamente no lucro”, analisa Rogério Barretti. Segundo ele. Apesar de ser uma espécie rústica, a soja “necessita de cuidados durante o plantio e posteriormente no manejo das pulverizações. Na época de plantio, a escolha certa da semente e dos produtos que serão aplicados são fundamentais para uma boa colheita. Este ano temos combatido novos tipos de lagartas que até então não existiam na cultura da soja”, conta o produtor, que pretende iniciar o plantio mais cedo, visando a próxima safra e ampliar a área cultivada em 25% em sua propriedade, situada no distrito de Rechã.
O cultivo de soja vive um momento de expansão em todo o sul de São Paulo, segundo levantamento feito pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA). Em Itapetininga passará dos 10.940 hectares registrados na safra anterior, para 18.470 nesta safra; um crescimento considerável, mas ainda tímido se comparado ao da região de Itapeva, cuja previsão é de que ultrapasse os 100 mil hectares, superando em muito os 84,590 da safra anterior. A soja irrigada também deverá crescer na região, passando dos atuais 5.800ha para 6.700ha.
 
Texto: Marco Antonio
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário