sexta-feira, 19 de abril de 2013

Hoje é Dia do Índio

Neste dia 19 de abril comemora-se o Dia do Índio. Embora importante, a data quase passa sempre em branco, não fosse uma ou outra notícia nos meios de comunicação. Talvez este ano o tema seja mais discutido, face ao recente episódio do Museu do índio, no Rio de Janeiro. Habitado por índios desde 2006, a desocupação do prédio causou tumulto. Existem ainda decisões recentes do Judiciário que beneficiam tribos indígenas. E a questão da demarcação de suas terras e a quem cabe esta prerrogativa também vem sendo discutida.
            Primeiros donos das terras deste continente, os povos indígenas deram importante contribuição para a formação da identidade e da cultura de vários povos, incluindo, claro, nós, brasileiros que vivemos nesta terra tupiniquim. Aliás, tupiniquim é uma palavra de origem indígena e refere-se a uma etnia que vivia na Bahia.
            Incorporar nomes indígenas também não é nenhuma novidade. Basta olhar os nomes de nossas cidades, começando por Tatuí, que significa tatu pequeno em tupi guarani, Itapetininga (caminho de pedra seca) e tantos outros.
            Na culinária, temos a mandioca, apresentada aos colonizadores pelos índios, assim como também uma infinidade de plantas medicinais. Afinal, não é sem motivo que a grande biodiversidade do nosso país é cobiçada até hoje por estrangeiros.
            A contribuição dos povos nativos não fica restrita ao Brasil. Os incas e os maias foram povos com grande avanço tecnológico. Prova disso é o calendário maia. Embora tenha errado sobre o fim do mundo, ele reflete um trabalho minucioso de observação do espaço, feito há centenas de anos. Também os incas mostram seu potencial, ao construir cidades como Machu Picchu, utilizando pedras que pesam toneladas e cortadas precisamente. Coisa que mesmo com a tecnologia de hoje é difícil. Na América do Norte, os nativos apresentaram ao homem branco o milho, fonte natural de energia com a qual eles alimentavam seus cavalos. Hoje, o milho é o grão mais plantado do mundo. Para saber mais um pouco sobre os povos nativos brasileiros veja a edição deste mês da revista Hadar (www.revistahadar.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário