domingo, 24 de março de 2013

Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa


A comunidade católica de Itapetininga inicia neste Domingo de Ramos as comemorações da Semana Santa, que lembra a Paixão e Morte de Jesus Cristo, assim como a sua Ressureição no próximo domingo, quando é comemorada a Páscoa.
As comemorações começaram logo cedo, às 7h30, com missa e procissão de ramos, celebrada pelo padre Lorival de Oliveira Pedro na capela do Instituto Imaculada Conceição.
Logo mais, a partir das 18h30, haverá benão de ramos e procissão, sainda da praça Peixoto Gomide (em frente ao Fórum Velho) e seguindo até a Matriz de Nossa Senhora das Estrelas, onde haverá missa.
Nesta segunda, haverá missa e via-sacra nas ruas do entorno da Matriz, a partir das 19 horas. Na terça-feira, haverá missa e celebração penitencial, a partir das 19 horas, também na Matriz de Nossa Senhora das Estrelas.
Na quarta, a partir das 19h30, na Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, haverá a Missa dos Santos Óleos.
 
Tríduo Pascal
Na Quinta-Feira Santa, dia 28, acontece a Santa Missa da Ceia do Senhor, com a cerimônia do Lava-pés, a partir das 20 horas, na Matriz das Estrelas, com transladação do Santíssimo Sacramento ao Salão Paroquial, onde haverá adoração até a meia-noite, com a participação de integrantes de movimentos religiosos e a população em geral.
Na Sexta-Feira Santa, dia de jejum, continua a adoração ao Santíssimo Sacramento, a partir das cinco da manhã e até as 14 horas. Depois haverá via-sacra e leitura da Paixão e Morte de Jesus Cristo, com adoração da Santa Cruz e Comunhão, as 15 horas.
À noite, a partir das 19 horas, haverá a Procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade. no Sábado Santo, dia 30, acontece a Vigília Pascal, às 20 horas, na Matriz das Estrelas, com a participação de toda a comunidade.
As comemorações da páscoa começam cedo no domingo, dia da Ressureição do Senhor. háverá missa na Matriz das Estrelas às cinco horas, seguida de café da manhã especial de páscoa, que será servido no salão paroquial. A programação inclui missas durante todo o dia, incluindo o Instituto Imaculada Conceição (7h30), comunidade São José (9 horas), Igreja Matriz de Nossa Senhora das Estrelas (11 horas e 19 horas) e comunidade São Caetano (17 horas). Também haverá um batismo, na Matriz das Estrelas, as nove horas.
 
Doação
A Matriz das Estrelas está recebendo a doação de ovos de páscoa (unidade de 100 g) que serão entregues à famílias assistidas pela comunidade. Quem quiser colaborar pode deixar sua doação na secretaria da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário