sábado, 16 de novembro de 2013

Campanha quer estimular consciência no trânsito


Evento começa neste domingo, com exposição itinerante

 
            Com o problema de alertar e discutir a questão da falta de consciência no trânsito, a campanha Atitude que Salva Vidas tem início neste domingo, 17, a partir das oito horas, com exposição itinerante na avenida Peixoto Gomide. A partir de segunda-feira, 18, e até o próximo dia 29 deste mês, haverá palestras na Câmara de Itapetininga, sempre a partir das 19 horas.
            A iniciativa da campanha é da médica e vereadora Maria Lúcia Haidar e conta com o apoio da Câmara local, Policia Militar, Guarda Municipal, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária, a Policia Civil e a CCR SPVias.
 
Temas
            Além da exposição itinerante de painéis que acontece amanhã durante a Feira Livre da avenida Peixoto Gomide, a campanha abordará temas como: álcool e direção; uso do celular enquanto dirige: velocidade acima do permitido: sonolência; veículos sem manutenção; o não respeito aos sinais de trânsito; o não uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; discussões no carro, isso tira a atenção do motorista, entre outros assuntos
 
Palestras
O evento contará com palestras ministradas por autoridades e especialistas em trânsito. No dia 19/11 haverá a palestra da Guarda Municipal de Itapetininga e do SAMU de Itapetininga, com o título “Motociclismo, vida em risco constante”, no dia 26/11 a palestra será dos engenheiros da CCRSPVias Carlos Costa e Luiz Fernando de Donno, sobre “Conscientização e Segurança no Trânsito”, no dia 27/11 haverá o debate aberto ao público “Trânsito, uma questão de Vida” (transmitido pelo canal 99) e o encerramento será no dia 29/11 com a palestra “Bebida Mais Direção, uma combinação Perigosa”, com Manoel Fernandes, da ONG “Não Foi Acidente”.
 
Vítimas
Cartazes colocados na esquina onde
o garoto Matheus Mariotto morreu
O terceiro domingo do mês de novembro foi escolhido em resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) como o dia dedicado à memória das vítimas da violência no trânsito. Em 2013, o dia 17/11 é a data escolhida em homenagem aos nossos entes queridos que perderam suas vidas, bem como, para os que estão vivos porque a imprudência está cada dia maior: No Brasil em 2012, segundo o Observatório Nacional do Trânsito, houve mais de 60 mil mortes no trânsito.
Estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 1,3 milhões de pessoas morrem anualmente no trânsito e que até 2030 esse número suba para 2,4 milhões, sendo que 62% das mortes no trânsito, de acordo com a OMS, concentram-se em 10 países – Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Brasil, Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito.
Recentemente a população de nossa cidade ficou indignada com a trágica morte do jovem Matheus Mariotto, de apenas 14 anos. Para tanto, o evento pretende também tratar deste importante assunto, de forma a alertar a comunidade para que outras famílias de nossa cidade não sejam vítimas desse tipo de acontecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário